Não Classificado

UNASP recebe voluntários de diversos países

No último final de semana, cerca de 1,1 mil universitários de diferentes nacionalidades, participaram da terceira edição do Congresso Internacional de Universitários Voluntários, conhecido como I Will Go (Eu irei, em inglês). O evento aconteceu no Centro Universitário Adventista de São Paulo, localizado em Engenheiro Coelho. O encontro contou com a presença de 25 palestrantes, que realizaram […]

Texto: Redação

No último final de semana, cerca de 1,1 mil universitários de diferentes nacionalidades, participaram da terceira edição do Congresso Internacional de Universitários Voluntários, conhecido como I Will Go (Eu irei, em inglês). O evento aconteceu no Centro Universitário Adventista de São Paulo, localizado em Engenheiro Coelho.

O encontro contou com a presença de 25 palestrantes, que realizaram plenárias e oficinas. Também participaram do Congresso representantes de 24 países. Além dos voluntários da América do Sul, estiveram presentes participantes da Coréia do Sul, Estados Unidos, Líbano, África do Sul, Moçambique, Bielorrússia, entre outros.

De acordo com o presidente da comissão organizadora do evento, o pastor Narciso Liedke, o programa foi preparado como o objetivo de informar e motivar os voluntários e todos aqueles que desejam realizar missão, utilizando suas habilidades. “O que a gente quer é que o estudante se habilite a realizar uma obra naquilo que ele faz. Ele vai fazer uma missão exercendo sua profissão,” explica. 

As 16 oficinas e 9 plenárias realizadas durante o Congresso, abordaram a importância do trabalho voluntário e como realiza-los. Os palestrantes explicaram, também, sobre as dificuldades e as diferenças culturais em outros países, com relatos de suas experiências.

A estudante de fisioterapia Belén Carlino, da Argentina, conta que veio ao evento para aprender. “Eu sempre participo de trabalhos voluntários, gosto de aprender tudo que é relacionado a isso, por isso vim ao I WILL GO,” comenta.  

Durante o Congresso, os alunos do Unasp-EC, também tiveram a oportunidade de apresentar os projetos sociais que são desenvolvidos pelo campus. Entre eles, o Ajuda Urbana, em que os jovens realizam atendimento semanal aos moradores de rua e Atos 29, grupo que foca em ações de crescimento espiritual na comunidade e em visitas realizadas em clínicas de recuperação e asilos.

Os estudantes de outros países ficaram impressionados com os trabalhos exibidos. Entre eles, o sul coreano e estudante de medicina, Sun Woo Han, comentou que se impressionou com as atividades feitas por alunos do Unasp. “Eu gostei muito do projeto Atos 29, gostei das atividades que eles realizam," relata.  "O campus do Unasp é muito grande e tem uma ótima infraestrutura,” acrescenta o estudante.

O Brasil recebeu este evento pela primeira vez. As edições anteriores foram realizadas na Universidade Adventista Del Plata, na Argentina. “Esse Congresso veio para beneficiar milhares de jovens. Ele veio ao Unasp, para motivar a juventude do Brasil para missão, ” relata o diretor de desenvolvimento espiritual do Unasp-EC, o pastor Edson Romero.

Confira as fotos do I WILL GO 2015, no Flickr do Unasp-EC.

https://www.flickr.com/photos/unasp_ec/albums/72157658023059909/page1

Veja mais