UNASP e maestro João Carlos Martins serão parceiros em projeto

Cultura e Ciência

Escrito por

Murilo Pereira

Publicado em

23 ago 2018

Crédito imagens

Herbert Ferreira

O músico João Carlos Martins, maestro da Bachiana Filarmônica do SESI, trouxe para o campus do UNASP-SP um repertório com clássicos da música erudita, popular e religiosa como a famosa peça Jesus, Alegria dos Homens de Johan Sebastian Bach. Desta forma, o semestre letivo começou com o melhor da música instrumental brasileira para centenas de universitários que assistiram a uma aula magna diferenciada na noite do dia 14 de agosto.

“Uma aula inaugural do semestre com a presença do maestro João Carlos Martins, vem enriquecer o currículo da instituição e ao mesmo tempo trazer algo relevante na área musical e de uma forma muito alegre  trazer para nós essa apresentação maravilhosa que empolgou tanto os alunos quanto a comunidade presente”, afirmou Douglas Menslin diretor geral do UNASP-SP.

O musical teve dois públicos distintos. Além dos alunos, a comunidade que reside aos arredores do campus na Zona Sul de São Paulo, pode prestigiar um gênero musical raro nas periferias do Brasil. Disseminar a cultura da música erudita por todo o Estado é justamente o objetivo do maestro e da orquestra do SESI paulista.

A comunidade dessa região de São Paulo está sendo presenteada não apenas com o concerto. O músico que já esteve no campus Engenheiro Coelho no dia 23 de maio e em breve levará um concerto semelhante para o campus Hortolândia, está firmando parceria com o UNASP na execução do programa Orquestrando São Paulo. O objetivo da iniciativa é formar novos maestros.

Bachiana Filarmônica do SESI-SP

“Quando eu vi a qualidade da faculdade de música no UNASP, Engenheiro Coelho, eu fiquei profundamente emocionado e depois soube que está em primeiro lugar pelo MEC e Enade pela qualidade dos alunos que estudam música. Agora nós fizemos uma parceria porque começamos um processo com o SESI no Estado de São Paulo que agora está se estendendo por todo o Brasil que se chama inicialmente Orquestrando São Paulo, mas passará a se chamar Orquestrando o Brasil”, explicou o maestro Martins.

Durante o programa, o músico anunciou que toda a igreja adventista que tiver uma orquestra em sua comunidade também poderá participar do projeto. O maestro Davinson Berger, diretor da Academia Adventista de Artes auxiliará na gestão desse programa junto ao UNASP.

Maestro foi homenageado pelo UNASP

“Nós teremos basicamente dois grandes projetos. Primeiramente o orquestrando que vai trabalhar com a formação de maestros e também temos a intenção de ter várias das nossas orquestras no Brasil participando e tendo essa oportunidade de receber uma visita da Bachiana Filarmônica e também do João Carlos Martins, fazendo um intercambio entre as orquestras adventistas e o SESI”, detalhou Berger.

“O UNASP vai ser um dos grandes parceiros nossos não só pelos três campi universitários, mas pelo trabalho que eles também farão conjuntamente conosco através daquelas igrejas adventistas que já tem seus grupos orquestrais”, reforçou Martins.

A parceria que está em fase de implantação também incluirá grupos instrumentais do UNASP na agenda cultural de São Paulo e de outros lugares. Na noite de sábado, 25 de agosto, a Orquestra de Sinos do UNASP-SP se apresenta no Teatro Municipal de Osasco, na grande São Paulo.

“Hoje nas nossas igrejas e nos nossos colégios nós temos muitas pessoas envolvidas com a regência de grupos, tanto instrumentais quanto vocais, este projeto seria uma espécie de aperfeiçoamento, um curso que está sendo disponibilizado onde nós vamos inscrever quem estiver interessado em participar”, afirmou Berger.

Público lotou o ginásio do Cenape. Confira a galeria de fotos no Flickr https://flic.kr/s/aHskDnX3pi

 

O reitor do UNASP, Martin Kuhn, considera que toda a cultura musical mantida pela instituição em cada uma de suas unidades contribuiu para aproximação com o maestro João Carlos Martins e resultou na parceria que será relevante para a realização do UNASP em sua missão. “São coisas boas que o UNASP promove, realizando a sua missão de levar conhecimento também para as pessoas, de levar a extensão da informação da capacitação e da formação para fora dos seus muros e para além dos seus prédios. Isso é parte da nossa missão e por isso nós estamos felizes”, expressou o reitor.

Além de nos emocionar, o concerto inaugurou o semestre e a parceria com o maestro João Carlos Martins. Vamos juntos orquestrar São Paulo? 😊 🎹🎶🎻🎺 #muitoalemdoensino #música #unasp #vivamomentos #vivaunasp

Posted by Unasp São Paulo on Wednesday, August 22, 2018