Religiosidade e Espiritualidade na Integralidade da Saúde (REIS)

Ciências Humanas | Campus SP

Curso/Área

Ciências Humanas;

Líder

Dr. Maria Dyrce Dias Meira e Dr. Gina Andrade Abdala

Ano de formação

2013

Integrantes:

Ambrosia Dualc Oliveira dos Santos, Carlos Antônio Teixeira, Erika Yamada Batalha, Josiane Regina Monteiro da Rocha, Juliana Guisardi Pereira, Maria Cecília Leite de Moraes,

O grupo de pesquisas Religiosidade e Espiritualidade na Integralidade da Saúde (REIS), do Unasp campus São Paulo surgiu em 2013 fruto da criação do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde. Organizado pelas doutoras em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) profª Maria Dyrce e Gina Abdala, o grupo é formado por 20 integrantes entre professores, estudantes de Mestrado e pós-graduação além de ex-alunos.

Com o objetivo de contribuir com a comunidade naquilo que refere a entender como a espiritualidade colabora na recuperação da saúde de um paciente, o REIS atua na linha de pesquisa da Promoção da Saúde da família com atenção à saúde mental e espiritual.

Com larga experiência não apenas na publicação de artigos científicos, o grupo já realizou o 1 Simpósio de Religiosidade e Espiritualidade na Integralidade da Saúde em 2015 que teve a presença do Dr. Harold G. Koening, profº da Duke University, considerado o maior especialista do mundo no campo da espiritualidade com mais de 42 livros publicados sobre o tema.

Atualmente, além da pesquisa sobre a espiritualidade no bem-estar de pacientes, o grupo de pesquisas tem uma parceria com a administração paulista da Igreja Adventista o qual associa pesquisas cientificas às Feiras de Saúde realizadas pela instituição nas diferentes comunidades. Entre os projetos de pesquisa estão temas como o “Estilo de vida relacionado à saúde por meio dos oito remédios naturais” e a “Interferência do estilo de vida no desenvolvimento das complicações do diabetes tipo 2”.