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Blog do Unasp

Carreira  22 out 2020
4 estratégias para o seu pequeno negócio ser um sucesso
Kaike Bersot
Kaike Bersot

Publicitário extrovertido, que gosta de ouvir histórias e observar o cotidiano. Aprecio as coisas mais simples da vida e procuro enxergar sempre o lado bom de tudo.

Descubra o que fazer para o seu pequeno negócio alcançar o sucesso, driblando as limitações e dificuldades através de estratégias e ideias transformadoras.

Se você parar pra pensar, existem dois tipos mais comuns de empreendedores: aqueles que desenvolvem o negócio rapidamente e aqueles que passam anos no mesmo lugar. Ou seja, um deles está se saindo melhor que o outro, mas qual é a fórmula para o seu pequeno negócio também ser um sucesso?

De certo, uma das diferenças entre esses dois tipos de empreendedores é que, provavelmente, um aplica mais estratégias ao seu negócio do que o outro. O que faz toda a diferença. Logo, a boa performance da empresa e seu rápido desenvolvimento podem estar baseadas em fortes e efetivas ações estratégicas.

Entretanto, se você está se vendo do outro lado, com poucos retornos e não enxerga saída para a sua empresa, saiba que você pode mudar o então cenário.

Em crise, ou não, os empreendedores podem transformar qualquer fase em um momento certo para melhorar a gestão e os resultados do seu negócio. Claro que com a tecnologia e os avanços recentes de inovação, empreender exige adequação, responsabilidade e reinvenção. Por isso, para ajudar você e o seu pequeno negócio a alcançar o sucesso, driblando as limitações e as dificuldades, separamos diferentes ideias para colocar em prática e começar a alavancar a sua empresa.

Descubra como ser mais assertivo, estratégico e forte no mercado!


Estratégias para o seu pequeno negócio ser um sucesso

1 – Defina seu cliente ideal

Você já sabe quem é seu cliente? Muitos empreendedores vão dizer que “cliente é todo mundo que compra na minha loja”, mas nem sempre é assim. Primeiramente, pense para quem você criou o seu produto ou serviço. Lembre com quem você quer falar, para quem quer vender e a partir daí, comece a investigar seus gostos, estilos, problemas e necessidades. 

Conhecer o público é estar a par da realidade de cada cliente, e assim, poder propor soluções inovadoras para suprir a necessidade que eles têm. Então, se você não sabe para quem quer vender, provavelmente está no caminho errado.

De fato, pode parecer que limitar o cliente ou selecionar um grupo específico de pessoas irá fazer com que você perca a outra parte do mercado. Entretanto, nenhuma empresa consegue atingir todos os tipos de clientes. Não adianta pegar o mercado todo, na prática não funciona. Portanto, procure focar em público específico.

2 – Acredite no diferencial do seu produto

As pessoas compram o seu produto ou serviço por uma razão. Geralmente, um diferencial que os seus concorrentes não possuem. Já parou para pensar nisso? No entanto, se você acabou de pensar nisso e viu que seu produto não tem diferencial, é bom criar algo porque o diferencial é exclusivo e o exclusivo vende.

Portanto, para encontrar sua singularidade ou diferencial, você deve olhar para dentro da sua empresa e produto. É tudo uma questão de descobrir um fato único sobre a essência ou resolver o problema de forma diferente e criativa das demais empresas.

3 – Esteja online

Se o seu pequeno negócio, por menor que seja, não está na internet, então, provavelmente ele também não vai estar na cabeça das pessoas. Hoje em dia, estar na internet é essencial. Ou seja, o site, blog, e-commerce e redes sociais de uma empresa corresponde ao currículo do negócio. Esses meios facilitam o caminho para que os consumidores achem o seu serviço de forma rápida e prática.

Os recursos tecnológicos estão aí para ajudar a empresa crescer. Aplicativos de redes como Whatsapp, Facebook e Instagram, por exemplo, são alguns dos mais presentes nos celulares dos brasileiros, segundo a Anatel. Que tal pensar em usar essas redes sociais na hora de alavancar os negócios?

4 – Invista no Marketing e vendas

Normalmente, quando uma pequena empresa precisa cortar gastos, o primeiro corte feito é no orçamento da comunicação. Entretanto, o Marketing é responsável por pensar estratégias e ações de crescimento e vendas. Dessa forma, não há como deixar de lado esse departamento. Logo, investir no Marketing é o primeiro passo para desenvolver o seu negócio.

A comunicação adequada, falando com o público certo e através de estratégias e ações planejadas, pode aumentar e muito as vendas da sua empresa, bem como criar um laço com seus clientes. Além disso, ser criativo e encontrar novas oportunidades para comercializar e vender é sempre uma boa estratégia que surge no marketing.

MBA em Inovação, Liderança e Empreendedorismo

Quer fazer as coisas da melhor forma? Então, comece aprendendo mais! O MBA em Inovação, Liderança e Empreendedorismo pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos interessados na área. Capacitando os alunos para atividades em Finanças, Marketing, Pessoas, Projetos, Inovação, Sustentabilidade e Administração Estratégica.

Um dos objetivos desse curso é:

— formar profissionais especializados que sejam capazes de desenvolverem inovação, escolher estratégias, técnicas, ferramentas apropriadas a cada tomada de decisão;

— qualificar profissionais para atuarem na área estratégica das empresas, fornecendo referenciais teóricos para esta atuação e oportunizando vivências e práticas através de estágios, estudos de caso e simulações;

— aprofundar os conhecimentos dos profissionais ligados ao empreendedorismo e desenvolvimento de negócios.

Cresça como profissional e cresça como empresa! Saiba mais sobre o MBA, investimento, corpo docente, disciplinas e mais.

Até a próxima!

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