Acontece no UNASP

Unasp recebe Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica

Unasp recebe Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica Evento irá reunir pesquisadores da arqueologia bíblica de Israel, Estados Unidos e Brasil na cidade de Engenheiro Coelho/SP. Escavações, pesquisas e achados em sítios arqueológicos estão despertando o interesse em conhecer detalhes da história da humanidade, fortalecendo a veracidade bíblica nos últimos dois séculos. As mais recentes descobertas científicas no campo da arqueologia […]

Texto: Assessoria de Imprensa

Unasp recebe Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica

Evento irá reunir pesquisadores da arqueologia bíblica de Israel, Estados Unidos e Brasil na cidade de Engenheiro Coelho/SP.

Escavações, pesquisas e achados em sítios arqueológicos estão despertando o interesse em conhecer detalhes da história da humanidade, fortalecendo a veracidade bíblica nos últimos dois séculos. As mais recentes descobertas científicas no campo da arqueologia serão apresentadas durante o I Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica, que acontecerá no Brasil em outubro de 2017. O evento reunirá professores, pesquisadores, arqueólogos e antropólogos de Isael, Estados Unidos e Brasil, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho.

O Congresso é inédito na América do Sul, que segundo pesquisadores, carece de oportunidades de estudo na área da arqueologia bíblica. Para o coordenador geral do encontro, Ariel Horovitz, a iniciativa servirá para conhecer mais sobre a relação da bíblia com a arqueologia. “É uma grande oportunidade para todos. A ideia é estimular o interesse pela Arqueologia Bíblica e por Israel, para viabilizar isso, iremos facilitar o acesso ao tema através do contato com arqueólogos renomados. Uma grande oportunidade para brasileiros e sul-americanos conhecer os grandes achados na Terra Santa”, comentou.

As inscrições para o I Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica terminam dia 10 de outubro. A inscrição deve ser realizada no site do evento, que ainda oferece a oportunidade de conhecer palestrantes, detalhes da agenda e informações do evento.

Palestrantes

O programa vai contar com palestras, plenárias, workshops e sessões temáticas. Entre os palestrantes confirmados estão, Adolfo Roitman (Curador dos Manuscritos do Mar Morto), Eli Shukron (Descobriu a piscina de Siloé), David Sedaca (Professora da Escola de Teologia de Nova York), Jorge Fabro (Presidente da Associação Brasileira de Arqueologia do Mediterrâneo Oriental), Katia Sytryn-Silvernam (Professora no Departamento de Estudos Islâmicos e do Oriente Médio) e Rodrigo Silva (Curador do MAB – Museu de Arqueologia Bíblica do UNASP e apresentador do programa “Evidências” da TV Novo Tempo).

Oportunidade para intercâmbio

Segundo Ariel Horovitz, O Congresso será uma oportunidade de atualização profissional e acadêmica. “O Congresso vai promover o intercâmbio de ideias e uma imersão no tema. O participante vai estar em contato com pessoas de interesse comum para fazer networking, além de conhecer as novidades que surgem na área e compartilhar trabalhos científicos para disseminar a pesquisa. Um evento internacional vai enriquecer o currículo dos interessados e ampliar possibilidades para estudantes e profissionais de áreas correlatas como história, geografia, teologia e outras áreas afins”, lembrou.

A conferência de abertura do I Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica será realizada pelo Curador dos Manuscritos do Mar Morto e diretor do Santuário do Livro no Museu de Israel, doutor Adolfo Roitman. A palestra apresentará os manuscritos do Mar Morto e detalhes desta descoberta que é considerada a maior do século XX. Roitman é licenciado em antropologia, mestre em religiões comparadas e doutor em literatura e antigo pensamento judaico pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Participou de documentários para o National Geographic Channel.

O I Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica foi idealizado pelo Instituto Moriah Internacional Center em parceria com a Universidade Adventista de São Paulo e chancela da Universidade Hebraica de Jerusalém. “Teremos conteúdo de alta qualidade, programação com assuntos atuais e relevantes que promovem um aprofundamento no tema, vale a pena participar”, concluí.

Conheça os participantes

Prof. Me. Eli Shukron – Israel
Mestre em Arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Arqueólogo do Israel Antiquities Authority. Descobriu a Piscina de Siloé. Lidera escavações na Cidade de Davi.

Prof. Dra. Katia Cytryn-Silverman – Israel
Doutora em Arqueologia e Arte Islâmica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, onde leciona como Senior Lecturer pelo Instituto de Arqueologia e no departamento de Estudos Islâmicos e do Oriente Médio. Diretora das escavações em Tiberíades ao lado do Mar da Galiléia.

Prof. Dr. Adolfo Roitman – Israel

Licenciado em antropologia, mestre em religiões comparadas e doutor em literatura e antigo pensamento judaico pela Universidade Hebraica deJerusalém. Curador dos Manuscritos do Mar Morto e diretor do Santuário do Livro no Museu de Israel. Participou de documentários para o National Geographic Channel.

Prof. Me. David Sedaca – Estados Unidos
Mestre em teologia, psicólogo pela Universidade de Harvard e professor de Pós Graduação de Judaísmo Messiânico do Instituto “Charles Feinberg” da Escola de Teologia de Nova York.

Prof. Dr. Rodrigo Silva – Brasil
Doutor em arqueologia clássica. Professor do UNASP e curador do MAB – Museu de Arqueologia Bíblica do UNASP. Apresentador do programa da TV Novo Tempo “Evidências”.

Prof. Me. Jorge Fabro – Brasil
Bacharel em Direito e Mestre em Arqueologia e Literatura Hebraica. Presidente da ABAMO – Associação Brasileira de Arqueologia do Mediterrâneo Oriental.

A inscrição no congresso pode ser feita no site do Instituto Moriah Center (http://moriacenter.com/ciab). O Unasp, campus Engenheiro Coelho, irá oferecer aos congressistas, hospedagem e translado. O e-mail congresso@moriacenter.org e o telefone (11) 3280.0609 estão disponíveis para orientações e tira-dúvidas.

Veja mais