Acontece no UNASP

Unasp-SP promove abertura oficial das atividades acadêmicas em 2020

Com a intenção de acolher e entusiasmar, o Unasp São Paulo realizou uma programação para dar boas-vindas aos servidores da instituição, na última quinta-feira (16). Durante a noite, foram apresentados os novos projetos a curto, médio e longo prazo, visando o crescimento da Educação Básica, Graduação, Pós-graduação, e em diversos setores essenciais para o funcionamento […]

Texto: Aira Annoroso

Abertura oficial das atividades acadêmicas de 2020 contou com a participação dos servidores, incluindo os docentes da instituição.

Com a intenção de acolher e entusiasmar, o Unasp São Paulo realizou uma programação para dar boas-vindas aos servidores da instituição, na última quinta-feira (16). Durante a noite, foram apresentados os novos projetos a curto, médio e longo prazo, visando o crescimento da Educação Básica, Graduação, Pós-graduação, e em diversos setores essenciais para o funcionamento do Centro Universitário.

Segundo o diretor geral do Unasp-SP, Dr. Douglas Menslin, os esforços deste ano serão concentrados principalmente no Colégio Unasp – que já conta com uma nova estrutura para a Educação Infantil – todavia, não descarta os sonhos e projetos a longo prazo, e enfatiza a importância deles. Para Douglas, primeiramente é necessário fortalecer a base do ensino, para consequentemente crescer na Graduação, na Pós-graduação e em outros departamentos. “Quanto mais a gente cresce, mais recursos entram, e assim podemos continuar investindo em outras áreas do campus… nós precisamos sonhar a longo prazo”, reforça.

Na foto: Dr. Douglas Menslin, diretor geral do Unasp campus São Paulo.

O grande destaque do Colégio Unasp para 2020 é o novo espaço da pré-escola que garantirá aos alunos maiores estímulos à aprendizagem. Além disso, as aulas práticas serão um recurso importante no Ensino Fundamental II também, concordaram as diretoras Marlene Lehr e Vilma Andrade. “Ano passado, nossos alunos das turmas de 5º ano visitaram as estufas, depois levaram as plantas para análise no laboratório, foram aprender mais na sala de aula, voltaram para as estufas e acompanharam todo o crescimento das mudas, unindo teoria e prática”, conta Marlene.

Para os estudantes do Ensino Fundamental II, o incentivo à participação nos programas de Intercâmbio – oferecidos pelo Unasp-SP – será grande. “O intercâmbio é uma experiência riquíssima para os nossos alunos, e a gente percebe o crescimento deles quando voltam”, afirma Vilma.

A diretora de Graduação, Dra. Silvia Quadros, destaca o foco nos novos cursos abertos (Gastronomia, Desenvolvimento e Gestão de Startups, e Gestão da Tecnologia da Informação) e em continuar oferecendo ensino de excelência a fim de formar profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho, além de garantir boas notas desses estudantes no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Em contrapartida, Dra. Maristela Santini, coordenadora da Pós-graduação, pesquisa e extensão, salienta que a Pós-graduação do Unasp-SP cresceu 221% nos últimos anos 3 anos, e o objetivo é continuar progredindo nessa área, mas para isso, a meta é inovar para atender as novas demandas do mercado. Na Extensão Universitária, o trabalho consistirá principalmente em otimizar os registros, curricularizar a extensão e transformá-la em uma unidade de negócios. Já na área de Pesquisa, haverá uma melhor estruturação dos grupos de pesquisa, otimização de recursos financeiros institucionais e busca pelo fomento externo.

De acordo com Ricardo Bertazzo, diretor de Desenvolvimento Estudantil do campus, a área interna do Unasp-SP também passará por mudanças, como uma segurança mais eficaz, através de uma Central de Monitoramento e nova portaria; um Ambulatório de Enfermagem mais estruturado com atendimento, acompanhamento e prevenção; o CENAPE (Centro de Atividades Físicas e Práticas Esportivas) futuramente terá novos vestiários, equipamentos e piscina, cobertura de outras quadras e novas modalidades esportivas; e o modelo de pensionato passará por transição e o Residencial Masculino passará por reforma estrutural.

Como forma de incentivo aos servidores, o diretor geral, Dr. Douglas Menslin, destaca que o maior desafio – diante de todas as mudanças que ocorrerão – é ter o sentimento e o desejo de fazer parte desse trabalho, onde todos precisam acreditar que é possível, conhecer os objetivos, e estar unidos nesse ideal.

Veja mais