Unasp-SP promove Feira de Carreiras e atrai mais de 1.000 alunos de diferentes escolas

Acontece no Unasp

Escrito por

Aira Annoroso

Publicado em

09 out 2019

Professor Dr. Abrahão Quadros, coordenador do curso de Fisioterapia do Unasp-S-P, conversando com vestibulanda sobre as diferentes áreas de atuação dentro da Fisioterapia.

Milhares de jovens ingressam no Ensino Superior todos os anos, mas o processo de tomada de decisão para escolher uma carreira nem sempre é fácil. Para auxiliar os vestibulandos nessa precedência, o Unasp São Paulo promoveu a Feira de Carreiras. Na feira, os professores e alunos dos cursos de Graduação da instituição montaram stands com o propósito de mostrar mais de como funciona cada carreira, tanto no âmbito acadêmico quanto na esfera profissional. Os estudantes do Colégio Unasp e de outras escolas da região puderam conversar e tirar dúvidas sobre as profissões, além participarem de sorteios e terem a oportunidade de se inscreverem de forma gratuita no vestibular do Unasp.

Aluna do curso de Enfermagem do Unasp-SP explicando aos vestibulandos os cuidados básicos com um paciente enfermo.

Segundo Mario Henrique, consultor do Núcleo de Carreiras do Unasp-SP, a maioria dos jovens não tem contato com as carreiras que desejam seguir, não sabem como funcionam na prática, também não tem contato com equipamentos e materiais utilizados no dia a dia da determinada profissão com a orientação de um Mestre ou Doutor. “Ao realizarmos uma Feira de Carreiras, estamos dando a oportunidade para os jovens alunos do 3º ano do Ensino Médio a terem um contato direto e uma vivência com os cursos superiores, através de oficinas e acompanhamento com o coordenador do curso para explicar na prática sobre a carreira, e quando alguns tem dúvidas de qual área seguir, realizamos um teste vocacional para orientá-lo a escolher uma o curso de acordo com seu perfil”, explica o consultor.

Mario Henrique, consultor do Núcleo de Carreiras do Unasp-SP, conduzindo a programação inicial da feira.

Para a realização da feira, o Núcleo de Carreiras atuou diretamente em parceria com os cursos de Graduação. Segundo Mario Henrique, a diretoria acadêmica do Unasp-SP não mediu esforços para abraçar a ideia e fazer com que a mesma saísse do “papel”. Enquanto os professores e universitários montavam e organizavam a feira, a equipe do Núcleo de Carreiras visitava as escolas parceiras da região para convidá-las para a programação. No dia do evento, os professores e universitários da instituição recepcionavam os alunos para conversar sobre as carreiras, e o Núcleo direcionava as palestras, orientava na realização dos testes vocacionais e nas inscrições par ao vestibular, além de preparar kits e brindes para os sorteios.

Para Beatriz Silva, participante do evento, ter ido conhecer os cursos através de conversas com os universitários e professores do Unasp-SP, clareou sua mente em relação a qual carreira seguir. “Gosto muito da área da saúde, e confesso que estava muito em dúvida em qual curso escolher, mas aqui na feira consegui tomar a decisão de fazer Enfermagem”, conta.

Aos que não puderam estar na feira, Mário aconselha a procurar o Núcleo de Carreiras da instituição em outro momento para agendar uma visita, a fim de conhecer o campus, adquirir informações sobre o curso que deseja iniciar ano que vem, e caso haja dúvida sobre qual área seguir, terá a possibilidade de realizar o teste vocacional também.