Blog do Unasp

Aprenda com as dificuldades: 6 dicas para aumentar a sua resiliência.

Você sabe o que é resiliência? A palavra resiliência possuí diferentes significados para áreas como administração, física e ecologia. Já para a área de psicologia essa palavra significa a capacidade de uma pessoa lidar com os problemas de uma maneira saudável. Vencendo os obstáculos e aprendendo com as pressões cotidianas. 

Todos os dias precisamos lidar com problemas, seja no trabalho, escola e vida pessoal. Não dá para fugir. Viver se resume basicamente a lidar com as dificuldades. Alguns problemas podem parecer maiores e mais complicados do que outros, alguns dá para levar mais de boa e outros parecem que nos sufocam por dentro. E toda vez que surge um problemão para resolver parece que a vida fica ainda mais difícil de lidar. Não é? E é justamente nesses momentos que entra a resiliência!

A resiliência não é um super poder, mas bem que parece, ela é a capacidade de uma pessoa de adaptar-se às mudanças e situações adversas – superar obstáculos, resistir à pressão, dar um novo significado aos eventos traumáticos, etc – sem entrar em parafuso, evitando surtos psicológicos, emocionais e até físicos. Basicamente a resiliência é olhar para um problema e dizer: “vou passar por cima desse problema e não importa se me ferir, vou sarar e sair dessa situação inteiro(a)“.

Porém, a resiliência não é algo que nasce com a gente, precisamos desenvolve-la. Construir nossas forças dia a dia. Mas como? Veja essas 8 dicas bem práticas que vão te ajudar a começar:

[vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando deste post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!”]

1. Desenvolva relações interpessoais.

Ninguém consegue ser feliz sozinho. Por mais anti social que algumas pessoas sejam, todos nós precisamos de um amigo para contar. Alguns precisam de mais pessoas ao redor do que outras, mas o que importa não é a quantidade e sim a qualidade. Para enfrentar os problemas da vida com mais força e ânimo é importante que você tenha amigos com quem contar nos piores momentos. Uma boa conversa e um conselho na hora certa são a dose de ânimo necessária para encarar os problemas através de outra perspectiva.

2. Encare os desafios com uma outra visão.

Nem sempre é fácil olhar para as adversidades da vida de uma maneira positiva. E não tem problema nenhum em aceitar que as coisas fugiram de controle e que deram errado. Aceitar é bom, mas ficar sofrendo e se vitimizando pelos problemas não vai levar a lugar nenhum. Ter resiliência é saber dar outro significado aos problemas, é encarar as adversidades como aprendizado.

3. Tenha espiritualidade.

Cultive bons valores, acredite em algo que te motive e tenha fé. A espiritualidade de uma pessoa nem sempre precisa estar ligada a uma religião, mas sim, todos nós precisamos acreditar em algo que nos motive e que nos faça ver o mundo de outra maneira. Quando você acredita em algo há conforto e força para enfrentar as adversidades e visualizar novas possibilidades.

4. Cuide da sua saúde física.

Sim! Cuidar do seu corpo é muito importante, como você cuida da sua saúde física repercute na sua vida emocional. Manter o corpo saudável dará forças para você manter a sua saúde mental.

5. Seja mais flexível.

Imagine só, você acabou de perder algo que era muito importante, seja uma pessoa, um emprego ou até mesmo um bem material. Infelizmente nem tudo pode ser mudado, algumas coisas são como são e nada podemos fazer para voltar atrás. E agora? Você vai sofrer um bocado e se prejudicar ainda mais ou vai tentar encontrar soluções para a situação? Para ter resiliência é preciso aceitar as mudanças e estabelecer um novo sentindo para a rotina. É aprender com os problemas e, como dizem, “tocar o jogo”.

6. Mantenha o foco e a determinação.

Você tem um propósito? Ainda não? Então estabeleça uma meta. Você já sabe qual é? Então não desista! Por mais difícil que possa parecer é preciso focar em algo que realmente valha à pena. Ter um foco ajuda muito na hora de tomar decisões e também é importante para te impulsionar a seguir em frente. Ter resiliência é olhar além dos problemas, é ter um objetivo em vista.

[vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Receba mais conteúdos como esse no seu email!” subtitle=”Assine a newsletter do blog e fique por dentro das novidades.”]

Assim como tudo na vida, desenvolver a resiliência requer tempo, paciência e persistência. Mas não deixe os problemas tomarem proporções monstruosas para começar a praticar. Come hoje a encarar as dificuldades com outros olhos, tente tirar o melhor de cada situação, não se entregue tão fácil e descubra como enfrentar os problemas e voltar sempre inteiro.

Até a próxima!

 

Leia também:

• Organização: Aplicativos para colocar a vida em ordem.

• Colabore com causas sociais sem sair de casa. Seja um voluntário online! 

• 5 palestras inspiradoras do TED para você assistir hoje! 

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.