Blog do Unasp

Qual área da engenharia combina mais com o meu perfil?

Você gosta de engenharia, no entanto está confuso por qual área dentro da engenharia escolher? Continue lendo este post e descubra qual engenharia combina mais com o seu perfil e saiba qual curso escolher.

Você já deve saber que a Engenharia é um ramo muito promissor. Sendo necessária em várias frentes, com diversas habilitações e áreas para escolher. Em suma ela se adequa às necessidades do desenvolvimento humano e consequentemente, acompanhando as mudanças do mundo, novas engenharias foram e são criadas. Daí que as opções de especialização e cursos acabam aumentando. Daí, quanto mais opções, mais complicado decidir qual será a sua área.

Portanto, para ajudar, fizemos uma lista com algumas Engenharias e suas principais características. Dê uma lida e veja qual combina mais com o seu perfil.

Engenheiro: o que faz esse profissional?

Todos os tipos de engenheiros possuem a capacidade ímpar de criar soluções práticas para problemas reais utilizando conhecimento científico, preparo técnico, criatividade e muito cálculo. Portanto, se a matemática não é o seu forte, melhor repensar a opção, ou dedicar-se à aprender e praticar mais. 

O engenheiro possui um conhecimento muito técnico da sua área de atuação, mas também um senso prático muito grande. Ou seja, é aplicando esse conhecimento no mundo real que é possível chegar aos resultados e melhorias significativas para todos.

Além disso, o engenheiro é também a pessoa responsável por realizar um bom planejamento e colocar isso em prática, certificando-se de que tudo funcione e colocando-se também à disposição para solucionar imprevistos.

Você já deve ter notado até aqui que essa é uma profissão importante e muito pragmática, que exige alinhamento dos conhecimentos teóricos e práticos, além de algumas habilidades específicas

Perfil do estudante dos cursos de Engenharia

Primeiramente, é preciso entender que não existe um perfil único de engenheiro e nem de qualquer outra profissão. Claro, algumas qualidades são importantes, entretanto, desenvolver habilidades ao longo do curso e da carreira também é possível. Afinal, todo talento pode ser desenvolvido. 

No entanto, para facilitar existem algumas característica que são importantes e a principal da engenharia é gostar de ciências exatas. Sim, o estudante de engenharia deve aprender a lidar com números da matemática e da física. No entanto, é com a temida disciplina de cálculo que você terá de conviver durante toda a faculdade e, depois de formado, na vida profissional.

Outra característica do profissional de engenharia é saber lidar com pessoas. O engenheiro, no exercício da profissão, trabalha coordenando equipes e projetos. Portanto, é fundamental que o estudante de Engenharia preocupe-se em desenvolver essa habilidade.

Além disso, os engenheiros devem se expressar bem e ter uma comunicação eficaz. Assim como também possuir um espírito de liderança.

Dessa forma, podemos considerar como características fundamentais, as seguintes:

  • trabalhar com flexibilidade e criatividade;
  • dinamismo e proatividade;
  • profissionais abertos à tendências;
  • resolução de problemas, senso prático e honestidade.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Engenharia Agronômica

Essa é a engenharia responsável pelo ciclo de vida, processo produtivo e distribuição de alimentos. Portanto, o objetivo principal é a melhoria da qualidade do produto final. O engenheiro agronômico possui muitas oportunidades de emprego no Brasil, já que o país possui um segmento agrícola muito rico e aquecido no mercado.

Sendo assim, se você gosta de entender e possui o desejo de trabalhar no estudo de alimentos, solo, cultivo e gestão ambiental, esse curso tem tudo a ver com seu perfil!

O curso tem duração de 5 anos e as áreas de atuação são amplas, algumas delas são:

  • indústrias de alimentos e insumos agrícolas;
  • empresas de gestão ambiental e agronegócio;
  • controle de pragas e vetores em ambientes urbanos e rurais, no setor público ou privado;
  • manejo de solos;
  • fitotecnia (técnica de cultivo e reprodução de vegetais);
  • laboratórios de pesquisa científica e tecnológica;
  • melhoramento vegetal e animal;
  • consultoria.

Engenharia Civil

Essa é engenharia que cria, projeta, estuda e constrói edifícios como residências, edifícios, aeroportos, rodovias, pontes e muitas outros. Assim, são os engenheiros civis que tiram da prancheta e dos cálculos as construções mais imponentes e importantes do mundo.

Então, se você gosta de cálculos, métricas, construção e boas ideias, esse curso é a sua cara!

A engenharia civil requer muita dedicação, amor e responsabilidade. Desse modo, são 5 anos de estudo e muita prática para que o profissional possa atuar em diferentes segmentos, como:

  • emissão de laudos técnicos;
  • edificações residenciais, comerciais e industriais;
  • obras hidráulicas e de saneamento;
  • obras de transporte;
  • administração predial.

Engenharia da Computação

Essa é a engenharia da área da tecnológica, que estuda computação e aprofunda os conhecimentos de recursos, facilidades e diferentes sistemas. Dessa forma, o Engenheiro da Computação é responsável por construir e desenvolver hardwares e softwares capazes de facilitar e agilizar processos que utilizam ferramentas, como a tecnologia e internet.

Se você gosta de estatísticas, tecnologia, lógica e criatividade, esse curso tem tudo a ver com o que você quer!

Para concluir Engenharia da Computação você precisará estudar 5 anos e estar sempre se atualizando. As principais áreas de atuação são:

  • desenvolvimento e produção de equipamentos (hardware);
  • desenvolvimento de programas (softwares);
  • controle e automação;
  • suporte técnico;
  • vendas técnicas.

Engenharia de Produção

Já a engenharia de produção é capaz de auxiliar, gerenciar e implementar sistemas de produção em pequena e larga escala, visando bens e serviços para empresas, indústrias e sociedade. Com isso, os engenheiros de produção realizam pesquisas e elaboram métodos eficazes para controlar, acelerar e ou equilibrar a quantidade, demanda de matérias primas.

Se você gosta de administrar, gerenciar e criar metodologias, esse curso será incrível para você!

São de 5 anos de faculdade e algumas das áreas para atuação são:

  • engenharia de qualidade;
  • engenharia organizacional;
  • engenharia de operação e processos de produção;
  • logística empresarial;
  • pesquisa operacional;
  • planejamento estratégico;
  • planejamento e controle de produção;
  • engenharia de produto.

Bom, se você gostou de saber um pouco mais sobre as engenharias, então não deixe para depois. Clique aqui e conheça melhor sobre os cursos que o Unasp oferece para você!

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!