Acontece no UNASP

Unasp-SP promove Feira de Carreiras e atrai mais de 1.000 alunos de diferentes escolas

Milhares de jovens ingressam no Ensino Superior todos os anos, mas o processo de tomada de decisão para escolher uma carreira nem sempre é fácil. Para auxiliar os vestibulandos nessa precedência, o Unasp São Paulo promoveu a Feira de Carreiras. Na feira, os professores e alunos dos cursos de Graduação da instituição montaram stands com […]

Texto: Aira Annoroso

Professor Dr. Abrahão Quadros, coordenador do curso de Fisioterapia do Unasp-S-P, conversando com vestibulanda sobre as diferentes áreas de atuação dentro da Fisioterapia.

Milhares de jovens ingressam no Ensino Superior todos os anos, mas o processo de tomada de decisão para escolher uma carreira nem sempre é fácil. Para auxiliar os vestibulandos nessa precedência, o Unasp São Paulo promoveu a Feira de Carreiras. Na feira, os professores e alunos dos cursos de Graduação da instituição montaram stands com o propósito de mostrar mais de como funciona cada carreira, tanto no âmbito acadêmico quanto na esfera profissional. Os estudantes do Colégio Unasp e de outras escolas da região puderam conversar e tirar dúvidas sobre as profissões, além participarem de sorteios e terem a oportunidade de se inscreverem de forma gratuita no vestibular do Unasp.

Aluna do curso de Enfermagem do Unasp-SP explicando aos vestibulandos os cuidados básicos com um paciente enfermo.

Segundo Mario Henrique, consultor do Núcleo de Carreiras do Unasp-SP, a maioria dos jovens não tem contato com as carreiras que desejam seguir, não sabem como funcionam na prática, também não tem contato com equipamentos e materiais utilizados no dia a dia da determinada profissão com a orientação de um Mestre ou Doutor. “Ao realizarmos uma Feira de Carreiras, estamos dando a oportunidade para os jovens alunos do 3º ano do Ensino Médio a terem um contato direto e uma vivência com os cursos superiores, através de oficinas e acompanhamento com o coordenador do curso para explicar na prática sobre a carreira, e quando alguns tem dúvidas de qual área seguir, realizamos um teste vocacional para orientá-lo a escolher uma o curso de acordo com seu perfil”, explica o consultor.

Mario Henrique, consultor do Núcleo de Carreiras do Unasp-SP, conduzindo a programação inicial da feira.

Para a realização da feira, o Núcleo de Carreiras atuou diretamente em parceria com os cursos de Graduação. Segundo Mario Henrique, a diretoria acadêmica do Unasp-SP não mediu esforços para abraçar a ideia e fazer com que a mesma saísse do “papel”. Enquanto os professores e universitários montavam e organizavam a feira, a equipe do Núcleo de Carreiras visitava as escolas parceiras da região para convidá-las para a programação. No dia do evento, os professores e universitários da instituição recepcionavam os alunos para conversar sobre as carreiras, e o Núcleo direcionava as palestras, orientava na realização dos testes vocacionais e nas inscrições par ao vestibular, além de preparar kits e brindes para os sorteios.

Para Beatriz Silva, participante do evento, ter ido conhecer os cursos através de conversas com os universitários e professores do Unasp-SP, clareou sua mente em relação a qual carreira seguir. “Gosto muito da área da saúde, e confesso que estava muito em dúvida em qual curso escolher, mas aqui na feira consegui tomar a decisão de fazer Enfermagem”, conta.

Aos que não puderam estar na feira, Mário aconselha a procurar o Núcleo de Carreiras da instituição em outro momento para agendar uma visita, a fim de conhecer o campus, adquirir informações sobre o curso que deseja iniciar ano que vem, e caso haja dúvida sobre qual área seguir, terá a possibilidade de realizar o teste vocacional também.

Veja mais