Profissão e Mercado

UNASP realiza terceira jornada acadêmica de Farmácia

A Terceira Jornada Acadêmica de Farmácia aconteceu entre os dias 18 e 21 deste mês no UNASP, campus Engenheiro Coelho. O evento contou com a presença de profissionais de diversas áreas acadêmicas, os quais apresentaram palestras e participaram de uma mesa redonda. Alunos internos e externos puderam comparecer ao evento seguindo as devidas medidas exigidas […]

Texto: Bruno Sousa e Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

A Terceira Jornada Acadêmica de Farmácia aconteceu entre os dias 18 e 21 deste mês no UNASP, campus Engenheiro Coelho. O evento contou com a presença de profissionais de diversas áreas acadêmicas, os quais apresentaram palestras e participaram de uma mesa redonda. Alunos internos e externos puderam comparecer ao evento seguindo as devidas medidas exigidas pela vigilância sanitária.

Jornada de Farmácia reuniu profissionais da área.
Profissionais da área discutiram sobre os impactos da Covid-19

A semana começou com palestras sobre empreendedorismo e comunicação social. No decorrer da programação, os alunos acompanharam farmacêuticos, enfermeiros e cientistas em exposições de conteúdos necessários não apenas para sua jornada acadêmica, como também profissional. 

Neste sentido, a coordenadora do curso de Farmácia, doutora em ciências farmacêuticas, Alanny Rocha, descreve os impactos que essa jornada vai causar na vida dos universitários. “O objetivo principal é fazer eles enxergarem o que a profissão pode trazer, o que eles estão buscando durante a sua  graduação e qual é o  foco,  o ramo que eles querem seguir após formados. Queremos mostrar a necessidade disso e fazer eles pensarem fora da caixinha”, conclui.

Alguns dos oradores apresentaram suas histórias de vida, trazendo aos estudantes  uma visão do mercado de trabalho e sugerindo caminhos que podem percorrer para se tornarem grandes profissionais. O aluno do segundo semestre de Farmácia, Joniel Vargas, comenta como essa jornada o impactou. “Ouvir as histórias dos palestrantes me inspirou e isso faz com que  a gente aprenda”.

A estudante Deborah Rocha disse que as palestras foram importantes para entender mais sobre a profissão. “Eu achei a programação excelente porque estimula a gente na nossa área profissional. Com esse contato, aprendemos mais, além de estarmos tendo a oportunidade de estar presencialmente, o que é ótimo”, destaca.

Na quarta-feira,(20), houve uma mesa redonda com a presença do Gerente-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED) da ANVISA, Gustavo Mendes, da pós-doutora em Biomedicina, Fernanda Faião Flores, do Farmacêutico Generalista, Josiley Ferreira da Silva e da Enfermeira e Diretora em Vigilância em Saúde de Engenheiro Coelho, Marli dos Reis.

Esse debate teve como objetivo esclarecer conceitos científicos relacionados a pandemia da Covid-19, como o rápido desenvolvimento de vacinas. Além disso, vários pontos questionáveis foram desmistificados pelos especialistas de forma descontraída e interativa.

Após a mesa redonda, Josiley da Silva abordou o conceito de farmácia do futuro e as mudanças que o cenário farmacêutico vivencia na atualidade. Ele ressalta como essa ideia pode ser aplicada nas vidas dos estudantes.“Quando o aluno sai para o mercado, se sente preparado para enfrentar qualquer tipo de situação, mas a gente sempre está aprendendo. Eu acredito que é uma abertura de um leque de aprendizado, conhecimento e talvez até uma troca do que vamos aprender aqui. Assim, nós vamos crescendo juntos.”

Ao fim da semana, os alunos passaram por um simulado para a prova do Enade, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta prova, os alunos foram testados com o objetivo de perceberem seus pontos fortes e fracos, a fim de se prepararem para o evento oficial.

Coordenadora de Farmácia conduziu a programação.

Veja mais