Impacto Social

Universitários promovem Dia Mundial da Saúde em praça pública

A fim de incentivar a população na busca pela saúde e bem-estar, os jovens do Centro Universitário campus Hortolândia (Unasp – Ht) estarão realizando na manhã da próxima quinta-feira, 06 de abril, a IV comemoração pelo dia Mundial da Saúde. Com atividades recreativas, academia para terceira idade, circuito funcional, aula de zumba, aferição de pressão, […]

Texto: Redação

A fim de incentivar a população na busca pela saúde e bem-estar, os jovens do Centro Universitário campus Hortolândia (Unasp – Ht) estarão realizando na manhã da próxima quinta-feira, 06 de abril, a IV comemoração pelo dia Mundial da Saúde. Com atividades recreativas, academia para terceira idade, circuito funcional, aula de zumba, aferição de pressão, testes físicos e degustação de frutas e sucos. Para participar, basta trazer um quilo de arroz ou feijão. A programação vai acontecer na Praça do Parque (praça da Sabesp), no bairro Parque Ortolândia, das 7h às 9 horas.

O evento é para comemorar o Dia Mundial da Saúde, afinal ser saudável é muito mais do que a ausência de doenças. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o conceito de saúde é mais amplo, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Esse ano a OMS está conscientizando a população sobre o problema da depressão, alertando para a necessidade de aumentar os serviços prestados às pessoas com transtornos emocionais e mentais.

O evento promovido pelos estudantes busca incentivar a prática de atividades físicas no tratamento e prevenção da depressão. Pois segundo um dos organizadores do evento, Eliezer Moura, o exercício é um grande aliado no tratamento da doença. “Além de diminuir gordura corporal e melhorar da autoestima, a prática de exercícios também é um auxilio a depressão, porque melhora a atividade da dopamina e serotonina no cérebro. A falta destes neurotransmissores está relacionada a falta de motivação, falta de prazer e contentamento”, destaca Moura.

Saúde para todas as idades

Como é o quarto ano que o Centro Universitário realiza este evento, alguns grupos já confirmaram presença, como o grupo de aposentados Feliz Idade e as mulheres do Emagrecendo com saúde. Mas para a coordenadora do projeto, professora Olga Monteiro as atividades englobam pessoas de todas as idades. “Quem estiver disposto a praticar exercícios ou fazer novos amigos, pode vir participar. Tenha 5 ou 100 anos, todos são bem-vindos. Nosso intuito é motivar as pessoas a se cuidarem, praticarem exercícios e buscar uma real qualidade de vida” explicou Olga.

Segundo os organizadores, para garantir a segurança do evento o grupo de Bombeiros da cidade também estará presente e os alimentos arrecadados serão doados a Comunidade Africana da cidade.

Veja mais