Formação de Educadores e Cotidiano Escolar (FORME)

Ciências Humanas | Campus SP

Curso/Área

Ciências Humanas

Líder

Dra. Elize Keller Franco

Ano de formação

2015

Integrantes:

O grupo de Formação de Educadores e Cotidiano Escolar (FORME) do Unasp, campus São Paulo, está vinculado a todos os cursos da área de Ciências Humanas sendo formado pelos professores Elize Keller Franco, Cristina Zukowsky Tavares, Catherine Araújo, Dayse Karoline Souza e uma média de mais cinco estudantes da graduação.

O FORME foi criado com o intuito de desenvolver pesquisas que promovam a aproximação do estudante da área de Humanas com os ambientes profissionais onde se dá o exercício da docência. Estudos mostram que a escassa integração com os contextos profissionais e com as realidades da educação básica tem se constituído numa lacuna na formação de professores. A medida que o grupo foi se instituindo e com a aprovação do Mestrado profissional em Educação do Unasp percebeu-se que o estreitamento das relações poderia ampliar-se envolvendo graduação e pós-graduação em parceria com a educação básica no levantamento e compreensão das problemáticas educacionais brasileiros.

Para efeito das pesquisas, o grupo já aproxima seus estudos de caso com escolas da região Sul de São Paulo na pesquisa de desenvolvimento humano com enfoques históricos, educacionais e religiosos.