Vida no Campus

UNASP Run movimenta estudantes em busca de saúde

A corrida contou com três modalidades: a caminhada de 4km, a corrida de 4km e a corrida de 8km.

Texto: Giovanni Manzolli e Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

O UNASP, campus Engenheiro Coelho, realizou o UNASP Run neste domingo (7). A corrida contou com três modalidades: a caminhada de 4km, a corrida de 4km e a corrida de 8km. O evento foi organizado pela Atlética, que é um departamento do grêmio estudantil responsável por desenvolver eventos esportivos.

UNASP Run contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas.
UNASP Run contou com a participação de aproximadamente 100 corredores. Foto: Diego Diógenes

O percurso, que circundou o campus, contou com paradas em pontos estratégicos, onde os alunos recebiam água para continuarem a competição. Além disso, um caminhão-pipa refrescava os competidores que passavam por baixo da mangueira.

O objetivo do evento foi integrar os alunos e os funcionários participantes com a natureza, proporcionando atividades que contribuam para a saúde pessoal. O Pró-Reitor de Desenvolvimento Estudantil do campus, Carlos Ferri, comenta que “o UNASP se preocupa com a parte física, mental e espiritual do nosso aluno e, quando temos eventos como este, motivamos os alunos a praticarem esportes. O UNASP fica muito feliz por proporcionar essa ação”.

O organizador do evento, membro da Atlética, Thiago da Silva, ainda explica a importância do grupo de corrida. “A gente começou esse movimento aqui como forma de educar por meio do esporte”, completa.

A competição

A disputa para ver quem seria o primeiro colocado foi acirrada em todas as categorias e até o Francisco de Pontes, participante mais velho da competição, com 79 anos, deixou muitos jovens para trás. “É importante ter um evento esportivo porque os alunos têm a oportunidade de se desenvolverem”, opina.

No terceiro lugar da corrida de 8km ficaram os amigos Eduardo Reymond e João Pessoa, estudantes de Teologia. Os teologandos comemoraram suas vitórias subindo ao pódio com camisetas que continham a frase “Jesus is coming back”, ou “Jesus está voltando”.

O corredor João Pessoa falou sobre a importância da participação na corrida. “O UNASP tem nos proporcionado experiências incríveis e essa aqui foi mais uma delas e é muito bom saber que o UNASP promove isso pela nossa saúde”, enfatiza. Os alunos também destacam que os eventos esportivos os ajudam na concentração nos estudos e nas atividades acadêmicas.

Para Bruna Shaun, a primeira menina a chegar na prova dos 8km, a experiência foi emocionante. “Eu estava muito empolgada e corri o ano todo para poder participar”, compartilha. A estudante ainda explicou que acha importante incentivar eventos como este para mostrar que todo mundo sabe fazer alguma coisa e que todos têm um espaço na instituição.

Veja mais