Cultura e Ciência

Unaspress lança gratuitamente obra sobre as relações étnico-raciais

Direcionado aos educadores, o e-book provoca a sensibilização em relação à temática da educação para as relações étnico-raciais A editora universitária Unaspress acaba de lançar o livro “Diversidade étnico-cultural: por uma educação inclusiva e cidadã”, obra organizada pelas doutoras Romilda Motta e Silvia Quadros, que atuam como docentes do Centro Universitário Adventista de São Paulo […]

Texto: Mauren Fernandes

Diversidade Étnico-Cultural

Direcionado aos educadores, o e-book provoca a sensibilização em relação à temática da educação para as relações étnico-raciais

A editora universitária Unaspress acaba de lançar o livro “Diversidade étnico-cultural: por uma educação inclusiva e cidadã”, obra organizada pelas doutoras Romilda Motta e Silvia Quadros, que atuam como docentes do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e dedicam tempo ao estudo profundo de temáticas que envolvem a valorização da diversidade de etnias, raças e culturas na sociedade. Os professores Me. Flavio Francisco, Dra. Germana Ramírez, Dr. Muryatan Barbosa e Ma. Daisy Fragoso também contribuíram com seus artigos publicados.

Os autores tratam de temas amplamente discutidos nas universidades mais respeitadas do país. São abordadas questões que ainda estão longe de serem consideradas superadas pela nossa sociedade, tais quais: conceitos de preconceito, racismo e discriminação; etnias e identidades não hegemônicas; cotas raciais; invisibilidade e lutas dos povos indígenas; história da África e o processo histórico de configuração da identidade negra no Brasil.

De acordo com a doutora Silvia Quadros, uma das organizadoras, esse projeto é resultado natural das pesquisas e experiências docentes. “Essa obra traz à tona o pensamento de pesquisadores que, ao atuarem no espaço educacional, demonstram a importância da consciência da complexidade das relações multiculturais e pluriétnicas”, explica.

Romilda Motta, outra responsável pela organização da obra, explica que é por meio da universidade que se estabelecem relações interpessoais de diferentes núcleos familiares e, inevitavelmente, de diferentes matrizes étnicas e culturais. Mas nem sempre permanecem as boas relações. “Se, por um lado, o espaço educacional é um lugar privilegiado para a expressão e predomínio do respeito e da tolerância e o binômio identidade-alteridade, frequentemente é, também, alvo de disputas e tensões”, alerta a doutora Romilda.

A obra “Diversidade étnico-cultural: por uma educação inclusiva e cidadã” é uma importante ferramenta de conscientização da necessidade de dialogar sobre as relações humanas.  Em forma de e-book, já está disponível sem custo através do site da Unaspress Digital.

Veja mais