Blog do Unasp

5 habilidades que todo vendedor de sucesso precisa desenvolver

Para se dar bem na área comercial é preciso entusiasmo e confiança, além de outras características. Aprenda a desenvolver 5 habilidades de um vendedor de sucesso.

Não existe uma fórmula secreta, no entanto, para ser um vendedor de sucesso já não basta simplesmente oferecer produtos e serviços aos clientes e chegar ao fim do mês com saldo positivo. De fato, para quem não é da área, o processo pode até parecer simples, mas a venda na área comercial exige muito mais que um bom papo e bom preço.

Assim como em outras profissões, trabalhar com vendas também necessita de conhecimento específico, além de habilidades e certas atitudes no dia a dia. Por isso, para vender bem, hoje, é preciso unir habilidade ao conhecimento.

Deste modo, as equipes de vendas precisam de profissionais competentes, que possuam talentos, habilidades e aptidões variadas. Entretanto, em um cenário com muitas mudanças, quais são as habilidades e traços mais importantes que um vendedor de sucesso precisa ter?

Listamos 5 habilidades fundamentais que um vendedor da área comercial deve ter se quiser efetivamente atingir o sucesso em seu trabalho. Veja só!

5 habilidades que todo vendedor de sucesso precisa ter

1- Construir um bom relacionamento

Um dos primeiros passos para ser um vendedor de sucesso é saber envolver-se positivamente com outras pessoas, construindo relacionamentos de negócios. De médio a longo prazo, esses relacionamentos tendem a trazer benefícios, tanto para o vendedor quanto para o cliente. 

A construção de um relacionamento, de certo,  envolve confiança e um desejo genuíno de ajudar outras pessoas também. A construção de relacionamentos leva à venda (relationship-selling). Então, não deixe de fazer networking, distribuir e aceitar cartões e contatos de visita e de nutrir os clientes com promoções, brindes e até uma simples mensagem. Lembre-se que os clientes também são pessoas. Demonstrar interesse para com elas é o mínimo para manter um relacionamento saudável, mesmo nos negócios.

2 – Saber administrar o tempo

O tempo assim como o dinheiro, quando falamos em venda, é uma preciosidade. O seu tempo é importante tanto quanto o tempo do cliente. Dessa forma, a habilidade do vendedor de otimizar o tempo melhora a produtividade e eficiência de custo. Criando um ambiente de alta performance. 

Ou seja, essa habilidade, alinhada às outras pode trazer ótimos resultados para você, seu negócio ou sua empresa. Quer otimizar o tempo? Comece  a marcar reuniões em lugares próximos e também a utilizar ferramentas e softwares para maximizar a produtividade e a eficiência de suas vendas.

3 – Conhecer o produto

Não dá pra vender aquilo que não conhecemos. Então, antes de vender algo, certifique-se de que o produto ou serviço é bom, bem como, conheça-o de verdade para ter propriedade ao falar sobre ele. 

Isso quer dizer que, ter um conhecimento inadequado do produto é algo inaceitável no mundo das vendas. É preciso saber conhecer intimamente as funções dos recursos, benefícios e fraquezas do produto. O cliente deseja ter as suas necessidades supridas e as adquirir as melhores soluções disponíveis.

Além disso, o conhecimento extensivo e profundo do produto é um pré-requisito no alto desempenho das vendas. Sendo assim, demonstrar que você é especialista no assunto gera confiança nos clientes. Que tal, começar a conhecer melhor o que você vende?

4 – Gerir e resolver problemas

Vender não é fácil e disso já sabemos. Portanto, é possível, durante as vendas, encontrar ocasiões frequentes de reclamações, conflitos e rejeições. No entanto, essas situações não partem apenas dos clientes, mas também podem envolver outras pessoas, incluindo colegas de trabalho.

Os vendedores da área comercial precisam aprender e praticar como lidar de forma proativa com objeções e também a gerenciar conflitos.

Todo vendedor de sucesso usa incidentes como uma plataforma para converter novas vendas ou uma oportunidade para propor uma solução à gerência. Aproveite!

5 – Fazer boas apresentações e demonstrações de vendas

Convencer faz parte do processo. Além disso, ferramentas como PowerPoint, Prezi e  Keynote, são belos aliados para ajudar a montar uma apresentação visual de primeira. Contudo, independentemente da ferramenta utilizada, falar em público e transmitir segurança, é fundamental.

Fazer ótimas apresentações e demonstrações de vendas transmitem domínio do assunto e criam confiança para a marca. Então, não deixe a concorrência fazer melhor. Prepare-se bem, utilize bons recursos visuais, entenda seu produto e boa apresentação!

MBA em Gestão Comercial e Marketing

Diante das mudanças culturais e sociais, influenciando o comportamento do consumidor, a correta gestão de Marketing e Vendas é uma condição para a sobrevivência no mercado. Por essa razão, o MBA em Gestão Comercial e Marketing torna-se extremamente relevante para aqueles que buscam promover o crescimento de seus negócios ou das empresas que trabalham e até sendo sendo um vendedor de sucesso.

Alguns dos objetivos do curso, são:

• Aprofundar os conhecimentos dos profissionais ligados ao marketing e vendas;

• Oferecer técnicas e ferramentas de análise e tomadas de decisão no âmbito da gestão comercial;

Durante o curso você também vai estudar algumas disciplinas como:

  • Pensamento Estratégico
  • Liderança Contemporânea
  • Planejamento Estratégico
  • Formação e Gestão de Preços
  • Oficina de Vendas
  • Comportamento do Consumidor
  • Pesquisa e Inteligência de Marketing
  • Marketing de Varejo, Serviços e Digital
  • Gestão de Relacionamento com Cliente
  • Gestão Financeira

O MBA em Gestão Comercial e Marketing, torna-se uma boa opção de alavancar a sua carreira. O que achou da área? Saiba mais sobre o curso e venha para o Unasp!

Até a próxima!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!