Impacto Social

UNASP recebe Caravana Brasil para Elas

Evento reúne mais de 800 mulheres e promove mulheres empreendedoras.

Texto: Thaís Fowler

O projeto Caravana Brasil para Elas esteve nesta quarta-feira (29) no UNASP, campus São Paulo, com o objetivo de capacitar mulheres em situações de vulnerabilidades para geração de renda e trabalho. Essa é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os estados e municípios.

São Paulo foi a sexta cidade a receber à Caravana, que pretende despertar o interesse feminino pelo empreendedorismo, além de torná-las geradoras de emprego. Estavam presentes na programação cerca de mil mulheres, vindas de todo o estado de São Paulo. 

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), as mulheres são as mais afetadas pela pandemia no mercado de trabalho. Entre abril e junho de 2019 a taxa de ocupação entre as mulheres era de 46%. No mesmo período de 2020, já durante a crise sanitária, esse percentual caiu cerca de 40%. Por causa disso, muitas mulheres começaram trabalhar por conta própria, abrindo seu próprio negócio. A Caravana Brasil para Elas oferece à essas mulheres orientações, palestras, cursos de longa duração e consultoria. 

Camila Ribeiro, gestora de empreendedorismo feminino no Sebrae São Paulo, conta que era preciso encontrar um local onde as participantes se sentissem confortáveis, próximo a ONGs e igrejas acolhedoras. Por isso, “nada melhor que o UNASP para realizar este evento”, afirma. 

Durante o evento, coordenadores da graduação, pós graduação e ensino à distância realizaram a Sala UNASP, um local de conversas e palestras sobre empreendedorismo para as participantes, fazendo um link com os cursos da instituição. “A grande potência desse evento no campus, é cumprir um propósito de realmente ajudar, pois a nossa missão é servir”, frisa Felipe Araújo, gerente comercial do UNASP, campus São Paulo.

Desafios que transformam

Cristina Vieira foi convidada pelo Sebrae para participar do evento e liderar a oficina de beleza. A consultora e diretora da Mary Kay, recebeu mais de 500 mulheres, realizando um momento de autocuidado e reforçando a beleza de cada uma. “Trabalhar em algo que beneficia a todas da mesma forma, independente de qualquer coisa, é grandioso. Meu sentimento é de gratidão, por não ser só pra mim e sim sobre o todo”, acredita. 

Ela conta que também já foi beneficiada pelos serviços do Sebrae e encontrou ali o empurrão que precisava para empreender. “Muitas pessoas me diziam que empreender na Mary Kay era ilusão, até que um facilitador do Empretec me confirmou que trabalhar nessa empresa era algo visionário”, explica. 

Veja mais