Acontece no UNASP

Unasp sedia reunião do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras

Durante esta quarta-feira, 19 junho, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) esteve reunido mais uma vez para a sua reunião ordinária mensal. A 307º reunião do Conselho Deliberativo e Fiscal da entidade aconteceu pela primeira na sede da reitoria do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), com sede na cidade de Engenheiro […]

Texto: Mairon Hothon

Unasp recebeu pela 1ª vez reunião de reitores do CRUB. Encontro mensal serve para debater direções do Ensino Superior brasileiro.

Durante esta quarta-feira, 19 junho, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) esteve reunido mais uma vez para a sua reunião ordinária mensal. A 307º reunião do Conselho Deliberativo e Fiscal da entidade aconteceu pela primeira na sede da reitoria do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), com sede na cidade de Engenheiro Coelho, interior de São Paulo.

Durante o encontro, foram informados os resultados da visita ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o astronauta Marcos Pontes, que aconteceu no dia 27 de maio em Brasília, bem como as últimas resoluções que o Ministério da Educação (MEC) fez nos últimos dias e afeta o Ensino Superior brasileiro. Os reitores também tiveram um momento para relatos de experiências e um panorama geral da situação em cada instituição de ensino representada.

Entre a pauta de debates da reunião, temas do próximo encontro com o ministro da educação Abraham Weintraub além da chapa para o processo eleitoral da CRUB em outubro.

O presidente do CRUB, Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, ressaltou a preocupação com o atual cenário instável da educação no país e adiantou a reunião que pretende marcar para o mês de agosto com o ministro da educação Abraham Weintraub a fim de conversar sobre a carta aberta da CRUB ao ministério enviada em março.

“Enquanto CRUB nosso principal objetivo é debater de maneira ampla os caminhos que o Ensino Superior tem trilhado, e falar sobre autonomia e investimentos faz parte dessa agenda de pautas positivas para o setor. Acreditamos que se não tivermos investimentos nessa área educacional, nosso país não vai se desenvolver”, comenta.

Durante o encontro desta quarta-feira ainda foram colocados em pauta possíveis nomes para formar o conselho editorial da CRUB, o editor da revista eletrônica do Conselho de Reitores e os possíveis candidatos para o processo eleitoral que acontece em outubro desse ano.

“Nossas reuniões servem para um alinhamento ordenado de como a educação Superior pode crescer de maneira uniforme. Para o Unasp é um honra fazer parte deste time e assim debater e trocar experiências com gestores de outros grupos educacionais”, afirma o reitor do Unasp e também membro do Conselho Fiscal do CRUB, Dr. Martin Kuhn.

Drª Beatriz Maria Eckert-Hoff cumprimenta músicos após apresentação de recepção para grupo de gestores educacionais do CRUB.

Após a reunião, os reitores fizeram um mini tour pelas dependências do campus onde puderam conhecer o Museu de Arqueologia Paulo Bork, considerado o único do gênero bíblico da América Latina, além da ‘fazendinha”, espaço de ensino-aprendizagem para alunos de diferentes idades com animais e plantas silvestres. O campus Engenheiro Coelho faz parte do complexo tricampi do Unasp, que desde o ano passado é considerado nota máxima no MEC.

Estiveram presentes na reunião desta quarta-feira o presidente da CRUB, Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto (reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie), o secretário da CRUB, profº Afrânio Castro, a reitora da  Universidade do Distrito Federal, Drª Beatriz Maria Eckert-Hoff, o reitor da Universidade Metodista de São Paulo, Dr. Paulo Borges Campos Júnior, o reitor da Universidade LaSalle, Dr. Paulo Fossatti, e o reitor do Centro Universitário Cesumar, Dr. Wilson de Matos Silva.

 

Veja mais