Vida no Campus

Volta às aulas e o novo normal no Colégio UNASP Hortolândia

Colégio Unasp Hortolândia abre suas portas para a volta às aulas depois de quase um ano fechada. Mas apresentando novas estratégias de ensino.

Texto: Sabrina Girotto

Pai acompanhando filho até a porta de entrada do colégio.
Colégio Unasp volta à aulas e recebe os alunos em um novo formato de ensino.

Hoje o ano letivo no Colégio UNASP Hortolândia começou! E o “novo normal” do colégio é a presença de 25% dos alunos presencialmente. A cada dia da semana, um grupo de alunos estudará dentro das salas de aulas com os professores e os demais, continuam a assistir essa mesma aula, mas através da plataforma zoom. No dia seguinte, outro grupo participa presencialmente, e assim por diante, estendendo a oportunidade da aula presencial a todos os alunos.

Aulas Síncronas

Seguindo as medidas governamentais de segurança, os alunos foram divididos em grupos de até 10 alunos por turma para estarem presencialmente no colégio.

Durante os primeiros quatro dias da semana, um grupo de alunos participar presencialmente, de acordo com um cronograma previamente enviado pela escola. Na sexta-feira, todos assistem a aula pelo zoom. Sendo assim, a equipe técnica do colégio arquitetou estruturas com câmera, microfone, projetor e computadores em todas as salas de aulas para que os professores possam dialogar tanto com os alunos na modalidade presencial quanto de forma remota.

Saudades da escola

Já nos primeiros minutos da abertura dos portões, podia-se notar a felicidade dos alunos por estarem de volta à escola. Caroline Frank, aluna do 3ºA, contou que nem conseguiu dormir a noite de tão ansiosa! “Só de poder estar vindo para a escola um dia na semana, já é gratificante. Fiquei um ano sem ver meus amigos, então estou muito feliz de poder voltar” confessou a aluna, animada.

Preparados para o novo

“Está sendo uma fase de adaptação e também de muito aprendizado”, contou Ronadab Farias, vice-diretor do Fundamental ll e Ensino Médio. “Está sendo muito legal vivenciar tudo isso! Estamos seguindo todos os protocolos de segurança e higienização, o que tranquiliza alunos, colaboradores, professores e pais” finalizou Farias.

Professores dão aulas para alunos on-line e presencialmente.

Para Carlo Magno, professor de matemática do Ensino Médio, receber os alunos de forma presencial foi também um incentivo aos que estão do outro lado da tela. “Quem está em casa pode ver e ouvir os alunos aqui na escola participando da aula e fazendo perguntas e são estimulados a também participarem. Esse método híbrido está show!” brincou.

Professores capacitados

O UNASP Hortolândia conta com 2885 alunos entre Educação Infantil, Fundamental l, Fundamental ll e Ensino Médio. E para receber os alunos, todo o time de professores, diretores e colaboradores do UNASP Hortolândia, passaram por duas semanas de capacitações. Estes receberam treinamentos, palestras e orientações para estarem em harmonia com a nova forma de dar aulas; o sistema híbrido de ensino, que abrange a modalidade presencial e online de forma síncrona.

Eduardo Moreira , diretor da Educação Básica explicou que um dos critérios para a determinação dos dias de ida ao colégio foi o de parentesco. “Sabemos que muitos alunos aqui da educação básica possuem irmãos que estudam no colégio UNASP. Para facilitar a logística dentro das casas, nós da direção escolhemos este método” contou Moreira.

Confira como foi à volta as aulas no Unasp Hortolândia:

Veja mais