Não Classificado

UNASP-SP sediou lançamento oficial do filme “The Creation” no Brasil

O presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Ted Wilson, e os líderes da igreja adventista na América do Sul e no estado de São Paulo estiveram na noite desta terça-feira, 19 de novembro, no Centro Universitários Adventista de São Paulo, campus São Paulo, para o lançamento oficial no continente sul americano do […]

Texto: Redação

O presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Ted Wilson, e os líderes da igreja adventista na América do Sul e no estado de São Paulo estiveram na noite desta terça-feira, 19 de novembro, no Centro Universitários Adventista de São Paulo, campus São Paulo, para o lançamento oficial no continente sul americano do Filme “A Criação, a Terra é testemunha”. O culto especial que ocorreu no templo do campus marcou também o segundo evento em comemoração aos 100 anos do UNASP-SP. Mais de duas mil pessoas estiveram presentes na celebração. Um público proveniente de diferentes regiões da capital paulista.

Para o presidente da Igreja Adventista, Ted Wilson, a divulgação deste filme é importante não apenas para os membros, mas para toda a população mundial. “Todos precisam saber que Deus é nosso criador e que realmente criou tudo em seis dias literais e manteve o ciclo semanal intacto. O que explica e define a questão do sábado. Isso nos informa bastante sobre quem nós somos, pessoas, criaturas e filhos de Deus”, disse.

O pastor Erton Kohler, presidente da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista concorda com o líder mundial e acrescenta que a ênfase criacionista é uma das mensagens fundamentais da Bíblia e naturalmente da Igreja. ”Toda a nossa mensagem da segunda vinda de Cristo está construída em cima da mensagem do início do mundo, do Criacionismo. No momento em que nós resgatamos essa mensagem, que está sob ataque, nós estamos fortalecendo nossa mensagem principal sobre a volta de Jesus, pois cremos que não haverá recriação se não houve criação. Há uma relação muito direta entre o que aconteceu no começo e o que vai acontecer no final. O que vemos hoje é que o inimigo não está atacando o final, mas o começo, pois ele sabe que se destruir o começo automaticamente está destruindo o final”, enfatizou.

O filme

O curta metragem surgiu no coração do produtor Henry Stober o qual dedicou cinco anos de sua vida viajando pelos continentes capturando as imagens que hoje fazem parte do filme. A versão inicial do vídeo era um longa-metragem de 85 minutos com uma trilha sonora feita por sintetizador. Quando foi apresentado aos líderes mundiais da Igreja Adventista houve a ideia de melhorar a trilha sonora e então uma nova composição foi gravada pela Orquestra Filarmônica de Praga, explicou Williams Costa Júnior responsável pelo departamento de Comunicação da Associação Geral.

No ano passado a Orquestra Sinfônica Jovem do UNASP-SP interpretou ao vivo essas mesmas melodias durante o projeto de lançamento oficial do filme que aconteceu na sede mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia nos Estados Unidos. “Nós temos um tributo de gratidão muito grande pela Orquestra do UNASP-SP e como um ato de retribuição estamos voltando aqui para o lançamento oficial em toda a américa do Sul”, considerou Costa Júnior.

Hoje o filme “A Criação” já está disponível em 22 línguas. No mês de outubro houve a Creation Tour Áustria. A maior campanha e iniciativa evangelística de todos os tempos na Áustria com 10 apresentações e milhares de pessoas interessadas. O mesmo já aconteceu na Espanha, Holanda, Alemanha e Suíça. Nos EUA o filme já foi veiculado em diferentes regiões do país. Stober diz estar muito feliz com a divulgação desse trabalho. “Para mim é maravilhoso ver a realização deste filme e sua apresentação ao redor do mundo. Enquanto acontecia nossa viagem pela Europa, na Áustria, por exemplo, fomos informados que 6 mil pessoas viram o filme e agora ao estar viajando pelo Brasil, aqui em São Paulo, assistindo outra vez a apresentação, tenho certeza que as pessoas estão sendo sensibilizadas, impressionadas. Isso levanta o meu ânimo, me gratifica, me deixa muito feliz, pois posso contribuir para Jesus voltar brevemente”, afirmou ele.

