Acontece no UNASP

Violência contra mulheres é discutida em Aula Magna de Direito no Unasp SP

A violência contra mulher é uma realidade presente no mundo todo. Casos de assédio, exploração sexual, estupro, agressões físicas e psicológicas são relatados há muitas décadas. Levando em consideração a importância do tema, o curso de Direito do Unasp SP, promoveu uma Aula Magna a fim de discutir o problema e levantar, juntamente com os […]

Texto: Aira Annoroso

A violência contra mulher é uma realidade presente no mundo todo. Casos de assédio, exploração sexual, estupro, agressões físicas e psicológicas são relatados há muitas décadas. Levando em consideração a importância do tema, o curso de Direito do Unasp SP, promoveu uma Aula Magna a fim de discutir o problema e levantar, juntamente com os universitários, possíveis soluções que diminuiriam o número de mulheres violentadas principalmente no Brasil. “A Aula Magna é a aula principal de início de um curso, sempre seguindo a linha de pesquisa e a estrutura do mesmo. O curso de Direito do Unasp tem como coluna vertebral a luta pelos direitos e garantias fundamentais de todo cidadão”, afirma o me. Walter Rubini Boneli da Silva, coordenador do curso de Direito do Unasp SP.

Para a desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo e coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMESP), e palestrante da aula, Angélica Almeida, é imprescindível que os centros universitários abordem este tipo de tema. “Isso faz com que os alunos se tornem agentes transformadores da sociedade”, completa.

As questões mais discutidas na aula foram ideias de políticas públicas que poderiam diminuir os casos de violência contra mulheres. “Não basta que a mulher vá à delegacia e faça a denúncia, é preciso que ela tenha condições de voltar para casa, porque às vezes a situação é tão grave que ela precisa de um acolhimento num abrigo ou casa específica. Ou seja, são situações que precisam ser analisadas pelo poder municipal. É preciso uma equipe multidisciplinar que acolha esta mulher em risco de violência e atue junto com o poder judiciário e a academia”, explica a desembargadora. A profissional do direito acredita que nessa ideia de política pública, as universidades podem contribuir através dos alunos estagiários que fariam parte da equipe multidisciplinar de apoio.

Segundo o me. Walter Rubini Boneli da Silva, aulas debatendo este tipo de assunto serão frequentes no curso de Direito do Unasp SP. “Como nossos alunos serão agentes transformadores da sociedade, com valores bem diferenciados ante a nossa proposta educacional e cristã, os temas sociais e de inclusão sociais e de inclusão com certeza serão tratados em nossa academia nos próximos eventos”, conclui o coordenador.

Veja mais