Não Classificado

UNASP SP incentiva economia de água

Em 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas, ONU, estabeleceu o Dia Mundial da Água. O UNASP campus São Paulo reconhece a importância deste bem que faz parte do patrimônio do planeta e, já se preparando para a comemoração ao Dia Mundial da Água, começou, no início de março, uma campanha oficial […]

Texto: Redação

Em 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas, ONU, estabeleceu o Dia Mundial da Água. O UNASP campus São Paulo reconhece a importância deste bem que faz parte do patrimônio do planeta e, já se preparando para a comemoração ao Dia Mundial da Água, começou, no início de março, uma campanha oficial no campus, incentivando o consumo consciente de água. 

Com a temática “Economize Água Antes que a Natureza Corte”, a campanha envolve alunos e funcionários de todo campus. A adesão à campanha é voluntária e o objetivo é que cada universitário e participante exerça influência na comunidade onde vive a fim de diminuir o desperdício de água.

Ações

Para incentivar os participantes universitários, no lançamento da campanha cada aluno recebeu um botom com o slogan da iniciativa, junto com um cupom que foi utilizado para o concurso de ideias de economia de água que teve direito a premiação. As três melhores ideias sorteadas foram premiadas em um evento realizado na entrada principal do edifício universitário, durante o intervalo das aulas.

O aluno de Psicologia, Kleber de Jesus, ficou em primeiro lugar no turno da manhã e recebeu um filtro de água, o que muito o alegrou. “Fiquei surpreso com a premiação. Posso dizer que o prêmio motiva as pessoas a darem ideias e a usar a criatividade para desenvolver um melhor planejamento para o futuro no que diz respeito à economia de água”, diz.

Muitos alunos que não foram sorteados contribuíram com boas ideias e estiveram presentes no evento de premiação, como a aluna de Enfermagem, Lohanne Pereira, que sugeriu um guarda-chuva sustentável e apoiou a iniciativa do campus. “Essa ação mostra o valor que a faculdade tem, pois não está formando só profissionais, e sim cidadãos. A faculdade tem tentado englobar o aluno em vários pontos, não só na carreira, na parte social também. Ao sermos motivados a desenvolver essas ideias, nos tornamos cidadãos pensantes na sociedade”, destacou ela.

Em continuação à campanha, que tem o propósito de durar o ano todo, foi realizada, no dia 20 de março, uma ação específica com os pais dos alunos do Colégio Unasp, a Educação Básica da instituição. Um grupo de alunos e funcionários voluntários abordaram os pais na catraca e no portão de entrada do campus, oferecendo um flyer com dicas de conscientização e economia de água. As informações do panfleto foram fornecidas pela Sabesp.  

Ana Paula Almeida foi uma das mães que, ao vir buscar seu filho, recebeu o flyer e gostou da iniciativa. “Acho muito importante ações como esta. Muitas vezes a televisão fala sobre economia de água, mas esquecemos. Como esse projeto está vindo da escola e meu filho fala e divulga na minha casa, percebemos e reforçamos a importância de economizar água, pois, no fim, todos nós somos beneficiados”, comenta ela, que possui um filho matriculado no Ensino Fundamental do Colégio UNASP.

Os educadores ambientais reconhecem a importância destas ações. Segundo a docente do Curso de Ciências Biológicas do Unasp SP, doutora Márcia de Paula, pequenas atitudes do cotidiano fazem a diferença. “Algumas ações, como fechar a torneira na hora de escovar os dentes, não lavar a calçada com água e só varrer, são muitas vezes tidas como pequenas, mas elas vão se espalhando, tomando grandes proporções e as pessoas passam a fazer isso como parte do dia a dia, e todos ganham”, enfatizou.

Ela acredita também que cada pessoa é responsável pelo bem estar do planeta e deve fazer sua parte. “Deus nos colocou aqui para cuidarmos do planeta e evitarmos que se acabe por causa do uso desenfreado que o ser humano faz dele. Vamos continuar com a campanha da água, economizando água, economizando energia e tendo outros comportamentos sustentáveis, pois isso é muito importante e muito bom para nós e para o planeta” conclui.

Por Rosemeire Braga

Veja mais