Blog do Unasp

Educação Física: Quais são as principais áreas de atuação?

Já sei! Você mandava bem nos esportes na escola, só tirava 10 em educação física e não perdia um campeonato. Agora está pensando em fazer do hobby uma profissão, mas ainda tem dúvida de como aliar a sua paixão ao futuro profissional. Certo? Então fica tranquilo que nós separamos algumas áreas de atuação do profissional de Educação Física para você escolher.

A formação em Educação Física divide-se em duas outras áreas, o bacharelado e a licenciatura. O Educador Físico graduado como bacharel, é o profissional que cuida da saúde do corpo por meio de atividades e exercícios físicos. Este profissional é responsável também por auxiliar no tratamento de portadores de deficiência, além de preparar atletas em diversas modalidades esportivas. Já o licenciado dedica-se a área acadêmica. Com certeza você deve se lembrar dos seus professores de educação física ao longo dos anos letivos, não é mesmo? Pois é, a licenciatura é a área do ensino da Educação Física em escolas da rede pública e privada.

Desse modo, o graduado em Educação Física pode trabalhar nas seguintes áreas:

Licenciatura

Se você optar por seguir a carreira nesta área, as quadras – das escolas – te esperam! O profissional formado em licenciatura orienta os alunos na prática de esportes, desenvolvendo suas capacidades físicas, além de ensinar como funciona algumas modalidades.

Bacharelado

Nesta área o profissional encontra uma infinidade de opções. Você pode trabalhar com esportes, lazer, saúde e até mesmo abrir um negócio próprio como uma academia, por exemplo. Falando em esportes, você também pode atuar como treinador em diversas modalidades. Já em lazer, é possível trabalhar em colônia de férias, monitoramento e guia em atividades como montanhismo e exploração de cavernas e recreação em festas e eventos. O educador físico trabalha ainda em parceria com outros profissionais de saúde visando a melhora do paciente.

Quer saber mais sobre a área então dê play no vídeo!

[vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter para receber os novos conteúdos em primeira mão!”]

Quais sãos as principais áreas de atuação?

• Preparador físico

• Ensino

• Grupos especiais

• Performance

• Recreação

• Recuperação pós-cirúrgica

• Turismo ecológico

O profissional formado em Educação Física, seja bacharel ou licenciado, atua em importantes fases da vida do indivíduo (aluno ou paciente), uma vez que educação, prática de esportes e atividades físicas estão diretamente ligadas ao cuidado da mente, do corpo e da saúde em geral. Por isso, seja em qual for o ramo que você escolha, esta profissão continua em alta. O mercado de trabalho está aquecido para o estudante que procura se especializar, afinal, viver bem e com saúde nunca sai de moda. E aí? Vai seguir por essa área?

Para ajudar na escolha veja no vídeo abaixo como funciona a graduação de Educação Física no Unasp campus HT.

Também aproveite e conheça as disciplinas e fique por dentro do que acontece no curso de Educação Física no campus Hortolândia e no campus São Paulo.

Você também pode gostar desses outros conteúdos:

• Fisioterapia: quais são as áreas de atuação do fisioterapeuta? 

• Descubra as diferenças entre um emprego e uma carreira.

• 7 aplicativos para você sair do sofá e largar o sedentarismo de vez! 

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.