Projeto de Intervenção Socioeducativa: Fundação Casa

Ciências Humanas | Campus SP

Curso/Área

Coordenador responsável

Cristina Zukowsky Tavares

O projeto de extensão coordenado pela Profa. Dra. Cristina Zukowsky Tavares é vinculado ao curso de Pedagogia e ao Mestrado em Educação do Unasp, campus São Paulo. O projeto tem o objetivo de desenvolver atividades educativas diferenciadas para menores infratores e para grupos de pais de menores, por meio dos universitários, assim, o diálogo acontece de jovem para jovem. A finalidade é conversar na mesma linguagem dos meninos da Fundação Casa, com o intuito de mostrar as oportunidades que eles podem ter.

O Projeto de Intervenção Socioeducativa: Fundação Casa foi criado no final do ano de 2012. Desde então, nas visitas feitas à Fundação, são realizadas oficinas musicais e de educação física e palestras. As principais linhas trabalhadas nas palestras com os menores são: orientação profissional, resgate do protagonismo jovem, identificação com outras atividades profissionais e demandas específicas da Fundação. Os pais também recebem apoio para orientação, e os temas trabalhados são: diálogo familiar, habilidades sociais em família, a troca da culpa por uma reação proativa, assumir postura reativa.

Em algumas ocasiões a Fundação solicita o desenvolvimento de temas específicos para trabalhar com jovens, como foi o caso das oficinas de saúde, prevenção às drogas e educação sexual. O grupo do Unasp desenvolveu uma cartilha sobre drogas para trabalhar com os menores e conscientizá-los. Além disso, certas ações pontuais são realizadas como parte do projeto, uma delas foi a compra de 80 livros da biografia de Ben Carson. Como alguns internos não sabem ler, foram feitas oficinas para passar o conteúdo do livro através de colagens, pinturas, etc. Quem sabia ler, explicou o livro para os colegas e leu trechos mais impactantes. O resultado foi muito positivo, os menores enxergaram parte de sua vida na história de Ben Carson, servindo de motivação e exemplo.