XV Semana de Administração do Unasp discute inovação em tempos de crise

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Escrito por

Redação

Publicado em

28 out 2016

O significado de inovar segundo o Dicionário Aurélio é: introduzir novidades; renovar; inventar; criar. Inovação é um tema que abrange em grande parte as áreas de tecnologia, engenharia e marketing. Entretanto, devido ao desenvolvimento econômico, esse termo ganhou apreciação dentro de contextos empresariais, já que nesse meio, inovar é sinônimo de desenvolver.

A literatura deixa claro que inovação não é só tecnologia, e que foram em meio às maiores crises que surgiram as mais importantes inovações. Inovar também é sinônimo de um novo serviço, processo, produto, melhoria e diferenciação em meio à concorrência. Com esse conceito, o curso de Administração do Unasp, campus Engenheiro Coelho, realizou a XV Semana de Administração, com o tema: “Vencendo a crise com Inovação”.

O coordenador do curso, Everson Mückenberger, ressalta que a intenção em discutir esse assunto, é devido a atual situação do Brasil. “A crise é o momento de pensar fora da caixinha. A ideia é levar os alunos a olhar para esse contexto e identificar oportunidades de negócios que a própria situação proporciona”, explica.

Para influenciar a troca de informação com profissionais que já atuam no mercado, os alunos do curso tiveram a oportunidade de participar de palestras com mestres e doutores da área. Além de que, durante o ano eles passaram pela experiência do Projeto Integrador, no qual tinham o desafio de encontrar maneiras de sobreviver dentro de situações de crise. O formando em administração André Rodriguez, destaca a importância do assunto escolhido, já que o profissional tem que estar em contínua adaptação. “Constantemente o mercado passa pelo processo de inovação. Esse tema nos mostra a importância disso e testa a capacidade de gestão do administrador no processo de inovação”, diz o estudante.

A intenção da semana, é desenvolver nos futuros administradores do Unasp-EC, a visão de identificar oportunidades em tempos de crise, como explica o coordenador Mückenberger. “Essa é uma habilidade essencial do administrador. O dia-a-dia demanda essa capacidade de lidar com problemas o tempo inteiro e buscar soluções para tais”, acrescenta.

Projeto Integrador

O processo de preparação do Projeto Integrador acontece desde o início do ano. Os grupos são como “miniempresas” e são formados por alunos de todos os períodos do curso, cada período corresponde à um determinado cargo da empresa. Os grupos têm a função de criar projetos de gestão e trabalhar como uma empresa de verdade. O auge da semana é quando os alunos apresentam os seus projetos, e estes, são avaliados por doutores que são convidados para o evento.

Os avaliadores escolhem os três melhores projetos, e no evento de encerramento, os três escolhidos, apresentam os seus trabalhos. Uma comissão julgadora, formada por profissionais da área, escolhe o primeiro, segundo e terceiro lugar do Projeto Integrador do ano. Neste mesmo dia, também ocorre a entrega do mérito acadêmico aos melhores alunos do semestre.