Não Classificado

UNASP-SP CELEBRA 100 ANOS COM FESTA

  Todo aniversário tem bolo, balão e velas para assoprar. No aniversário de 100 anos do UNASP-SP não foi diferente, teve tudo isso, fogos de artifício colorido e muita animação das oito da manhã até as nove da noite. O dia 06 de maio de 1915 foi relembrado e comemorado com muita alegria e animação […]

Texto: Redação

 

Todo aniversário tem bolo, balão e velas para assoprar. No aniversário de 100 anos do UNASP-SP não foi diferente, teve tudo isso, fogos de artifício colorido e muita animação das oito da manhã até as nove da noite.

O dia 06 de maio de 1915 foi relembrado e comemorado com muita alegria e animação em todo o campus. Foram sete momentos especiais durante o dia em que alunos da Educação Básica ao Ensino Superior, junto com os colaboradores do UNASP-SP, cantaram parabéns, assopraram velas e vibraram com esse aniversário centenário.

Vidas impactadas

Em 100 anos de história, inicialmente com o nome de Colégio Adventista Brasileiro (CAB), Instituto Adventista de Ensino(IAE) e agora Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), a instituição tem marcado vidas e contribuído para a formação de milhares de jovens.

Alguns que foram alunos hoje trabalham no campus, como o diretor interno Ricardo Bertazzo. Ele chegou como aluno na instituição em dezembro de 1981. Fez o Curso de Pedagogia e nesse período trabalhou como aluno bolsista. Depois foi convidado para ser funcionário da instituição. Desde então, ele serve à instituição. Já foi diretor da Educação Básica, Escola Modelo, Ensino Fundamental, diretor acadêmico da Educação Básica e, há 10 anos, ocupa o cargo de diretor interno do UNASP-SP. “Para mim é uma alegria indescritível fazer parte desta festa. Foi aqui que eu conheci minha esposa Keila, constituí minha família, minha vida profissional. Enfim, o UNASP-SP, para nós, é tudo. Sou imensamente grato a Deus pelas muitas bênçãos que recebi e recebo durante todos estes anos”, diz Bertazzo.

O diretor geral do UNASP-SP, Helio Carnassale, também é um ex-aluno do UNASP-SP e ocupa sua atual função há oito anos. Ao refletir sobre a data, ele diz que a relevância do dia se dá pelo fato de alunos, professores e funcionários comemorarem juntos o centenário. “O dia de hoje nos faz olhar para trás com gratidão, com reconhecimento das bênçãos de Deus ao longo desse tempo. Também nos faz olhar para o presente, que é a nossa grande responsabilidade, e nos faz olhar para o futuro, que é a nossa esperança de ver concretizado todos os ideais da educação cristã. Me sinto extremamente privilegiado, lisonjeado e emocionado por estar sendo o diretor geral deste campus neste tempo, neste dia, neste ano, e por vivenciar todas essas emoções”, fala ele, com entusiasmo.

Há quem estudou no UNASP e trabalha há mais de 30 anos na Instituição. É o caso do diretor do desenvolvimento espiritual do UNASP para os três campi, pastor Narcizo Liedke, que está na instituição há 37 anos. “O UNASP faz parte de tudo que sou: do meu período de formação, depois de trabalho, formação de vida, minhas expectativas e alvos. Serei eternamente devedor ao UNASP por aquilo que fez e faz na minha vida. Falamos UNASP, mas fica no meu coração o IAE, que foi o período que mais marcou. Além de tudo que recebi, ainda tenho privilégio de continuar trabalhando na instituição”, reafirma ele.

Décadas de relacionamento com a instituição

Alguns ex-alunos de longa data participaram da celebração, como o senhor Edegardo Wuttke, que possui hoje 75 anos. Ele estudou no campus de 1948 a1957, quando fez o então ensino primário e o ginásio. Ele nasceu nas imediações da instituição, pois seu pai frequentava o UNASP-SP, e no mínimo duas vezes por semana ia visitar um parente que morava numa rua próxima ao campus. “Eu convivo a minha vida toda com esta instituição. Aqui é um lugar onde milhares de pessoas passam e deixam saudades, lembranças. O colégio deixa um valor sublime de educação para todos que por aqui passam. Por isso todos devem considerar muito esse lugar que, há 100 anos, mantém firme a mesma tradição, o mesmo rumo e o mesmo objetivo de um dia todos estarmos na eternidade”, comenta ele.

