Impacto Social

Vovôs e Vovós frequentam Faculdade da Terceira Idade no Unasp

Já imaginou seus avós frequentando a faculdade? Hoje, 26 de julho é Dia dos Avós, e no UNASP Hortolândia eles tem espaço para cursar a Faculdade da Terceira Idade. No Unasp Hortolândia, os vovôs e vovós têm a oportunidade de aprender coisas novas ao participar da Faculdade Adventista da Terceira Idade (FATI). Nela, são oferecidas […]

Texto: Sabrina Girotto

A FATI possui hoje 25 alunos matriculados para as aulas.

Já imaginou seus avós frequentando a faculdade? Hoje, 26 de julho é Dia dos Avós, e no UNASP Hortolândia eles tem espaço para cursar a Faculdade da Terceira Idade. No Unasp Hortolândia, os vovôs e vovós têm a oportunidade de aprender coisas novas ao participar da Faculdade Adventista da Terceira Idade (FATI). Nela, são oferecidas as disciplinas de Arte terapia, Fotografia, Biologia do Envelhecimento, Saúde Bucal, Religiosidade, Artesanato, Tópicos em Promoção da Saúde, Qualidade de Vida na Velhice, Memória e Cultura, Espanhol, Inglês, Artes Cênicas, Expressão Corporal, Canto Coral, Física e Química na prática, Inclusão Digital e Psicologia. Atualmente coordenada pela Ms. Prof. Magda Andrade, a FATI é um local onde os alunos podem aprender e conhecer novas pessoas.

A Dr. Prof. Helena Brandão, fundadora da Faculdade Adventista da Terceira Idade, conta que a ideia surgiu em 2013, a partir de seus estudos sobre o envelhecimento e a importância de o idoso aprender coisas diferentes que mexam com a mente e o corpo. Helena se baseou em projetos já existentes em grandes instituições privadas e públicas. Ao implantá-los no Unasp Hortolândia, se tornou a fundadora da primeira e única faculdade para idosos no meio adventista, em nível mundial.

Para ela, é de grande importância que o idoso esteja ativo. “O envelhecimento está relacionado a perda de algumas funções cognitivas e o aumento da dependência dos recursos sociais. Sendo assim, a FATI proporciona um ambiente próprio para a construção do conhecimento e das amizades” concluiu a coordenadora.

Com aulas de terça e quinta-feira, a aluna Aldaíza Helena, aposentada de 70 anos, conta que a faculdade foi algo que alegrou seus dias. Dada, como é carinhosamente conhecida, diz que sentiu vontade de se atualizar e interagir com pessoas da sua faixa etária. “Aqui, conheci novas pessoas e aprendi muita coisa diferentes. Passei por dificuldades no começo, pois estava a muito tempo sem estudar, mas consegui. Tive um aprimoramento pessoal desde que comecei a frequentar a FATI. Além das aulas, temos eventos, como o Chá Inglês, onde viemos todos caracterizados para nos divertirmos e colocarmos em prática o que aprendemos nas aulas e inglês” contou.

As aulas da Faculdade da Terceira Idade neste semestre retornarão no dia 7 de agosto, com aulas das 14h às 16h. Disponível para todos os interessados a partir dos 50 anos, a FATI tem hoje 25 alunos matriculados.

Nas aulas eles aprendem Arte terapia, Fotografia, Biologia do Envelhecimento, Saúde Bucal, Religiosidade, Artesanato entre outros conteúdos do seu interesse.

Veja mais