Não Classificado

Web série traz novidade e motiva estudantes do Unasp SP

Universitários de todos os cursos de graduação do Unasp campus São Paulo estiveram, no dia 12 de março, no templo do campus para assistirem à estreia da web série “The Experience”. O primeiro episódio contou a história de Sílvia, uma estudante de Pedagogia que se depara com uma gravidez indesejada aos 18 anos. Ao ser […]

Texto: Redação

Universitários de todos os cursos de graduação do Unasp campus São Paulo estiveram, no dia 12 de março, no templo do campus para assistirem à estreia da web série “The Experience”.

O primeiro episódio contou a história de Sílvia, uma estudante de Pedagogia que se depara com uma gravidez indesejada aos 18 anos. Ao ser amparada por sua professora, Sílvia conta a ela seu receio por dizer esta notícia aos pais e a preocupação em não conseguir conciliar a faculdade com o bebê. Confusa, a personagem considera que talvez seja melhor interromper a gestação.

O episódio termina desafiando os estudantes espectadores: – Será que Sílvia vai conseguir motivação para prosseguir? Como você acha que termina essa história: Sílvia decide resolver o problema por conta própria ou volta e pede a ajuda da professora? Estas interrogações estimularam os alunos que, desde a estreia, estão se reunindo em grupos para sugerir desfechos alternativos para a história de Sílvia. Desta maneira, eles analisam de forma prática o conceito de motivação. 

Para o estudante do Curso de Educação Física, Patrick Siqueira, histórias como essa servem como ensino. “Quando a gente passa a ver situações de outras pessoas, que também podem acontecer na nossa vida, temos uma visão externa dos fatos e buscamos pensar um pouco mais sobre o que faríamos. Vendo essas experiências, conseguimos ter mais motivação para enfrentar os problemas e desafios quando vierem a nós”, considerou.

“Foi emocionante ver como o pessoal se conectou com a proposta inicial. Creio que os professores também compraram muito a ideia. Espero vermos boas discussões sobre o tema da motivação, e outros vídeos interessantes a partir do drama vivido por Sílvia, a primeira personagem da web série”, afirmou Antônio Braga, diretor de desenvolvimento espiritual do Unasp SP.

A cada início de bimestre, no decorrer do ano letivo, será apresentado um novo episódio da web série que trará, sequencialmente, a discussão de outros conceitos. Cada um deles é atributo derivado da graça de Deus e está fundamentado no texto bíblico: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”, localizado em Efésios 2:8.

A proposta faz parte do Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual para 2014, que tem por objetivo estimular nos estudantes o desejo de ter uma experiência plena com Deus. O plano é coordenado pela Pastoral Universitária do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Unasp, e orienta as atividades espirituais nos três campi da instituição.

No campus São Paulo, a estreia ocorreu no horário de uma aula, em um culto com dinâmica diferenciada. Diretores e professores participaram da introdução do primeiro tema. Na abertura do encontro, o diretor de graduação, Ilson Tercio, ao recepcionar os alunos, enfatizou que o templo do campus é a sala de aula especial deles. Em seguida, Helio Carnassale, diretor geral do Unasp SP, ressaltou que o objetivo de ações como esta é “abastecer você de motivos espirituais para que eles sejam seus motivadores”, disse aos estudantes enquanto abria sua reflexão sobre motivação.

Os professores Alberto Neri, teólogo e psicólogo, e Derson Lopes, administrador e teólogo, discorreram sobre os significados da palavra motivação. “Quando a motivação é pouca, você pode até começar uma mudança, mas não a mantém. A motivação que mais funciona é a que está fundamentada em um princípio. Essa é a maior fonte de motivação”, exemplificou Neri.

Vestindo uma longa capa preta com capuz, o pastor Braga entrou lamentando: “Ah, minha vida! Como é difícil minha vida…”. Ao arrancar a capa que simboliza essa lamentação, desafiou os universitários: “Você anda vestido de tristeza e de morte, ou está disposto a viver de alegria?!”

Logo após a exibição do primeiro episódio de web série, ele retornou. Desta vez, fantasiado de caranguejo. O caranguejo é um crustáceo que, ao ser recolhido no manguezal, não consegue sair do recipiente em que é colocado, pois os outros da mesma espécie o impedem de subir enquanto também tentam chegar ao topo. Através dessa metáfora, Braga alertou para o cuidado de não permitir que a influência, por vezes negativa, de pessoas do convívio diário retire dos alunos a motivação.

“A descontração deixou o pessoal mais atento e curioso. Foi uma ideia bem legal para levar todos a pensarem e motivar as pessoas a discutirem o assunto”, considerou Gésia Ruckdeschel, aluna ingressante no Curso de Enfermagem.

Ao final do culto, o pastor Daniel Lüdtke encorajou os universitários ao cantar a música “Josué 1” que fala da confiança que Josué depositou em Deus ao receber dele um grande desafio.

“Acho que o momento de se envolver nesse projeto é no dia a dia. Às vezes um colega ou um amigo está passando por necessidade. Você pode ajudar sem perceber. Pode ser que não estejam tão longe. As pessoas necessitam de você para motivá-las”, acredita Patrick.

por Murilo Pereira

Veja mais