Acontece no UNASP

Unasp São Paulo sediará IV Congresso Internacional de Enfermagem

Em comemoração aos 50 anos do Curso de Enfermagem do Unasp, a instituição sediará o IV Congresso Internacional de Enfermagem nos dias 9 a 12 de maio, cujo tema será “O passado e o futuro da Enfermagem Adventista – Nosso legado”. O curso de Enfermagem do Unasp é considerado referência no ensino da humanização das […]

Texto: Aira Annoroso

Em comemoração aos 50 anos do Curso de Enfermagem do Unasp, a instituição sediará o IV Congresso Internacional de Enfermagem nos dias 9 a 12 de maio, cujo tema será “O passado e o futuro da Enfermagem Adventista – Nosso legado”.

O curso de Enfermagem do Unasp é considerado referência no ensino da humanização das práticas da profissão para seus alunos.  “A nossa faculdade tem uma trajetória de qualidade, de nome no mercado. Nos reformulamos, nos reinventamos, e permanecemos firmes, formando grandes enfermeiros para a obra e sociedade”, afirma a professora me. Vivian Zorzim, coordenadora do curso de Enfermagem do Unasp.

Os últimos dados divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 2015 constataram a existência de 1,6 milhão de enfermeiros no Brasil. Os profissionais da área são essenciais no que diz respeito ao papel proativo identificando as necessidades, promovendo e protegendo a saúde da população. Levando em consideração a importância do enfermeiro, faz-se necessária a capacitação voluntária por parte dos mesmos.

O Congresso, organizado pelo Consórcio Latino Americano de Escolas de Enfermagem Adventista (AINEC-LA) juntamente com o Unasp São Paulo, trabalhará com três direcionamentos:

1) História da Enfermagem Adventista no Brasil (prática e ensino);
2) A pesquisa sobre a teoria assistencial de Enfermagem Adventista;
3) Pesquisas e práticas de saúde (experiências de ex-alunos, profissionais de outras escolas Adventistas e a palavra do líder de Saúde da Divisão Sul Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para os enfermeiros adventistas).

Os métodos que serão apresentados são atrativos para qualquer enfermeiro ou estudante de Enfermagem, mesmo que não pertença a religião Adventista. “É importante reciclar e obter novos conhecimentos”, enfatiza a me. Vivian Zorzim.

Os participantes do congresso poderão inscrever suas pesquisas científicas. No último dia do evento (12/05), os que inscreveram seus trabalhos poderão expor na modalidade pôster e oral, além de receberem certificado de apresentação em Congresso Internacional.

Para mais informações sobre o Congresso, clique aqui.

Veja mais