Acontece no UNASP

Você é um curioso ou um pesquisador? Descubra na próxima Mega Class de Metodologia científica

Web Class de metodologia científica incentiva alunos a tornarem-se pesquisadores

Texto: Glória Barreto

Quem nunca sonhou em ser um cientista e fazer grandes descobertas? A universidade é um ambiente de pesquisa que busca incentivar alunos curiosos a procurarem soluções para os mais diferentes problemas existentes na atualidade.  Buscando incentivar seus alunos a serem pesquisadores, as aulas de metodologia científica do UNASP, que agora fazem parte das Mega Class, trazem em sua essência uma dinâmica diferenciada para estimular alunos a serem mais ativos na construção do conhecimento.

Usando exemplos práticos, games, desafios durante a aula e apresentando técnicas, a Mega Class segue criando possibilidades para que os universitários possam alcançar seus objetivos acadêmicos no campo da pesquisa. Afinal, para que o estudante se torne um pesquisador eficiente, é fundamental que ele domine os métodos de estudo, seja para desenvolver-se na vida acadêmica, seja para a execução do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

professor universitário Francislê Souza
Francislê Sousa, professor da disciplina de Metodologia Científica da Mega Class UNASP

Segundo os professores da disciplina, na próxima quinta-feira, dia 03 e setembro, a Mega Class vai apresentar para os alunos as diferentes dimensões existentes na metodologia de pesquisa que vão muito além da teoria.

“Geralmente foca-se muito na dimensão cognitiva, nas leituras e metodologias”, adianta um dos professores responsável pela aula da próxima quinta, Francislê de Souza, “mas existem ouras dimensões de natureza mais emocional, comunicacional, organizacional que são fundamentais para você ter sucesso no empreendimento acadêmico: estudar, aprender, desenvolver projetos de pesquisa”.

Dentro destas dimensões, os alunos poderão compreender como a metodologia de pesquisa pode ajudá-lo em: como aprender, como pesquisar e como ter a habilidade de fazer buscas ou selecionar informações de fontes com sustentação científica.

Um jogo que vale nota

Além de receber uma aula bem preparada por doutores e mestres na área, vale lembrar que durante a mega class os alunos participam de um “quiz”, a cada participação ele acumula pontos que farão parte de sua nota do final.

“Para o aluno se dar bem é preciso estar atento a aula e realizar as atividades que são passadas. Esse quiz faz parte do processo de pontuação do Mega Game. Que ao final vale 10% da nota do aluno. Ou seja, os pontos serão acumulados durante o semestre”, explica Souza.

Neste formato não adianta o aluno assistir a aula depois, porque a participação no game só é possível durante a aula.  “Toda aula tem dois pequenos testes, no início, no meio ou no final, escolhidos do ponto de vista pedagógico. A cada aula é realizado um ranking e os professores dizem quem está a frente, incentivando os alunos a estudarem mais e estarem mais atentos”, garante o professor.

Atividades complementares e apoio a pesquisa

Para que os alunos possam se aprofundar, os professores também disponibilizam no Ambiente Virtual do Aluno (AVA) leituras complementares, videoaulas e um conjunto de materiais que podem beneficiar os alunos.

“Uma das primeiras coisas que indicamos no início da disciplina, são locais onde os alunos podem encontrar informações credíveis: como o Google Acadêmico e o SciElo, que são grandes bases de dados de acesso gratuito, onde ele pode encontrar bons conteúdos e artigos”, acrescentou Souza.

Além de oferecer muito conteúdo e incentivar a pesquisa, para os alunos que estão na fase final do curso de graduação, na construção do TCC, o UNASP disponibiliza um orientador que vai apoiá-los de maneira mais próxima, mostrando fontes de conteúdos e pesquisa nas áreas especificas.

Curioso ou pesquisador?

E se você ainda tem dúvidas se você é um curioso ou um pesquisador em potencial, assista o vídeo abaixo e entenda melhor esta disciplina:

Veja mais