Unaspress apresenta novo livro com temática arqueológica

Acontece no Unasp

Escrito por

Nathália Lima

Publicado em

24 Maio 2018

Crédito imagens

Nathália Lima

Evento de lançamento da obra reuniu cerca de 200 pessoas em auditório do Unasp

O mundo é recheado de mistérios. Informações se perdem com o passar dos anos e são poucas as ferramentas que podem recuperar esses conhecimentos perdidos. Uma das raras ferramentas é a arqueologia. De acordo com o dicionário Aurélio, arqueologia “é a disciplina científica que estuda as culturas e sociedades antigas através da análise de seus vestígios materiais”. Ou seja, é o meio pelo qual se vivencia aquilo que, um dia, foi parte do cotidiano de alguém.

Compreendendo que livros e conteúdos permanecem, mesmo com o passar do tempo e as constantes mudanças da sociedade, três docentes do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) organizaram a obra denominada Arqueologia, escrito mais recente revisado e lançado pela Editora Unaspress, que estuda, através de artigos científicos, detalhes sobre o assunto. O evento de lançamento do livro aconteceu na noite da última terça-feira (22), no Auditório do Unasp, e reuniu cerca de 200 espectadores.

O coordenador do curso de Licenciatura em História do Unasp, prof. Me. Elder Hosokawa, é o organizador que concebeu a temática e apresentou aos demais participantes a ideia de dedicar o livro ao Dr. Siegfried Júlio Schantes, cuja área de atuação incluiu a arqueologia. Na visão de Hosokawa, o livro tem papel importante no desenvolvimento e registro da temática no Brasil. “Muito se fala e se faz, mas não se imprime, não se registra. Portanto, antes que os pioneiros e que essa geração se vá, nós estamos renovando o conhecimento da atual geração em relação à geração anterior, que trouxe o conhecimento da Arqueologia Bíblica para o Brasil”, assevera Hosokawa. “Não foi um desafio intransponível. Com a união que nós tivemos, todos colaboraram e deram o sangue. Foi uma equipe muito boa. Recurso também não faltou. A todo instante, a família do Dr. Schantes, que nos apoiou em todo o projeto, falava ‘precisando de recursos, a gente doa mais’”, explica o coordenador.

Durante a apresentação do material ao público, professores, diretores e amigos apresentaram suas homenagens à equipe responsável pela concepção do livro. Estiveram presentes no evento o pró-reitor de graduação do Unasp, Dr. Afonso Cardoso e o diretor de graduação do Unasp campus Engenheiro Coelho (SP), Dr. Francislê Neri.

Para o prof. Dr. Fabio Augusto Darius, que leciona para os cursos de História, Teologia, Direito e para o Mestrado em Educação do Unasp, participar da organização do livro Arqueologia foi um desafio. “Eu aceitei o convite e fui muito bem assessorado pelo prof. Me. Elder Hosokawa e pelo prof. Dr. Milton Torres. Fomos agregando conhecimentos e trabalhando juntos desde o início das pesquisas até a finalização do material”, explica Darius. “O sentimento nesse momento é de gratidão a Deus, porque não é simples escrever um livro desse com tantos alunos de iniciação científica envolvidos”, ressalta.

A obra Arqueologia, que é resultado de pesquisa e parceria com estudantes cursos de História, Letras e Tradutor e Intérprete, que compõem o Grupo de Estudo da Antiguidade (GEAN), traz conteúdos de qualidade, com uma linguagem acessível e pesquisas relevantes.

De acordo com o prof. Dr. Milton Torres, coordenador dos cursos de Licenciatura em Letras Português/Inglês, e Tradutor e Intérprete, o interesse crescente da sociedade pela arqueologia como ciência que estuda o passado para compreender o presente motivou a escolha pelo tema. “A escolha pareceu natural. Como se trata de um grupo de estudo voltado para a interdisciplinaridade, sendo que a história é uma dimensão especialmente interessante, o prof. Me. Elder Hosokawa deu a sugestão e os demais membros do grupo concordaram”, comenta Torres. “Ver o projeto levado a termo oferece, de fato, a sensação de dever cumprido. É comparável à alegria que um pai tem ao ver o filho nascer. O desejo é mesmo de celebrar a conquista”, finaliza.

A proposta dos pesquisadores que tornaram o livro Arqueologia possível é de produzir, na sequência, outros estudos nos mesmos moldes. Ainda segundo Torres, o próximo projeto visa estudar a filosofia antiga e contemporânea para compreender a natureza humana e dar uma resposta plausível à pergunta: “existe um modo natural de aprender?”

A obra completa está disponível no site da Unaspress. Para comprar, acesse http://www.unaspstore.com.br/arqueologia-73/p e faça o seu pedido.