Inovação e Design em Educação

| Campus EAD

Curso/Área

Líder

Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti

Ano de formação

2015

Integrantes:

Quem somos

O grupo de pesquisa “Inovação e Design em Educação ” tem por objetivo analisar a fundamentação teórica, os processos, os produtos e as pessoas envolvidos na interface entre design e educação, a fim de identificar correlações e distinções e derivar princípios gerais que possam aprimorar a aplicação dessas contribuições para a educação a distância e a educação apoiada por tecnologias.

Concebido e inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq) em 2015, o grupo está alocado no Campus Virtual UNASP e conta com a participação de professores e alunos dedicados aos campos de design instrucional centrado no ser humano, design thinking, web design, design da experiência educacional e outras vertentes do design relacionadas à educação.

Publicações recentes

Livros

  • Design thinking para educação presencial, a distância e corporativa (2017). Clique aqui para saber mais sobre o livro.
  • Formação de tutores para EAD (2017)

Artigos científicos

  • Integração entre Design Thinking e Design International para solução de problemas em Educação a Distância (PBL 2018 Conference, Santa Clara, EUA).
  • Coaching reverso na educação corporativa a distância (XXIII CIEAD, Foz de Iguaçu, 2017).
  • Structural and content gamification design for tutor education (Elearn World Conference, Washington, 2016).
  • Uso de recursos de gamificação embarcados em AVA (XXII CIEAD, Águas de Lindoia, 2016).
  • Situações-problema para articular a teoria e prática na formação de tutores para EAD [PBL International Conference, São Paulo, 2016).

Teses, dissertações e monografias

  • CAVALCANTI, Carolina Magalhães Costa. Contribuições do Design Thinking para a concepção de interfaces de ambientes virtuais de aprendizagem centradas no ser humano. Tese apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2015. Acesse aqui.

Linhas de pesquisa

Design instrucional centrado no ser humano

O design instrucional (DI) centrado no ser humano é uma metodologia de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação de soluções educacionais que coloca o aluno no centro do processo e considera os fatores contextuais envolvidos no ensino-aprendizagem.

Design thinking na educação

O Design Thinking (DT) é conhecido em empresas, organizações e instituições como uma abordagem de criatividade e inovação. Nos últimos anos, tem sido adotado no campo educacional com essa mesma característica. O grupo pesquisa investiga o design thinking e suas contribuições para a educação presencial, a distância e corporativa.

Gamificação e design em educação

A gamificação é, em linhas gerais, a utilização de recursos de jogos (games) em situações que não são jogos. Em educação, é utilizada para incentivar o engajamento dos alunos, por meio de recursos como missões e desafios, competição entre pares ou grupos, pequenas conquistas, feedbacks imediatos, narrativas, mistérios e roleplaying, entre outros.

Palestras, workshops e cursos

O grupo de pesquisa pode ser convidado a ministrar palestras, workshops e cursos sobre Inovação em design instrucional, design thinking na educação, metodologias ativas de aprendizagem dentre outros.

Tais ações tem o objetivo de apresentar um tema específico, capacitar equipes para que atuem em projetos educacionais, orientar equipes sobre processos e metodologias que articulam o design e a educação e engajar grupos de trabalho a alcançar os objetivos propostos.

Consultoria

Desenvolvimento de projetos educacionais e projetos profissionais:

Adoção de estratégias e técnicas do design instrucional e design thinking para desenvolvimento de projetos em ambientes escolares e profissionais. Tais estratégias podem ser adotadas para solucionar problemas, inovar ou, até mesmo, como metodologia de ensino-aprendizagem na educação acadêmica e corporativa.

As abordagens e metodologias adotadas consideram, de forma sistêmica, as etapas do desenvolvimento de um projeto que ocorre desde a investigação de um contexto específico, a identificação de um problema, o planejamento de ações, a proposição de soluções até a implementação e institucionalização das mudanças concebidas.

 Artigos científicos para download

Contato