Cultura e Ciência

Universitários do Unasp apresentam pesquisa na Unesp

Projetos foram desenvolvidos durante a graduação no campus Engenheiro Coelho Alunos e professores da faculdade de Tradutor e Intérprete do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, participaram da 39º Semana do Tradutor da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). O encontro abordou o tema “Tradução: Culturas, Espelhamentos e Refrações”, e reuniu […]

Texto: Walace Ávila

Projetos foram desenvolvidos durante a graduação no campus Engenheiro Coelho

Alunos e professores da faculdade de Tradutor e Intérprete do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, participaram da 39º Semana do Tradutor da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). O encontro abordou o tema “Tradução: Culturas, Espelhamentos e Refrações”, e reuniu estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da área da tradução, com o objetivo de ampliar e melhorar o intercâmbio de informações entre alunos e profissionais.

A pesquisa sobre tradução de literatura infantil da ex-aluna Adriane Ferrari, desenvolvida durante o Trabalho de Conclusão de Curso, foi um dos projetos apresentados durante o encontro. Segundo ela, participar do evento foi uma oportunidade especial. “Meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre tradução de literaturas infantis, e, no evento da Unesp, tivemos palestras sobre isso”, comemora. A profissional destaca que os trabalhos dos estudantes do Unasp são de alto nível e por esse motivo foram selecionados para serem apresentados no evento. “Nós temos toda a capacidade para o mercado de trabalho e a Academia de Tradução”, considera.

“Nós temos toda a capacidade para o mercado de trabalho e para Academia de Tradução”, destaca a ex-aluna Adriane Ferrari

A comitiva do Unasp contou com a participação dos doutores Milton Torres e Ana Schäffer, além dos universitários Jhoseyr Santos e André Vunge. “A participação dos alunos em eventos desse nível amplia suas perspectivas futuras e abre possibilidades de contato com profissionais e pesquisadores da área que têm os mesmos interesses”, destaca Ana Schäffer.

O estudante Jhosenyr Santos foi desafiado pela sua orientadora, Dra. Ana, a apresentar o resultado de sua pesquisa no evento. “É um salto na carreira estudantil”, confessa. Mesmo com o nervosismo, ele compartilha da visão de Adriane, e acredita estar capacitado. Nas próximas, ele garante que estará mais preparado, e, agora, já consegue sonhar com uma carreira acadêmica.

Curso de Tradutor e Interprete

O curso de Tradutor e Intérprete do Unasp oferece uma graduação prática, com laboratórios especializados e um amplo espaço para estudo. Além disso, o campus ainda proporciona oportunidades de estágio em eventos internacionais.

Veja mais