Profissão e Mercado

UNASP realiza semana acadêmica para os alunos de Pedagogia

A programação abordou várias temáticas do que é ser um pedagogo.

Texto: Bruno Sousa | Edição: Theillyson Lima

A semana de Pedagogia do UNASP foi realizada entre os dias 23 a 26 de maio, e contou com diversas palestras e convidados especiais. O tema da semana foi “Profissão Pedagogo” e destacou a importância da profissão do professor. Palestras com profissionais da área e oficinas fizeram parte da programação. 

A programação começou sendo transmitida via Zoom para os alunos dos campus São Paulo, Hortolândia e Engenheiro Coelho e EAD. A partir de quarta-feira foram presenciais para os alunos do  campus Engenheiro Coelho e online e para o EAD.

O programa iniciou com as palavras do Dr. Afonso Ligório Cardoso, vice-reitor da Educação Superior UNASP, dando boas vindas a todos, e reforçando a importância da semana acadêmica. Na sequência, o professor Orlando Mário Ritter, filho do primeiro diretor da faculdade de Educação do UNASP, discorreu sobre o tema dos encontros. 

Um dos destaques da programação foi a comemoração dos 100 anos da formação da primeira turma de Pedagogia do UNASP. O doutor Elder Hosokawa trouxe informações sobre a história da pedagogia adventista no Brasil. 

Programação diária

A psicóloga e professora da Unicamp, Ana Aragão, abordou em sua palestra  a importância do afeto, da escuta sensível, pensando no que a sociedade perdeu no período da pandemia. “Trazer um pouco de esperança”, comenta.

Para a estudante Milena Santos, a palestra trouxe informações importantes para a profissão. “Hoje a experiência da professora Ana foi enriquecedora, ver na prática a área na qual eu quero seguir, que é psicologia educacional”, ressalta. 

Para o curso, semanas assim são importantes para sair um pouco da rotina e aprimorar o conhecimento. “Esse é um evento que vem trazer, palestrantes e atividades, através de temas de interesse deles, para contribuição profissional e pessoal”, afirma a coordenadora do curso, Rebeca Darius.

A coordenadora conta que são inúmeros os objetivos propostos para que a programação seja marcante, e que faça a diferença na vida dos universitários, Rebeca destaca que o objetivo principal “foi resgatar o papel do pedagogo e a valorização dessa profissão.”

A programação terminou com várias manifestações culturais entre shows e poemas declamados pelos próprios alunos, além de palavras de gratidão expressadas pela coordenadora, para todos os seus colegas de profissão.

A programação abordou várias temáticas do que é ser um pedagogo.

Veja mais