Acontece no UNASP

Unaspress apresenta novo livro com temática arqueológica

Evento de lançamento da obra reuniu cerca de 200 pessoas em auditório do Unasp O mundo é recheado de mistérios. Informações se perdem com o passar dos anos e são poucas as ferramentas que podem recuperar esses conhecimentos perdidos. Uma das raras ferramentas é a arqueologia. De acordo com o dicionário Aurélio, arqueologia “é a […]

Texto: Nathália Lima

Evento de lançamento da obra reuniu cerca de 200 pessoas em auditório do Unasp

O mundo é recheado de mistérios. Informações se perdem com o passar dos anos e são poucas as ferramentas que podem recuperar esses conhecimentos perdidos. Uma das raras ferramentas é a arqueologia. De acordo com o dicionário Aurélio, arqueologia “é a disciplina científica que estuda as culturas e sociedades antigas através da análise de seus vestígios materiais”. Ou seja, é o meio pelo qual se vivencia aquilo que, um dia, foi parte do cotidiano de alguém.

Compreendendo que livros e conteúdos permanecem, mesmo com o passar do tempo e as constantes mudanças da sociedade, três docentes do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) organizaram a obra denominada Arqueologia, escrito mais recente revisado e lançado pela Editora Unaspress, que estuda, através de artigos científicos, detalhes sobre o assunto. O evento de lançamento do livro aconteceu na noite da última terça-feira (22), no Auditório do Unasp, e reuniu cerca de 200 espectadores.

O coordenador do curso de Licenciatura em História do Unasp, prof. Me. Elder Hosokawa, é o organizador que concebeu a temática e apresentou aos demais participantes a ideia de dedicar o livro ao Dr. Siegfried Júlio Schantes, cuja área de atuação incluiu a arqueologia. Na visão de Hosokawa, o livro tem papel importante no desenvolvimento e registro da temática no Brasil. “Muito se fala e se faz, mas não se imprime, não se registra. Portanto, antes que os pioneiros e que essa geração se vá, nós estamos renovando o conhecimento da atual geração em relação à geração anterior, que trouxe o conhecimento da Arqueologia Bíblica para o Brasil”, assevera Hosokawa. “Não foi um desafio intransponível. Com a união que nós tivemos, todos colaboraram e deram o sangue. Foi uma equipe muito boa. Recurso também não faltou. A todo instante, a família do Dr. Schantes, que nos apoiou em todo o projeto, falava ‘precisando de recursos, a gente doa mais’”, explica o coordenador.

Durante a apresentação do material ao público, professores, diretores e amigos apresentaram suas homenagens à equipe responsável pela concepção do livro. Estiveram presentes no evento o pró-reitor de graduação do Unasp, Dr. Afonso Cardoso e o diretor de graduação do Unasp campus Engenheiro Coelho (SP), Dr. Francislê Neri.

Para o prof. Dr. Fabio Augusto Darius, que leciona para os cursos de História, Teologia, Direito e para o Mestrado em Educação do Unasp, participar da organização do livro Arqueologia foi um desafio. “Eu aceitei o convite e fui muito bem assessorado pelo prof. Me. Elder Hosokawa e pelo prof. Dr. Milton Torres. Fomos agregando conhecimentos e trabalhando juntos desde o início das pesquisas até a finalização do material”, explica Darius. “O sentimento nesse momento é de gratidão a Deus, porque não é simples escrever um livro desse com tantos alunos de iniciação científica envolvidos”, ressalta.

A obra Arqueologia, que é resultado de pesquisa e parceria com estudantes cursos de História, Letras e Tradutor e Intérprete, que compõem o Grupo de Estudo da Antiguidade (GEAN), traz conteúdos de qualidade, com uma linguagem acessível e pesquisas relevantes.

De acordo com o prof. Dr. Milton Torres, coordenador dos cursos de Licenciatura em Letras Português/Inglês, e Tradutor e Intérprete, o interesse crescente da sociedade pela arqueologia como ciência que estuda o passado para compreender o presente motivou a escolha pelo tema. “A escolha pareceu natural. Como se trata de um grupo de estudo voltado para a interdisciplinaridade, sendo que a história é uma dimensão especialmente interessante, o prof. Me. Elder Hosokawa deu a sugestão e os demais membros do grupo concordaram”, comenta Torres. “Ver o projeto levado a termo oferece, de fato, a sensação de dever cumprido. É comparável à alegria que um pai tem ao ver o filho nascer. O desejo é mesmo de celebrar a conquista”, finaliza.

A proposta dos pesquisadores que tornaram o livro Arqueologia possível é de produzir, na sequência, outros estudos nos mesmos moldes. Ainda segundo Torres, o próximo projeto visa estudar a filosofia antiga e contemporânea para compreender a natureza humana e dar uma resposta plausível à pergunta: “existe um modo natural de aprender?”

A obra completa está disponível no site da Unaspress. Para comprar, acesse http://www.unaspstore.com.br/arqueologia-73/p e faça o seu pedido.

Veja mais