Unasp recebe Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica

Acontece no Unasp

Escrito por

Assessoria de Imprensa

Publicado em

15 set 2017

Unasp recebe Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica

Evento irá reunir pesquisadores da arqueologia bíblica de Israel, Estados Unidos e Brasil na cidade de Engenheiro Coelho/SP.

Escavações, pesquisas e achados em sítios arqueológicos estão despertando o interesse em conhecer detalhes da história da humanidade, fortalecendo a veracidade bíblica nos últimos dois séculos. As mais recentes descobertas científicas no campo da arqueologia serão apresentadas durante o I Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica, que acontecerá no Brasil em outubro de 2017. O evento reunirá professores, pesquisadores, arqueólogos e antropólogos de Isael, Estados Unidos e Brasil, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho.

O Congresso é inédito na América do Sul, que segundo pesquisadores, carece de oportunidades de estudo na área da arqueologia bíblica. Para o coordenador geral do encontro, Ariel Horovitz, a iniciativa servirá para conhecer mais sobre a relação da bíblia com a arqueologia. “É uma grande oportunidade para todos. A ideia é estimular o interesse pela Arqueologia Bíblica e por Israel, para viabilizar isso, iremos facilitar o acesso ao tema através do contato com arqueólogos renomados. Uma grande oportunidade para brasileiros e sul-americanos conhecer os grandes achados na Terra Santa”, comentou.

As inscrições para o I Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica terminam dia 10 de outubro. A inscrição deve ser realizada no site do evento, que ainda oferece a oportunidade de conhecer palestrantes, detalhes da agenda e informações do evento.

Palestrantes

O programa vai contar com palestras, plenárias, workshops e sessões temáticas. Entre os palestrantes confirmados estão, Adolfo Roitman (Curador dos Manuscritos do Mar Morto), Eli Shukron (Descobriu a piscina de Siloé), David Sedaca (Professora da Escola de Teologia de Nova York), Jorge Fabro (Presidente da Associação Brasileira de Arqueologia do Mediterrâneo Oriental), Katia Sytryn-Silvernam (Professora no Departamento de Estudos Islâmicos e do Oriente Médio) e Rodrigo Silva (Curador do MAB – Museu de Arqueologia Bíblica do UNASP e apresentador do programa “Evidências” da TV Novo Tempo).

Oportunidade para intercâmbio

Segundo Ariel Horovitz, O Congresso será uma oportunidade de atualização profissional e acadêmica. “O Congresso vai promover o intercâmbio de ideias e uma imersão no tema. O participante vai estar em contato com pessoas de interesse comum para fazer networking, além de conhecer as novidades que surgem na área e compartilhar trabalhos científicos para disseminar a pesquisa. Um evento internacional vai enriquecer o currículo dos interessados e ampliar possibilidades para estudantes e profissionais de áreas correlatas como história, geografia, teologia e outras áreas afins”, lembrou.

A conferência de abertura do I Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica será realizada pelo Curador dos Manuscritos do Mar Morto e diretor do Santuário do Livro no Museu de Israel, doutor Adolfo Roitman. A palestra apresentará os manuscritos do Mar Morto e detalhes desta descoberta que é considerada a maior do século XX. Roitman é licenciado em antropologia, mestre em religiões comparadas e doutor em literatura e antigo pensamento judaico pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Participou de documentários para o National Geographic Channel.

O I Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica foi idealizado pelo Instituto Moriah Internacional Center em parceria com a Universidade Adventista de São Paulo e chancela da Universidade Hebraica de Jerusalém. “Teremos conteúdo de alta qualidade, programação com assuntos atuais e relevantes que promovem um aprofundamento no tema, vale a pena participar”, concluí.

Conheça os participantes

Prof. Me. Eli Shukron – Israel
Mestre em Arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Arqueólogo do Israel Antiquities Authority. Descobriu a Piscina de Siloé. Lidera escavações na Cidade de Davi.

Prof. Dra. Katia Cytryn-Silverman – Israel
Doutora em Arqueologia e Arte Islâmica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, onde leciona como Senior Lecturer pelo Instituto de Arqueologia e no departamento de Estudos Islâmicos e do Oriente Médio. Diretora das escavações em Tiberíades ao lado do Mar da Galiléia.

Prof. Dr. Adolfo Roitman – Israel

Licenciado em antropologia, mestre em religiões comparadas e doutor em literatura e antigo pensamento judaico pela Universidade Hebraica deJerusalém. Curador dos Manuscritos do Mar Morto e diretor do Santuário do Livro no Museu de Israel. Participou de documentários para o National Geographic Channel.

Prof. Me. David Sedaca – Estados Unidos
Mestre em teologia, psicólogo pela Universidade de Harvard e professor de Pós Graduação de Judaísmo Messiânico do Instituto “Charles Feinberg” da Escola de Teologia de Nova York.

Prof. Dr. Rodrigo Silva – Brasil
Doutor em arqueologia clássica. Professor do UNASP e curador do MAB – Museu de Arqueologia Bíblica do UNASP. Apresentador do programa da TV Novo Tempo “Evidências”.

Prof. Me. Jorge Fabro – Brasil
Bacharel em Direito e Mestre em Arqueologia e Literatura Hebraica. Presidente da ABAMO – Associação Brasileira de Arqueologia do Mediterrâneo Oriental.

A inscrição no congresso pode ser feita no site do Instituto Moriah Center (http://moriacenter.com/ciab). O Unasp, campus Engenheiro Coelho, irá oferecer aos congressistas, hospedagem e translado. O e-mail [email protected] e o telefone (11) 3280.0609 estão disponíveis para orientações e tira-dúvidas.