Acontece no UNASP

XVII semana de Letras e Tradutor e Intérprete do Unasp teve poesia, literaturas e traduções

O Unasp, campus Engenheiro Coelho, realizou a XVII semana de letras e tradutor e intérprete, que teve como título, “nas entrelinhas do idioma: línguas, poesia e tradução”.

Texto: Redação

 

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realizou a XVII semana de letras e tradutor e intérprete, que teve como título, “nas entrelinhas do idioma: línguas, poesia e tradução”. Os alunos contaram com a presença de palestrantes que atuam na área, como o professor Humberto Moura, que trouxe para os que estavam presentes na palestra, o lançamento do seu livro intitulado Maresia.  O coordenador do curso, professor Milton Torres disse que foi de extrema importância fazer o lançamento do livro na semana. “Houve vários incentivos para os alunos de letras e tradutor que gostam de escrever possam começar a sua própria carreira de escritor”, afirma o professor.

A professora Ana Schäffer é a responsável pela organização da semana e explica que o tema partiu da perspectiva de que dentro do idioma há muitas linguagens em ação o tempo todo, por exemplo, a poesia opera em favor da linguagem, a tradução da mesma forma, as duas conversam no mesmo idioma. “Nas semanas especiais há oportunidade de contatos profissionais e pesquisas acadêmicas, interação com professores de outras universidades e troca de ideias”, enfatiza Ana Schäffer.

Os alunos estão aproveitando a semana ao máximo e as palestras estão sempre cheias, a aluna Milena Guimarães contou que ficou maravilhada com o evento. “Esta semana de tradutor está sendo realmente maravilhosa, as palestras têm sido produtivas e ao mesmo tempo divertidas”, ressalta a aluna do curso de tradutor. Além das palestras os alunos também puderam contar com um dia de oficinas, as mesmas foram voltadas para ambos os cursos, dentre elas podemos destacar duas, a de interpretação e sobre APPs de celular para tradução. “As oficinas ajudam bastante na prática profissional com certeza tudo que ouvi e aprendi vão me ajudar na minha carreira”, enfatiza Milena.

O objetivo da semana é enfatizar uma temática específica na qual os professores e alunos deixam as práticas acadêmicas cotidianas e se dedicam a uma reflexão sobre os domínios específicos e de sua escolha. “Pelos rumores de alunos e professores, a semana tem superado as expectativas em termos de cumprimento de seus objetivos”, finaliza a professora Schäffer.

Veja mais