Feira de Saúde - Campus Hortolândia

Ciências da Saúde | Campus

Curso/Área

Ciências da Saúde;

Coordenador responsável

Me. Leidimar Brianezi

A preocupação com a saúde e o bem-estar dos indivíduos é um dos pilares da filosofia institucional do Unasp. A fim de transformar esse ideal em ações práticas, o Unasp, campus Hortolândia, realiza a Feira de Saúde, sob a coordenação do Prof. Ms. Ledimar Brianezi.

O projeto, realizado na cidade de Indaiatuba-SP, consiste em um dia de atividades destinadas à conscientização e orientação de práticas que auxiliam na mudança de hábitos em busca de uma melhoria na qualidade de vida da comunidade.

No início do programa os participantes passam por medição da altura, peso e cálculo da porcentagem de gordura corporal. Na sequência assistem a uma breve palestra sobre alimentação saudável, recebem informações sobre a importância da luz solar e do ar puro, e os prejuízos da poluição e do tabagismo, e sobre os benefícios da água.

Todos passam por verificação da pressão arterial e, por meio de um teste de aptidão desenvolvido pela Universidade norte-americana Harvard, recebem recomendações sobre como começar a se exercitar no dia a dia. Os participantes também ganham uma massagem de 5 minutos para que assimilem a importância do repouso. Todas as atividades são orientadas por médicos e psicólogos.

No ano de 2017, uma equipe de 11 voluntários do campus realizou uma edição internacional nas cidades de Washington e Nova York, nos Estados Unidos. Em Washington, a feira aconteceu em um domingo atendendo a comunidade brasileira da Igreja Adventista local, conhecida como BR1. Já em Nova York o grupo ficou 15 dias com o projeto da Feira e uma Van, chamada de “Wellness on the go”, atuando em diferente locais como a 5º avenida em Manhathan, Brooklyn, Bronx, Long Island, além de uma comunidade espana e uma francesa. No total, essa edição internacional atendeu cerca de 1.000 pessoas.