Universitários do Unasp participam de Simpósio Internacional de Iniciação Científica

Artigo

Escrito por

Jocemara Mai

Publicado em

27 set 2019

Crédito imagens

Helder Hosokawa/Arquivo Pessoal

Foram 35 trabalhos apresentados de iniciação cientifica de universitários do Unasp no simpósio da USP.

Universitários dos cursos de pedagogia e história do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, participam no 27° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (27º SiicUSP).  Ao todo 35 alunos, sendo 27 de pedagogia e 8 de história apresentaram seus trabalhos na unidade da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

No Simpósio os alunos do Unasp-EC apresentaram projetos de pesquisas com embasamento na cidade de Engenheiro Coelho. No curso de história os alunos se movimentaram em apresentar a relação do passado histórico com o presente, problematizando a história local. “Meu trabalho visou mostrar o patrimônio e identidade social da escola Antonio Alves Cavalheiro. Mostrando para os alunos que eles fazem parte do primeiro núcleo urbano da cidade, sendo um prédio histórico”, ressalta o estudante de história Lucas Almeida.

Para os alunos do curso de pedagogia, o trabalho partiu dos projetos desenvolvidos nas escolas municipais de Engenheiro Coelho. A estudante Ronara Aparecida, apresentou o tema sobre o envolvimento da aprendizagem na afetividade, apontando as dificuldades que as crianças enfrentam. “Foi uma grande experiência de aprendizagem, desde o tema que envolve tantas crianças como o conhecimento de pesquisar a respeito e demostrar na prática tudo o que foi absolvido”, assegura.

Segundo a coordenadora do curso de pedagogia um evento como esse contribuiu na vida acadêmica dos universitários. “Os alunos compartilham as experiências do Unasp e trazem vivências interessantes de fora. É de grande valia eles conhecerem outros professores, outros ambientes acadêmicos e serem avaliados por olhar de outros docentes”, explica.

Os participantes são bolsistas do Programa de Residência Pedagógica e PIBID do Unasp-EC e estabeleceram record em trabalhos apresentados no Simpósio. “Fomos os únicos do Brasil a participar na FEUSP sendo bolsistas do programa”, afirma o coordenador do curso de História, Elder Hosokawa.

Programação
O 27º SiicUSP conta com duas etapas, uma nacional e a outra internacional. Os universitários do Unasp participaram da primeira etapa e aguardam o resultado da segunda, onde participam com estudantes de todas as áreas do conhecimento e de universidades estrangeiras. O resultado será divulgado no dia 5 de novembro, no site do evento.