Blog do UNASP

5 aplicativos para aumentar a sua criatividade

Criatividade é algo que se pratica, como um músculo, é preciso exercitar. Portanto, há meios de aumentar e desenvolver a sua criatividade. Veja alguns aplicativos que vão te ajudar no processo.

Mesmo com toda a automação, tecnologia e inteligências artificiais, a criatividade é uma competência única e intrínseca ao ser humano. Ao contrário do que muitos pensam, a capacidade criativa não é um dom genético, mas sim algo adquirido ao longo das experiências vividas.

Segundo a pesquisa Global Talent Trends 2019, realizada pelo LinkedIn, 92% dos profissionais de sucesso consideram as “soft skills”, ou seja, habilidades transversais que envolvem as relações pessoais, são mais importantes para os recrutadores. Ainda de acordo com o levantamento, 80% acredita que essas aptidões contribuem de maneira significativa para o crescimento das companhias.

Criatividade é um forte diferencial no mercado

O último Fórum Econômico Mundial (FEM), realizado em Davos, na Suíça, apontou a criatividade como uma das habilidades mais importantes para o profissional do futuro. Isso porque a arte de criar é algo que as máquinas não podem dominar. De acordo com os especialistas da área, os novos profissionais devem ser capazes de se conectar com o outro, sendo mais criativos, empáticos e resilientes.

Apesar dessas competências serem tendência para os próximos anos, os conhecimentos técnicos, também chamados de “hard skills”, continuam valendo. Desse modo, é super importante que você aprenda alguma profissão. E o Ensino Superior é a porta de entrada para que você possa se desenvolver profissionalmente.

Quadro nas cores azul, laranja e branca. Criatividade é umas das habilidades mais procuradas por recrutadores
Habilidades mais humanísticas como a criatividade, são uma das mais procuradas por recrutadores.

Como estimular a criatividade

Ser criativo não é uma característica limitada à poucas pessoas. Na verdade, todos nós podemos desenvolver essa habilidade. Basta você pensar que a criatividade envolve todas as suas experiências ao longo da vida. Sendo assim, tudo o que você precisa para liberar o seu gênio criativo, são incentivos. E nesse ponto, a tecnologia pode ajudar.

Antes de mais nada, você deve entender que a criatividade envolve um árduo processo de sair da sua zona de conforto. É isso mesmo! Você precisa pensar além do que já existe, já viu e já viveu. Desse modo, você conseguirá ter ideias mais espontâneas e principalmente, mais originais. Ambas qualidades são fundamentais para o mercado.

Alguns pesquisadores acreditam que não somos mais criativos por falta de estímulos. Pensando nisso, separamos para você alguns aplicativos que vão contribuir para o aumento de sua criatividade.

1 – Criatividade = Pinterest

É pessoal, não podemos falar desse assunto sem mencionar a maior rede social digital de ideias da atualidade. O famoso Pinterest é responsável por unir em um só lugar as principais inspirações do mundo todo. Por meio de pins, você encontra as mais variadas referências para se inspirar.

2 – The Brainstormer

Na hora do branco, o aplicativo The Brainstormer pode te ajudar a destravar seu bloqueio criativo. Como em uma roleta e de maneira aleatória, o app une enredos, cenários, personagens e assuntos. Ele é ideal para quem trabalha com escrita, por exemplo, mas também funciona para outras áreas. A ideia é deixar se inspirar por possíveis novas ideias. Você encontra o aplicativo nas lojas Apple Store e Play Store, porém em versões pagas.

3 – Jogue com sua criatividade

Se você gosta de desafios, Amazing Alex é o jogo é ideal para trabalhar o seu lado criativo. Com infinitas possibilidades, o game consiste em você ajudar Alex a construir percursos para cumprir determinado objetivo. Além das soluções propostas no jogo, o aplicativo deixa você livre para descobrir novas maneiras de completar as tarefas. O que contribui para que você pense fora da caixinha, buscando encontrar novas respostas para os desafios. Amazing Alex é desenvolvido pela Rovio, a mesma criadora da franquia Angry Birds.

4 – Lumosity

Com esse treinamento cerebral você poderá trabalhar sua atenção e memória. Além disso, o Lumosity é um ótimo recurso para você despertar sua criatividade. Com exercícios diários e personalizados, o aplicativo te ajuda a desenvolver um pensamento mais rápido e lógico, bem como a pensar em soluções de problemas. O app está disponível gratuitamente nas lojas da Apple Store e Play Store, mas você também pode usá-lo em sua versão para a web.

5 – Clockwork Brain

De um jeito divertido e uma temática chamativa, o aplicativo contribui para que você trabalhe sua criatividade, além de outras habilidades. O jogo consiste basicamente em resolver desafios de maneira lógica. São diversos modos de jogo, porém, ao iniciar o game, apenas um modo é liberado. Conforme você avança nas soluções, outros tipos de desafios vão sendo liberados.


Lembre-se, para aperfeiçoar sua criatividade é preciso utilizá-la. Dessa forma, quanto mais você se desafiar a pensar em algo novo e diferente mais você se tornará uma pessoa criativa.

Vale lembrar, também, que os processos de criação envolvem muita pesquisa, estudo e referências. Por isso, leia, jogue, viaje, ouça músicas, assista filmes, programas, veja trabalhos de outros profissionais relacionados a sua área. Tudo isso vai te ajudar a construir seu próprio repertório, aprimorando assim, sua criatividade.

Deixe um comentário

Veja também