O projeto “A Criação, A Terra é Testemunha” faz parte de uma grande ação da Igreja Adventista para a pregação do evangelho em todo o mundo através da reafirmação da crença na descrição bíblica da criação. Além do filme, há um livro, uma exposição e uma série de iniciativas que existem para que as pessoas creiam que Deus é o Criador de todas as coisas.

Distribuição no Brasil

Grande parte das 300 mil cópias do DVD “A Criação, A Terra é Testemunha”, destinadas a Divisão Sul-Americana, será distribuída através da rede de Educação Adventista. “Esse projeto foi muito bem pensado, esse DVD foi muito bem feito, as imagens são lindíssimas. Nós resolvemos ir um pouco além, presentear os nossos alunos com esse material, além de ter um projeto pedagógico que será trabalhado em cada unidade escolar, sobre esse tema”, afirmou Edgar Luz líder do Ministério de Educação para a América do Sul.

As questões relacionadas as origens da Terra estão presentes na sala de aula e nas pesquisas científicas. Por essa razão, os estudantes do curso de Ciências Biológicas do UNASP-SP foram especialmente convidados para assistirem ao lançamento do filme.

“Em meio a rotina de estudos das diversas áreas biológicas, estudando sua complexidade, só me faz acreditar mais e mais que fomos criados por um ser superior, Deus, e não por um simples acaso. Entendo que o filme contribui mais ainda com a teoria criacionista, da qual eu também acredito. Mostrando de forma clara, objetiva o processo da criação, onde todos, qualquer pessoa, possa compreender”, considerou a universitária Marina de Paula que se prepara para ser professora e também bacharel em Biologia.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Biológicas do UNASP, Antenor Santos, existem não apenas alunos criacionistas, mas também evolucionistas no curso. Ele acredita que para ambos foi significativo terem tido acesso ao filme. “Nossa posição, enquanto criacionista, não é o embate, e sim mostrar um Deus de amor, um Deus pessoal, que se preocupa com o próximo, que se preocupa com o outro e quer dar paz e alegria e que tem um lugar muito especial ao lado dele e que logo virá nos buscar para morarmos eternamente com ele”, reforçou.

Além das escolas, as igrejas terão sua missão a desempenhar dentro desse plano. “Nós queremos divulgar que Deus é o Criador, que Deus é o mantenedor e que Deus é o nosso salvador e nós temos que dizer isso para as pessoas através da igreja, da rede educacional e de toda a infraestrutura que a Igreja tem. Queremos alcançar as grandes e pequenas escolas e as grandes e pequenas igrejas”, ressaltou o pastor Domingos de Souza presidente da Igreja Adventista no estado de São Paulo.

Ao final do culto, o pastor Ted Wilson, acompanhado pelo grupo de pastores, ministrou a oração de dedicação aos DVDs que serão entregues em toda a América do Sul.

UNASP 100 anos

Ao falar sobre os 100 anos do UNASP-SP, o pastor Ted Wilson diz que a instituição é destaque mundial da educação adventista em diversas áreas. “O UNASP é uma instituição líder no mundo em maneiras inovadoras, não apenas através da educação, mas em alcançar pessoas que descobrem quem Deus é. E ao ser escolhido como o local para o lançamento do filme, fica claro que a instituição está cumprindo seu papel de anunciar ao mundo as verdades bíblicas particularmente no território onde atua”, ressalta o presidente.

O pastor Kohler concorda com Wilson e acrescenta que “o UNASP-SP é o berço da educação adventista no brasil. Tivemos outras escolinhas menores que nasceram antes, mas o UNASP deu vida e preparou o corpo que fez a educação adventista acontecer no Brasil portanto comemorar 100 anos do UNASP pra nós é mostrar o quanto essa instituição já contribuiu para essa educação. A educação adventista no Brasil é uma das maiores do mundo, e isso tem a mão do UNASP por trás”, destaca.

por Murilo Pereira e Rosemeire Braga

 

Veja mais