Profissão e Mercado

UNASP recebe treinamento gratuito do Programa Mestre ArcelorMittal

Projeto que já capacitou aproximadamente 21 mil pessoas desde 2008 ofereceu aulas para os estudantes de Engenharia Civil.

Texto: Helena Cardoso | Edição: Theillyson Lima

O UNASP campus Engenheiro Coelho recebeu, na última segunda-feira (29), a carreta do Programa Mestre ArcelorMittal. O treinamento gratuito foi direcionado aos alunos de Engenharia Civil, que receberam informações sobre a empresa que é considerada a maior fabricante de aços do mundo e uma das maiores em mineração.

Carreta do Programa Mestre ArcelorMittal.
Carreta itinerante passou o dia no UNASP, oferecendo aulas no período matutino e vespertino. Foto: Carlos Peçoni

O curso

O projeto itinerante contou com duas aulas, uma de manhã e outra à tarde, com duração de duas horas cada. No treinamento técnico, os alunos aprenderam sobre a empresa e de que métodos o aço é utilizado na construção civil para beneficiar a estrutura. Segundo Rangel Lage, professor do curso e mestre em Engenharia Civil, a proposta é explicar todas as fases de uma obra, desde o início até o acabamento, mostrando as soluções que a ArcelorMittal possui para cada etapa. “O objetivo é a capacitação técnica de mão de obra, não só de execução, mas também de boas práticas na construção civil”, completa.

O programa – criado em 2007 – já capacitou mais de 17 mil pessoas, sendo destinado aos profissionais da área, estudantes e para quem quer conhecer ou iniciar a carreira no setor. O treinamento busca capacitar, apresentando as tendências e técnicas construtivas, com a correta aplicação de produtos e foco na produtividade, segurança e sustentabilidade.

O programa já capacitou mais de 17 mil pessoas. Foto: Carlos Peçoni

Capacitação profissional

Para Richard Firmino, aluno do décimo semestre de Engenharia Civil, “esse tipo de evento ajuda a expandir os horizontes e perceber que a prática profissional vai muito além do que é visto na faculdade, o que acaba incentivando a estudar”, ressalta. Já Karine Tavares, estudante do sexto semestre, conta que o projeto apresentou problemas reais encontrados pela empresa, mostrando a prática e soluções, e auxiliando os alunos a evitar estes erros no futuro. Karine explica que “durante a aula, foram mostradas empresas parceiras e fornecedores, outra coisa que vai ajudar na vida profissional depois da graduação.”

O professor doutor Artur Sartorti, coordenador do curso de Engenharia Civil, afirma que um dos objetivos da graduação é conectar os alunos às realidades do mercado de trabalho. Para ele, experiências que trazem os conhecimentos do mercado para o ambiente universitário enriquecem a aprendizagem dos estudantes. “O UNASP quer sempre oferecer experiências acadêmicas e profissionais aos alunos, para que o desenvolvimento deles possa ser pleno”, finaliza.

Alunos aprenderam sobre como o aço é utilizado na construção civil para beneficiar a estrutura. Foto: Helena Cardoso

Veja mais