Artigo

Universitários do Unasp participam de Simpósio Internacional de Iniciação Científica

Foram 35 trabalhos apresentados de iniciação cientifica de universitários do Unasp no simpósio da USP. Universitários dos cursos de pedagogia e história do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, participam no 27° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (27º SiicUSP).  Ao todo 35 alunos, sendo 27 de pedagogia […]

Texto: Jocemara Mai

Foram 35 trabalhos apresentados de iniciação cientifica de universitários do Unasp no simpósio da USP.

Universitários dos cursos de pedagogia e história do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, participam no 27° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (27º SiicUSP).  Ao todo 35 alunos, sendo 27 de pedagogia e 8 de história apresentaram seus trabalhos na unidade da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

No Simpósio os alunos do Unasp-EC apresentaram projetos de pesquisas com embasamento na cidade de Engenheiro Coelho. No curso de história os alunos se movimentaram em apresentar a relação do passado histórico com o presente, problematizando a história local. “Meu trabalho visou mostrar o patrimônio e identidade social da escola Antonio Alves Cavalheiro. Mostrando para os alunos que eles fazem parte do primeiro núcleo urbano da cidade, sendo um prédio histórico”, ressalta o estudante de história Lucas Almeida.

Para os alunos do curso de pedagogia, o trabalho partiu dos projetos desenvolvidos nas escolas municipais de Engenheiro Coelho. A estudante Ronara Aparecida, apresentou o tema sobre o envolvimento da aprendizagem na afetividade, apontando as dificuldades que as crianças enfrentam. “Foi uma grande experiência de aprendizagem, desde o tema que envolve tantas crianças como o conhecimento de pesquisar a respeito e demostrar na prática tudo o que foi absolvido”, assegura.

Segundo a coordenadora do curso de pedagogia um evento como esse contribuiu na vida acadêmica dos universitários. “Os alunos compartilham as experiências do Unasp e trazem vivências interessantes de fora. É de grande valia eles conhecerem outros professores, outros ambientes acadêmicos e serem avaliados por olhar de outros docentes”, explica.

Os participantes são bolsistas do Programa de Residência Pedagógica e PIBID do Unasp-EC e estabeleceram record em trabalhos apresentados no Simpósio. “Fomos os únicos do Brasil a participar na FEUSP sendo bolsistas do programa”, afirma o coordenador do curso de História, Elder Hosokawa.

Programação
O 27º SiicUSP conta com duas etapas, uma nacional e a outra internacional. Os universitários do Unasp participaram da primeira etapa e aguardam o resultado da segunda, onde participam com estudantes de todas as áreas do conhecimento e de universidades estrangeiras. O resultado será divulgado no dia 5 de novembro, no site do evento.

 

Veja mais