Laboratório de Fisioterapia

Núcleo de prática profissional | Campus SP

Curso/Área

Ciências da Saúde

Líder(es)

Ano de Formação

Integrantes:

Contato:

O curso de Fisioterapia do UNASP disponibiliza 3 laboratórios com excelentes condições de uso para a graduação de seus discentes, possibilitando o pleno aprendizado de nossos alunos. As disciplinas teórico-práticas de Cinesioterapia, RTN (recursos terapêuticos naturais), RTM (recursos terapêuticos manuais), BMTA (bases métodos e técnicas de Avaliação) e Cinesiologia utilizam o laboratório 1, estes laboratórios aos alunos do primeiro ao quarto semestres. O laboratório 2 apresenta espaço físico para atender a prática supervisionada de fisioterapia em Terapia Manual, que corresponde aos alunos do quinto e sexto semestres. Já o nosso terceiro laboratório responde as investigações dissertativas (laboratório para pesquisas), objetivando a produção de trabalhos científicos. Nos mesmos encontram-se no segundo andar da Policlínica de Fisioterapia do UNASP campus São Paulo.
Disponibilizamos também de alguns setores da Policlínica onde são realizados além de atendimentos para pacientes cadastrados por supervisores, a práticas de técnicas oferecidas na grade curricular.
Dispomos de monitoria especializada, a qual mantém espaço físico em pleno modo para utilização pratica e teórica além do atendimento para esclarecimento de possíveis duvidas trazidas pelos alunos.
CINESIOLOGIA, CINESIOTERAPIA, RTM (Recursos Terapêuticos Manuais), BMTA (Bases, Métodos e Técnicas de Avaliação) – Campus SP
 
 | QUANTIDADE | DESCRIÇÃO
| 9 | Aparelho fisioterapeutico – Ayohama (p/ RTM)
| 22 | Ataduras
| 3 | Bobath 55 cm de diâmetro
| 3 | Bobath 75 cm de diâmetro
| 2 | Estetoscópios
| 1 | Negatoscopio de i corpo, simples, branco – Konex
| 8 | Macas
| 4 | Escadas para macas
| 3 | Banquetas giratórias
| 1 | Professionel massager – Thrive (p/ RTM)
Apresenta uma área física de aproximadamente 100m²
ELETROTERMOFOTOTERAPIA – Campus SP
 
 | QUANTIDADE |                                             DESCRIÇÃO
| 1 | Avatar III US 9005 – KLD
| 1 | Fes Vif 995 – Quark
| 2 | Forno De Bier – Carci
| 2 | Infra-vermelho
| 2 | Nemesys 941 – Quark
| 2 | Parafinas – Carci
| 2 | Physiolux Dual – Bioset (laser HeNe
| 1 | Plasmax IV LHN9709 – KLD (laser HeNe)
| 9 | Aparelho Fisioterapico – Ayohama
| 3 | Sonacel Dual – Bioset (ultra-som 1 e 3 mHz)
| 2 | Tens Vif 993 – Quark
| 2 | Endovector – Bioset
| 1 | Reach Easy – Panasonic
| 1 | Ondas curtas cont. e puls. c/ placas KLD
| 2 | Ondas curtas cont. e puls c/ placas Ibramed
| 2 | Eletro Diagnostico Nemesys – Quark
| 2 | Ultrasons cont. e puls. (1 mHz) – Quark
| 1 | Ultra Violetas – Quark
| 1 | Lazer’s Helio Néon
| 10 | Macas
LABORATÓRIO 2 – Campus SP
 (PARA PRÁTICA ASSISTIDA DE TERAPIA MANUAL)
 
 | QUANTIDADE | DESCRIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
| 12 | Macas
| 5 | Banquetas giratórias
| 6 | Escadas para macas
| 9 | Biombos
| 14 | Colchonetes pequenos
| 14 | Travesseiros pequenos
| 2 | Fornos de Bier
| 11 | Almofadas para apoio do quadril (retângulos)
| 5 | Almofadas para apoio dos MMII (triângulos)
| 3 | Almofadas para apoio dos MMII (cilíndricas)
| 1 | Lousa grande (quadro negro)
| 1 | Mesa e cadeira para o professor
 
GINÁSIO: ESPAÇO FÍSICO = 60M²
 | QUANTIDADE | DESCRIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
| 4 | Esteiras
| 1 | Maca osteostática
| 1 | Maca normal
| 2 | Mini-trampolim
| 2 | Pranchas de equilíbrio
| 2 | Círculos de equilíbrio
| 1 | Escada e rampa
| 10 | Colchonetes grandes
| 8 | Colchonetes pequenos
| 1 | Aparelho de Musculação Multifuncional (PHYSICUS)



LABORATÓRIO DE GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA
Cursos que fazem uso deste laboratório: Ciências Biológicas

O Laboratório de Geologia e Paleontologia têm sido um instrumento importante na integração dos conteúdos teórico e prático das respectivas disciplinas do Curso de Biologia. O acervo de rochas e minerais, além de maquetes e quadros temáticos, permite ao aluno trabalhar e exercitar situações muito próximas da realidade e simular processos geológicos comuns na natureza. O Laboratório de Paleontologia conta com uma coleção de fósseis e réplicas representativa de todos os períodos do tempo geológico e tem capacitado o aluno a acompanhar e avaliar a diversificação e as variações dos seres vivos ao longo do tempo geológico. A ênfase nas atividades práticas, tanto na disciplina de Geologia como de Paleontologia, tem comprovado a eficácia deste instrumento na formação do conhecimento e na capacitação dos alunos.

 | Descrição | Quantidade
| Armários de madeira com tampa de vidro | 3
| Bancadas de mármore com pias, torneiras, tomadas elétricas e bicos de gás | 8
| Quadro branco | 1
| Relógio de parede | 1
| Extintor de incêndio | 1
| Caixa de Primeiros Socorros | 1
| Jogos de peneiras granulométricas com aberturas de 2,0/1,0/0,5/0,25/0,125/0,625 mm | 6
| Aparelho GPS Etrex | 1
| Ecobatímetro Piranha 1 | 1
| Refratômetro Shybuia (0-28) de salinidade total | 8
| Pegador de fundo Van-Veen para coleta de sedimentos | 1
| Caixas contendo amostras de rochas sedimentares, ígneas, metamórficas e minerais-minério | 28
| Kits para determinação de minerais (traço, dureza, cor, transparência) | 20
| Quadros temáticos: identificando rochas sedimentares, ígneas, metamórficas, coluna geológica/registro fóssil, processos geológicos; | 5
| Maquetes: o aparelho vulcânico, bacia sedimentar indicando reservas de óleo, relevo e estruturas geológicas (sinclinais e anticlinais) | 3
| Coleções de minerais e minérios: gemas polidas, minerais metálicos, minerais industriais e minerais energéticos. | 4
| Computador  | 1
| Amostras de fósseis incluindo invertebrados marinhos, peixes, dentes, restos de vegetais, vértebras, etc. | 60
| Réplicas de gesso incluindo invertebrados marinhos, répteis, aves, peixes, insetos e restos vegetais.   | 64
| Réplicas de crânios incluindo hominídeos extintos, símios e homem atual. | 8
| Réplicas plásticas de répteis extintos (dinossauros); | 19

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