Coletores refletores parabólicos: alternativa para produção de água aquecida, vapor e eletricidade

Ciências Exatas e da Terra | Campus EC

Curso/Área

Ciências Exatas e da Terra

Líder

Ítalo Alberto Gatica Ríspoli

Ano de formação

2010

Integrantes:

O grupo de pesquisa é coordenado pelo Prof. Dr. Ítalo Ríspoli e vinculado ao curso de Engenharia Civil do Unasp, campus Engenheiro Coelho. O projeto de pesquisa leva o mesmo nome do grupo. Este pretende ser um estudo teórico e um projeto experimental para desenvolver um sistema de aquecimento solar de água potável que melhor se adapte à realidade física e financeira da classe social que não pode adotar essa tecnologia com os atuais padrões de mercado.

O grupo existe desde 2010, porém em 2015 passou a ter um recorte mais específico em sua pesquisa e ganhou o atual nome. Ao final do ano de 2016 recebeu um investimento de R$ 100 mil para o desenvolvimento do experimento. O capital veio de uma parceria com a Atual Indústria e Comércio de Aquecedores Solares e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Atualmente o grupo conta com outros dois pesquisadores, além do coordenador, são eles: Luiz Fernando Kowalski e Maiara Gomes Montaute. Ambos são ex-alunos do Unasp e já faziam parte do grupo antes de terminarem a graduação. A quarta componente é uma aluna voluntária, Yanna Patrícia. Até o momento, a primeira fase do projeto já foi concluída e a equipe está se preparando para começar a segunda etapa.

Ao longo de sua atuação, o grupo participou dos eventos acadêmicos, XXXVII Reunión de Trabajo de la Asociación Argentina de En Energías Renovables y Medio Ambiente. Equacionamento Simplificado para a Estimativa da Irradiação Solar Média Anual em Plano Inclinado Junto ao Dimensionamento de Sistemas de Aquecimento Solar de Água No Brasil – 2015, XV Mostra de Produção Científica do UNISAL. Adequação dos agregados produzidos por usinas de reciclagem para construção civil – 2015 e II Simpósio do Núcleo de Integração Fé e Ensino – 2016.