Impacto Social

Voluntários do Unasp trabalham na Patagônia

Ao contrário do que popularmente se espera dos brasileiros, o ano de 2016 começou muito antes do feriado de carnaval para um grupo de voluntários do projeto Change Your World (Mude o seu Mundo). Já na segunda semana de janeiro, 11 jovens e adultos de diferentes Estados partiram para uma jornada de 10 dias na […]

Texto: Ana Paula Ramos

Ao contrário do que popularmente se espera dos brasileiros, o ano de 2016 começou muito antes do feriado de carnaval para um grupo de voluntários do projeto Change Your World (Mude o seu Mundo). Já na segunda semana de janeiro, 11 jovens e adultos de diferentes Estados partiram para uma jornada de 10 dias na região da Patagônia argentina, para realizar ações comunitárias em pequenas cidades da localidade. Este foi o primeiro projeto do ano organizado pelo Centro de Voluntariado Berndt Wolter do Unasp-SP.

A principal ação realizada pelo grupo foi a Feira de Saúde para adultos e a versão “kids”, com atividades lúdicas para mais de 200 crianças de escolas públicas em um programa de férias oferecido pela prefeitura local. Em 10 dias, 7 feiras itinerantes foram realizadas, oferecendo orientações básicas e importantes à população, com base nos chamados “oito remédios naturais”, entre eles, as atividades físicas, a alimentação saudável e a confiança em Deus, além do teste de glicemia, aferição de pressão, peso e altura para avaliar as condições básicas de saúde dos participantes. “Uma iniciativa linda e útil a comunidade. Comumente não vemos esse tipo de ação por aqui”, conta Ximena Romero, dona de casa que acompanhou as ações com as crianças no local.

Professor, bancário, psicólogo, mergulhador profissional e também um tecnólogo em radiologia faziam parte do grupo. A disposição em ajudar e compartilhar um pouco de conhecimento e amor ao próximo é o que move esses voluntários cristãos das mais diversas formações. Ao participar desse projeto, o tecnólogo William Figueiredo, chegou a conclusão de que essa é uma experiência única e todas as pessoas deveriam tê-la pelo menos uma vez na vida. “É recompensador estar inserido em uma cultura diferente e fazer a diferença na vida das pessoas mesmo que em pouco tempo. Pessoas que necessitam de uma mão estendida, que necessitam da palavra de Deus”, conclui.

Com bicicleta também se faz missão

O grupo de voluntários do Unasp-SP também encontrou uma maneira muito interessante de fazer parte dessa missão: pedalar mais de 200 km pela região para entrar em contato com as pessoas que basicamente só observam os turistas e itinerantes passarem enquanto trabalham. Proprietários de negócios locais, seguranças e outras pessoas à beira das estradas. Além de chamar a atenção por onde passavam, os 5 voluntários ciclistas abordaram essas pessoas para demonstrar que eles também são importantes, entregando-lhes um livro sobre esperança e convidando-os a fazerem parte da feira de saúde durante às noites.

Autoridades e a população local demonstraram gratidão pela iniciativa do grupo brasileiro, abrindo as portas pra que as ações acontecessem. “Tivemos total apoio da prefeitura de Villa La Angostura. Eles nos cederam o espaço para ficarmos e prepararmos as refeições do grupo, nos permitiram fazer parte do programa de férias organizado por eles para as crianças e querem que voltemos mais vezes”, relata o coordenador do Centro de Voluntariado, Marcos Eduardo G. de Lima que também fez parte do grupo como um dos responsáveis e voluntário do projeto. O grupo também foi convidado para dar entrevista em uma rádio local, para dar mais informações sobre o projeto.

Parte de um grupo de jovens adventistas “Calebes”, projeto brasileiro adotado por outros países da América do Sul, também juntou-se aos voluntários para ajudá-los na tradução, logística e no preparo das refeições. Além de serem cidades simples compostas em boa parte por famílias de poucos recursos, “essa é uma região turística de difícil penetração e crescimento da Igreja Adventista”, explica Lima, o que torna o projeto uma forma de também abrir portas para a mensagem cristã e fortalecimento daqueles que já fizeram parte do movimento adventista. Os “Calebes” continuaram realizando ações por toda a Argentina durante o mês de janeiro. Neste ano, outros 10 projetos no Brasil e em outros países acontecerão em julho.

Ainda há vagas para profissionais e jovens universitários que desejam fazer parte desse movimento de transformação, que tem levado mudança ao mundo daqueles que participam e recebem ajuda. Não é preciso ser aluno ou servidor do Unasp para fazer parte deste movimento. Mais informações podem ser encontradas na página oficial do Centro de Voluntariado no Facebook no endereço www.facebook.com/voluntariosunasp.

Veja mais