Blog do Unasp

8 filmes que todo, atual ou futuro, profissional de saúde deve assistir.

Veja esses 8 filmes sobre a área da saúde que vão te ensinar e inspirar a ser um ótimo profissional.

Se dizem que a arte imita a vida, nada melhor do que aprender mais sobre uma profissão através de filmes, não acha?

A área de saúde é amplamente abordada em filmes e séries, principalmente pela característica humana que essa profissão carrega. Lidar com seres humanos, buscar a cura e o melhor para as pessoas é algo inspirador e ao mesmo tempo desafiador. Histórias emocionantes são adaptadas para as telinhas e acabam conquistando não apenas os médicos, enfermeiros, psicólogos ou outros profissionais da área, mas também o público em geral.

Pensando nisso, criamos uma lista com 8 filmes que todo o profissional da área de saúde devia assistir. Escolhemos os filmes levando em conta os temas abordados no enredo, a importância deles no contexto da área da saúde, os debates construtivos que eles podem produzir e também a quebra de alguns paradigmas e preconceitos. Vamos lá? Prepare a pipoca e bom filme!

1. Patch Adams, o amor é contagioso

Após uma tentativa de suicídio e voluntariamente ser internado em um hospital psiquiátrico, Hunter “Patch” Adams descobre o dom de ajudar as pessoas usando o bom humor. Dois anos depois, Patch entra em uma universidade de medicina para se formar como um respeitável médico e ajudar o mundo colocando alegria no coração de seus pacientes. Porém, Patch enfrentará grande desafios em relação aos métodos conservadores de seus colegas.

Porque você deve assistir: Esse filme é inspirador porque mostra que pode haver tratamentos alternativos para o alívio de algumas doenças. A relação humana, a proximidade e alegria são sempre bons remédios, que aliados ao tratamento convencional podem surtir em grandes melhorias. Além disso, esse filme é extremamente emocionante e inspira não somente médicos, mas a todas as pessoas que estão dispostas a tratar o seu próximo com mais amor.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

2. Para sempre Alice

Alice Howland é professora de Harvard e especialista em linguística. Ela está feliz pelo que conseguiu construir, tanto a nível pessoal, quanto profissional. No entanto, sua vida muda inesperadamente quando ela é diagnosticada com Alzheimer.

Porque você deve assistir: o Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio de funções cognitivas. Provocando a perda da memória, interferindo nas capacidades de trabalho, relação social e mudando o comportamento e personalidade da pessoa. Em Para sempre Alice você entenderá um pouco mais sobre essa doença através da perspectiva da paciente e também da família. O que te ajudará a entender e ajudar não apenas o paciente, mas também os que estão envolvidos com ele.

3. O mínimo para viver

Uma jovem está lidando com um problema que afeta muitos outros no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.

Porque você deve assistir: a anorexia é um distúrbio alimentar que leva a pessoa a ter uma visão distorcida do seu corpo e aparência. O que a leva a ter uma obsessão por perder peso. No Brasil são registrados mais 150 mil casos todos os anos! No filme O Mínimo para Viver, você acompanhará a busca de uma jovem pela cura. Também verá o papel da família no tratamento e todas as dúvidas e traumas que precisam ser tratados para que o paciente consiga controlar esses impulsos.

4. Mãos Talentosas – a história de Ben Carson

O Dr. Ben Carson, neurocirurgião de fama mundial, tem origem humilde e protestante em Detroit. Ele torna-se diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, aos 33 anos.

Porque você deve assistir: essa é uma história baseada em fatos reais que mostra o valor dos estudos e da força de vontade. Além de trazer grandes ensinamentos pessoais, nele você também verá como é a rotina de um estudante de medicina e aprenderá mais sobre cirurgias.

5. Nise – O Coração da Loucura

Nos anos 50, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte.

Porque você deve assistir: para os psicólogos esse filme é muito interessante porque mostra não apenas métodos de tratamento para doenças mentais, como também mostra a força de um profissional. De alguém que busca alternativas para o status quo e questiona o que é amplamente difundido como verdade. Todo profissional da saúde deve ser curioso por natureza, só assim haverá mudanças.

6. O Óleo de Lorenzo

Um drama real na vida de um pai e uma mãe que lutam para salvar a vida de seu filho. Augusto e Michaela Odone são pegos pelo destino: Lorenzo de cinco anos de idade é diagnosticado com uma rara e incurável doença, mas a persistência da família e sua fé os leva para a cura, salvando seu filho e mudando a história da medicina.

Porque você deve assistir: para conhecer um pouco mais sobre a adrenoleucodistrofia (ALD). Que é uma doença de origem genética, rara, responsável por afetar o cromossomo X. Sendo esta uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida pelas mulheres portadoras e que acomete quase que exclusivamente os homens. (fonte: Info Escola)

7. Clube de Compras Dallas

Ron Woodroof, um eletricista heterossexual e machista de Dallas, foi diagnosticado com AIDS em 1986, durante uma das épocas mais obscuras da doença. Embora os médicos tenham lhe dado apenas alguns meses de vida, Woodroof se recusou a aceitar o prognóstico e, procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México.

Porque você deve assistir: um profissional da área da saúde precisa estar aberto para tratar todo tipo de paciente e para lidar com as mais diferentes realidades. E principalmente, estar disposto a encarar temas polêmicos e delicados. Baseado em fatos reais esse filme mostra em detalhes o processo de aprovação das primeiras drogas do coquetel antirretroviral, como o AZT.

Sobre essa doença, mais de 36,7 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com HIV em 2016. Somando mais 1,8 milhão de novas infecções pelo HIV no mesmo ano. E mais de 1 milhão de pessoas morreram por causas relacionadas à AIDS em 2016. Quer saber mais dados sobre o HIV? Acesse aqui.

8. Cartas para Deus

Um menino de apenas oito anos de idade tem câncer e escreve suas orações em cartas para seu amigo Deus. Buscando um sentido para a vida, um carteiro encontra as orações do garoto e resolve ajudá-lo a mudar o destino de todos ao seu redor.

Porque você deve assistir: só nesse ano mais de 600 mil novos casos de câncer irão ser registrados no Brasil. Essa é uma projeção feita pelo INCA. Essa é uma doença recorrente e qualquer profissional de saúde, cedo ou tarde, irá se deparar com um paciente que tenha câncer. Cartas para Deus é um filme comovente, que além de falar sobre a doença, também aborda um tema muito importante, a fé de uma pessoa. Para profissionais da saúde que sejam cristãos esse é um filme ainda mais especial.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!