Impacto Social

Universitários desafiam a comunidade a fazer exercícios pelo Dia Mundial da Saúde

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada ano, a falta de exercício físico mata 3,2 milhões de pessoas prematuramente. No dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde com objetivo de promover a saúde física, mental e social. Diante de uma data tão relevante, a equipe de Extensão Universitária juntamente com os […]

Texto: Sabrina Girotto

Convite do evento “Viva pra Valer”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada ano, a falta de exercício físico mata 3,2 milhões de pessoas prematuramente. No dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde com objetivo de promover a saúde física, mental e social. Diante de uma data tão relevante, a equipe de Extensão Universitária juntamente com os estudantes de Educação Física e Escola de Esportes do Unasp Hortolândia vão realizar um evento intitulado Viva pra Valer, buscando promover a saúde da comunidade com atividades recreativas e esportivas abertas ao público. O evento acontece amanhã, 05 de abril, na praça do Parque Ortolândia, ao lado da SABESP, a partir das 7h30.

Para incentivar a prática de exercícios acontecerão aulas de jump, step, circuito, funcional, entre outros. Também estará presente o Corpo de Bombeiros de Hortolândia, para fazer a medição de pressão arterial e um acompanhamento para os interessados. Os presentes estarão concorrendo a brindes que serão sorteados durante a manhã. “Esse tipo de evento é bom, pois reúne todos os benefícios da atividade física. Além de mexer o corpo, o exercício também incentiva a comunicação e a interação social” diz Luiz Mota, um dos coordenadores do projeto.

Para participar, o interessado deverá comparecer no local usando roupas adequadas a prática de exercícios físicos, trazendo um quilo de alimento. Os alimentos arrecadados serão doados a uma instituição carente da cidade de Hortolândia.

Em 2018, o tema proposto para o Dia Mundial da Saúde é “Saúde Para Todos” porque de acordo com o conceito da OMS, “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Por isso a saúde preventiva é tão importante, porque doenças não transmissíveis como câncer e diabetes, que causam 38 milhões de mortes por ano, deste total, 16 milhões poderiam ser evitadas com mudança de atitudes, entre essas entre elas a prática de exercício físico.

Veja mais