Grupo de Estudos em Cibercultura e Comunicação (GECCOM)

Ciências Sociais Aplicadas | Campus EC

Curso/Área

Ciências Sociais Aplicadas;

Líder

Dr. Tales Augusto Queiroz Tomaz

Ano de formação

2011

Integrantes:

O Grupo de Estudos em Cibercultura e Comunicação (Geccom), com sede no Unasp Engenheiro Coelho, está ligado aos cursos de Comunicação Social e Jornalismo. O grupo surgiu em 2011, como fruto dos estudos desenvolvidos por seu coordenador, Prof. Dr. Tales Tomaz. Apenas em 2016, os integrantes do grupo apresentaram 13 pesquisas em congressos regionais, nacionais e/ou internacionais.

Seminários e workshops gratuitos e abertos à comunidade são organizados pelo Geccom. Dois livros também foram publicados com contribuições dos integrantes do grupo, a maioria graduandos que atuam na iniciação científica: “A nova comunicação” (disponível em https://goo.gl/tw4cYz) e “Sociabilidade e comunicação” (disponível em https://goo.gl/zydV7M), ambos organizados pelo Dr. Tales Tomaz.

Entre os teóricos estudados pelo grupo, estão nomes como Martin Heidegger, Jean Baudrillard, Ciro Marcondes Filho, Eugênio Trivinho, Francisco Rüdiger, David Harvey e Zygmunt Bauman. O Geccom é membro da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação, sendo o único à nível de graduação no Brasil a integrá-la. O objetivo das pesquisas desenvolvidas é contribuir para a consolidação e expansão das áreas da cibercultura e da comunicação como áreas de conhecimento.