Blog do Unasp

Conheça as profissões na área da saúde que possuem foco em pesquisa

Você gosta da área da saúde e pensa em atuar nela como pesquisador? Descubra abaixo quais são as profissões em que há mais possibilidades de atuar na área da pesquisa.

A área da saúde é com toda certeza uma das mais extensas do mercado, sendo amplamente procurada pelos futuros profissionais. A saúde conta com mais de 20 possibilidades de modalidades para graduação, fora as centenas de especializações posteriores. Portanto, já dá para notar que tem espaço para todos os tipos de estudantes e vocações.

Além do mercado que continua em constante aquecimento, existem algumas razões que podem te fazer optar por essa área, como a autorrealização por ajudar outras pessoas, estabilidade financeira e diversidade de atuações no ramo. O que te motiva a optar por essa área, você já parou para pensar? 

A área de pesquisa também é uma opção profissional muito interessante. Afinal, as pesquisas científicas geram diversas oportunidades de estudos e descobertas. E se você tem interesse em focar a sua carreira em pesquisa veja logo abaixo algumas opções de profissões na área da saúde que possuem uma forte tradição em pesquisa. 

1. Farmácia

A formação em farmácia permite a atuação com a elaboração e controle de qualidade dos medicamentos, cosméticos e produtos químicos utilizados em indústrias. Também atua no auxílio do corpo médico assessorando pacientes internado que necessitam de longas doses de medicação. 

No campo da pesquisa, o profissional da área é responsável por formular e desenvolver novas drogas através da combinação de substâncias. Fora a análise de efeitos colaterais e desejados quando em contato com o organismo. 

2. Biomedicina 

Para aqueles que se interessam pela biologia e química, e semelhantemente desejam trabalhar com pesquisas na área da saúde, a Biomedicina pode ser uma excelente oportunidade. Esse é um curso totalmente focado na preparação do profissional para o campo laboratorial. Aqui são descobertas as novas vacinas e análises de doenças. 

Os Biomédicos, ao contrário do que pensam, atuam como auxiliadores dos médicos que, com base em suas pesquisas e relatórios de exames, conseguem prescrever medicamentos para cada causa em específico. Assim como, para os biomédicos, ter acessos a alguns relatórios de pacientes ajuda na compreensão de novas doenças e, por muitas vezes consequentemente, a pesquisa para a cura.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

3. Ciências biológicas/Biologia  

A biologia tem como foco compreender as interações entres seres vivos, e estes com o meio em que habitam. Por ter uma grade de estudos ampla, os profissionais podem ocupar-se com diversas modalidades. A abrangência permite desenvolver pesquisas desde células-tronco até questões ambientais.

O mercado está aquecido para receber pesquisas, descobertas e propostas de soluções justamente pelas exigências ecológicas das novas gerações. 

4. Psicologia

Por fim, partindo para o estudo da mente, apesar de não possuir somente foco em pesquisa, a psicologia é um campo em que muito ainda pode ser estudado e descoberto.

Basicamente, nossa geração tem caminhado para a necessidade de mais psicólogos nas mais distintas áreas, e isso inclui a possível necessidade de estudos sociais com o intuito de encontrar novas soluções para as atuais problemáticas. 

Pesquisa e saúde

Para finalizar, vale relembrar que toda graduação pode se converter em uma carreira de pesquisa, seja ela biológica ou não. Aquilo que determina se isso irá ou não ocorrer é o interesse do futuro profissional.

Para se tornar im pesquisador, independente da área, é necessário fazer a pós-graduação stricto sensu, que titula o estudante como mestre ou doutor. Dessa forma, não deixe de pesquisar sobre as possibilidades na sua área, para escolher a linha que mais te interessa. E assim, posteriormente tornar-se um pesquisador. 

 

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!