Não Classificado

Unasp recebe alunos de 17 países em 2014

Conhecido por sua diversidade cultural, o campus atende cerca de 130 alunos estrangeiros, representando 17 países.

Texto: Redação

O Brasil tem crescido cada vez mais na área de turismo. Segundo o Guia turístico Lonely Planet, o país é o melhor para se visitar em 2014. A diversidade e simpatia do povo brasileiro chama a atenção de muitos estrangeiros. No Unasp-EC não é diferente.  Conhecido por sua diversidade cultural, o campus atende cerca de 130 alunos estrangeiros, representando 17 países.  

Além da graduação, a instituição oferece diversas opções de programas para alunos estrangeiros, como o Adventist College Abroad (ACA), programa para alunos de universidades americanas que desejam estudar, durante um ano, matérias da graduação que envolvem a língua portuguesa. Através do Instituto de Línguas, estes estudantes podem ter aulas de gramática portuguesa, folclore e literatura brasileira. Os programas também compreendem duas viagens por semestre para destinos turísticos, como Rio de janeiro, Foz do Iguaçu, Bonito e Pantanal.

Alguns estudantes optam por estudar no Unasp-EC com o objetivo de futuramente, servirem aos seus países, como é o caso do estudante albanês Seri Dema, aluno do 2º ano de Teologia. “Sempre quis estudar Teologia e estou realizando meu sonho aqui”, afirma. Dema também explica que se identificou com o país, pois a hospitalidade brasileira se assemelha muito à albanesa. O estudante conta que pretende terminar seus estudos e voltar para a Albânia. “Quero voltar para meu país e me dedicar ao trabalho missionário lá”, diz.

A americana Priscila de Oliveira veio para o centro universitário através do *Serviço Voluntário Adventista. “Não tinha condições de vir para o colégio, mas meu desejo de estudar aqui era tão grande que trabalhei em três empregos no ano passado”, lembra.  Priscila trabalha como voluntária no Instituto de Línguas lecionando aulas de inglês e auxiliando classes do ensino fundamental no Colégio Unasp. “Fiquei muito feliz de trabalhar com as crianças, pois estou cursando Pedagogia e esse contato com elas vai ser muito bom para o meu aprendizado da língua portuguesa e para minha profissão”, avalia.

Vírgilo Farias, aluno proveniente do projeto de intercâmbio do México, decidiu estudar no Brasil, pois tinha o sonho antigo de ser missionário no Amazonas. “Estudo medicina no México e sempre quis ser missionário no Amazonas, mas para isso precisava ter a fluência no português, por isso escolhi o Unasp-EC”, relata.  Farias, que está a um ano fazendo intercâmbio no campus, fala um pouco sobre sua experiência e adaptação. “Tem sido incrível estudar aqui. Fui muito bem recebido pela direção e os professores do Instituto de Línguas são muito atenciosos”, declara.

Para o diretor de assuntos estudantis, Rui Lopes, o objetivo é fazer com que estes alunos tenham a melhor experiência possível, seja acadêmica ou espiritual. “Queremos estreitar cada vez mais essas relações com outros países”, explica.

 

*O Serviço Voluntário Adventista é um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com o propósito de disponibilizar, de forma organizada, oportunidades de serviço voluntário temporário para adventistas jovens e adultos, estudantes e profissionais, em regiões necessitadas do mundo.

Veja mais