Acarte

História da Acarte

O departamento Musical foi organizado em 1949, sob a direção do Flavio Araújo Garcia, embora ainda não houvesse instalações apropriadas para as aulas de música.

Em 1955 começou a ser construído o prédio definitivo para esse departamento, após uma doação especial da família Schwantes, em memória de sua filha Telma e do sogro João Dias, tragicamente falecido na praia de Bertioga, em São Paulo.

Em 1962, a escola de Música passa a chamar-se oficialmente Conservatório Musical Adventista (CMA) e continuou sob a direção do maestro Flávio até janeiro de 1975, quando o professor Tércio Simon assumiu a direção artística. De 1977 até 1980, a direção ficou sob a responsabilidade dedo maestro Williams Costa Jr. Neste período, em 1978, o CMA se transformou na ACARTE – Academia Adventista de Arte, ampliando o âmbito de abrangência do departamento, passando a oferecer cursos profissionalizantes de música, em nível de ensino médio e também outros cursos de arte, como desenho e pintura. Costa Jr. iniciou as apresentações do grande coro e preparou uma geração de músicos brilhantes que marcou época e que continua inovando a música contemporânea adventista.

Ainda sob a direção de Wiliams Costa Jr., nasceram 2 importantes grupos da Acarte: a Banda Sinfônica Jovem, fundada pelo Maestro Jean Reis.

A partir do ano 1979, o maestro Turíbio de Burgo, imprimiu excelência ao canto coral, conquistando importantes premiações para o Coral Carlos Gomes. Além disso, de 1986 a 1999, Burgo foi o direito da ACARTE.

A professora Cleide Klein de Borba Oliveira deu sequência ao seu trabalho dirigindo a ACARTE durante 14 anos (até 2013), período que se caracterizou por dinamismo e crescimento.

Destaca-se a implementação de diversos novos projetos e grupos como o projeto Bandas, criado pelo maestro Carlos Santana, baseado no método de ensino coletivo através de Bandas para iniciação de instrumentos de sopro e de percussão, no qual o aluno tem a oportunidade de se desenvolver participando de quatro bandas sinfônica de diferentes níveis. Similar a este programa foi criada a Camerata do UNASP para a prática de música em grupo por alunos iniciantes de instrumentos de corda. Ainda houve a expansão do programa de musicalização infantil, com implementação do módulo para bebês a partir de 6 meses de idade (2000), um projeto premiado internacionalmente, a criação da Orquestra de Sinos do UNASP São Paulo, com estreia no programa “Mais Você” da TV Globo. Composta por 61 sinos e três oitavas de címbalos, a orquestra é a maior formação de sua categoria no Brasil e foi montada graças aos resultados de uma campanha de doação com alunos, ex-aluno e funcionário do UNASP Campus São Paulo.

Atualmente a ACARTE é dirigida pelo maestro Davinson Berger com grande dedicação aos novos parâmetros do Curso Técnico em Música, o primeiro curso técnico reconhecido no Brasil.