Elias Azevedo também relembra com carinho tudo que já viveu no campus, e se emocionou ao presenciar a comemoração. “Estou muito emocionado em estar vivo e participar dos 100 anos desse colégio. Meu pai ajudou a construir o prédio onde hoje é o Ensino Fundamental II. Foi aqui que eu estudei, foi aqui que eu casei, e hoje eu tenho 82 anos. É muita emoção. Eu já chorei, hoje, pois estou muito feliz”, afirma.

 Assim como estas pessoas, há muitas outras que passaram pelo campus ou que hoje estão no UNASP-SP e deixaram sua mensagem de parabéns para a instituição. Confira abaixo algumas mensagens parabenizando o aniversário de 100 anos do UNASP-SP:

“Celebrar os 100 anos com a vitalidade, a pujança, a vida que a instituição revela nesse momento é um motivo extremamente singular de alegria, de júbilo, de gratidão a Deus por esse fato histórico. Recordar os episódios que marcaram essa trajetória de 100 anos e perceber que hoje nós estamos com essas circunstâncias que nos cercam tão favoráveis, tão abençoadas, faz o coração transbordar de alegria e de gratidão. Me sinto, particularmente pela responsabilidade que tenho na instituição, como um premiado por Deus por viver esse momento, desfrutar da companhia de um exército de colaboradores tão comprometidos, tão dedicados e  pelo contingente de estudantes tão significativos. Tudo isso só pode ser obra, misericórdia e graça divina. A Deus seja toda honra e toda glória! Parabéns mais uma vez para o Unasp pelos 100 anos cada vez mais muito além do ensino”.

                                                                                                  Euler Bahia- Reitor do UNASP

 

“É uma honra muito grande, realmente um privilégio, participar deste aniversário do UNASP-SP. Estou há pouco tempo  na escola, menos de 4 anos, mas, de imediato, a gente se sente encantado pelas pessoas, pelo espaço e pela convivência. Estar comemorando 100 anos, participar dessa festa é realmente muito especial na minha vida e tenho certeza de que na vida de todos os professores e alunos dessa comunidade acadêmica. Que tenhamos um grande dia, um ano muito feliz, porque não é qualquer empresa ou qualquer instituição educacional que pode comemorar 100 anos de vida. Deus seja louvado pelos 100 anos do UNASP-SP”.

                                                                                  Ilson Tércio- Diretor Acadêmico do UNASP-SP

 

“É muito emocionante estar nessa festa de 100 anos do UNASP-SP, pensando que a razão da instituição existir são os nossos alunos. Poder cantar parabéns, poder abraçar o nosso aluno, poder sentir-se abraçado por ele é a razão do Unasp, é a alegria do dia de hoje. São aproximadamente sete mil pessoas cantando, comendo bolo, soprando velinha, curtindo, pois hoje é o nosso dia, é a nossa festa. Isso é o UNASP-SP muito além do ensino “.

                                                                          Cleide Borba- Coordenadora de Eventos do UNASP-SP

“Estar aqui é privilégio de poucos. Me sinto um desses poucos. Me sinto uma privilegiada. É uma honra e um prazer participar dos 100 anos do Unasp. Ver essa festa, viver tudo isso que está acontecendo, é fantástico. Não tem preço!”

Ídia Azevedo- Secretária da Diretoria Geral do UNASP-SP

 

“O UNASP-SP é isso aqui, é alegria! É uma felicidade trabalhar aqui dentro; um privilégio imenso fazermos parte disso. Parabéns para todos nós”.

                                                      Pastor Braguinha- Diretor da Pastoral Universitária do  UNASP-SP

 

 

“Eu estou muito contente por participar desse centenário, já que o sonho dos meus pais era eu estudar nesse colégio que tem o objetivo de ensinar e salvar vidas”.

                                                    Andressa Siqueira de Menezes-  aluna do 1° ano  do Ensino Médio

 

 

 

“Eu me sinto privilegiada por participar de uma escola muito importante e muito conhecida que, além de ensinar, tem os princípios de Deus. Parabéns UNASP pelos 100 anos”.

 

Bianca Tavares- aluna do 1° ano do Ensino Médio

 

 

 

 

Veja mais