Profissão e Mercado

UNASP realiza sétima semana de Engenharia de Produção

O Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, realizou, entre os dias 25 e 27 de outubro, a sétima Semana de Engenharia de Produção (SEMAEP). O evento contou com a presença de alunos, professores do curso e profissionais convidados, além de reflexões espirituais nas aberturas das programações diárias. A fim de alcançar todos […]

Texto: Bruno Sousa e Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

O Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, realizou, entre os dias 25 e 27 de outubro, a sétima Semana de Engenharia de Produção (SEMAEP). O evento contou com a presença de alunos, professores do curso e profissionais convidados, além de reflexões espirituais nas aberturas das programações diárias. A fim de alcançar todos os alunos de forma segura, a coordenação do curso optou pela modalidade à distância de educação.

Semana de Engenharia de Produção trouxe conhecimentos do dia a dia para os estudantes
Semana de Engenharia de Produção trouxe conhecimentos do dia a dia para os estudantes

Os alunos aproveitaram a semana para desenvolverem habilidades e competências. O coordenador do curso de Engenharia de Produção, Roberto Guzman explica as vantagens nos âmbitos acadêmicos e nas futuras carreiras. “Eles [alunos] crescem no conhecimento de conteúdos na Engenharia de Produção, conhecimentos atualizados por um especialista que está no mercado atualmente. Eles trazem a novidade atuais e percentuais”, afirma. 

Além disso, Guzman destaca as vantagens curriculares de participar da SEMAEP, visto que a participação pode ser um diferencial para a entrada no mercado de trabalho e no empreendedorismo empresarial. 

A semana impactou a perspectiva dos estudantes, trazendo conhecimentos úteis à vida acadêmica e à carreira futura. O aluno do segundo semestre do curso, João Filipe Gomes descreve: “ouvimos os trabalhos e apresentações e assim tivemos contato com alunos e professores de outros semestres. Foi muito proveitoso para vermos aonde podemos chegar e podemos aprender muitas coisas com as experiências dos outros. Foi muito incrível!”.

Detalhes da programação

Ao início de cada período de programação houve uma reflexão espiritual relacionada ao tema abordado na SEMAEP e aplicável no cotidiano dos estudantes. Os oradores espirituais foram o Pr. Ms. Ewert Guzman, o Pr. Dr. Elmer Guzman e a médica pediatra Evelyn Guzman Rocha.

Durante a semana, trabalhos acadêmicos foram produzidos pelos alunos, sete deles foram aprovados pelo Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep) 2021 e apresentados ao público. A este respeito, o coordenador do curso e mestre em Engenharia, Roberto Guzman, acrescenta que, “teve um trabalho que foi aprovado para uma apresentação na Europa, da aluna Stefane Ferreira, que emigrou para os Estados Unidos”. A aluna fez parte da primeira turma de Engenharia de Produção do UNASP, em 2019. 

A primeira noite do evento foi marcada por palestras a respeito da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro) Jovem e a respeito de Tecnologia e Produtividade. A primeira foi exposta pela Representante Estadual de Aberpro Jovem do Piauí, Aryanny Marya Abreu Rebelo, enquanto a segunda foi apresentada pelo Me. Evandro de Santana.

Durante a terça-feira, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir uma exposição realizada pela Gerente de Marketing, Larissa Nunes, que tratou de detalhes da empresa alemã Siemens, Plant Simulation, um software com 60 módulos de simulação de processos e sistemas de fábricas, entre outras características aplicadas ao mercado de trabalho. A noite contou ainda com uma palestra com o tema “De frente com a Smart”.

A jornada educativa teve sua finalização com esclarecimentos de dúvidas dos alunos em relação ao Centro de Experiências Profissionais (Cepro). O dia também contou com uma apresentação de conteúdos referentes à Inovação e Desafios da Previsão de Demanda para Engenharia de Produção, com o Dr. Alessandro Lucas da Silva.

Com o objetivo de tornar a experiência mais descontraída, os alunos participaram de sorteios nos três dias de programação e de intervalos para descanso ao longo da programação. Os últimos momentos de cada dia foram conduzidos com orações finais. 

Palestra de profissionais da área foram importantes para o desenvolvimento dos alunos

Veja mais