I Seminário PIBID e Residência Pedagógica

9h: Boas-vindas aos participantes (profª Drª Giza Sales e profª Drª Stella de Mello)

9h10: Participação – Libras

9h15: Abertura do evento (Pró-Reitor Acadêmico – Prof. Dr. Afonso Cardoso)

9h30: Mesa redonda “Educar em tempos de pandemia: é possível?”. Participantes: Professores e alunos do PIBD e RP. Mediadoras: Profª Drª Selma Fonseca e Profa. Drª Edna Rosa Neves

10h30: Intervalo – 20’

10h50: Apresentação do palestrante

11h: Palestra: “Educomunicar e a formação inicial do professor: desafios e possibilidades” – Prof. Dr. Claudemir Edson Viana (ECA-USP)

12h: Encerramento do 1° módulo do seminário

Intervalo para almoço

14h: Abertura do 2° módulo do seminário (Vice-reitor executivo – UNASP HT – Dr. Afonso Cardoso) e Palavras da Mantenedora (UCB), profª Paula Strumiello

14h10: A Educomunicação no UNASP – GEED (Grupo de Estudos Educomunicativos)

14h15: Distribuição dos grupos no Zoom, em salas distintas (PIBID e RP)

14h30: Compartilhamento dos Relatos de Experiência ou Resultados de Pesquisa (PIBID e RP); orientações sobre preenchimento do formulário avaliativo do evento. Coordenação das salas – Professores Coordenadores de área e Docentes Orientadores

16h: Encerramento do evento nas salas com envio do link de avaliação

A programação foi dividida em dois turnos. Pela manhã, os docentes ouviram o doutor Claudemir Viana da USP. Ele trouxe paralelos entre a comunicação e educação: “O modo que comunico é como educo, e vice-versa”. Durante a tarde foram expostos 76 resumos expandidos, selecionados a partir de 479 inscrições.
A estudante de música Lívia Souza apresentou um artigo em grupo com o tema “Educomunicação e musicalização: Experiências possíveis”. O projeto teve como foco o desenvolvimento da educação musical no contexto da pandemia. Por conta disso, a turma está em produção de um podcast infantil para aproximar professores dos alunos em casa. Para Lívia, “a experiência do PIBID foi incrível”. Ela compartilhou que a conversa com outras licenciaturas foi indispensável para “saber como eles estão trabalhando e quais plataformas utilizam”, já que enfrentam desafios semelhantes.

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ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA PROGRAMAÇÃO

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IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE

Acessibilidade para surdos

O congresso foi traduzido para Libras simultaneamente pela primeira vez. A professora e intérprete Jusiara Bispo conta que o Ministério de Surdos da Igreja Adventista apoiou o evento. Como intérprete, ela acredita que a contribuição da tradução é “ajudar para que os surdos tenham o benefício de ter as informações, assim como os ouvintes”. Ela avalia o seminário como “riquíssimo” e acredita que foi fundamental para as licenciaturas do UNASP.
A estudante de Psicologia Alexia Graciano celebra a oportunidade de interpretar em um evento como esse e acredita que a reação do público foi muito “receptiva por ser uma forma de divulgar conhecimento com acessibilidade para todos”. Além disso, acredita que “ter um evento que pensa na inclusão é indispensável tanto no contexto da educação, como em qualquer outro”.
O UNASP incentiva a prática de pesquisas e investe em uma estrutura adequada para descobertas científicas. Além disso, preza pela acessibilidade e busca oferecer oportunidades além do ensino.

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