Acontece no UNASP

UNASP realiza live de planejamento para 2022

O encontro virtual reuniu colaboradores para saberem as novas orientações da instituição de ensino

Texto: Ana Clara Silveira

A live de planejamento do UNASP reuniu colaboradores e administração na noite de quinta-feira, 20, para conhecerem as novas diretrizes da instituição em 2022. Os planos estão baseados na Visão 2030 que prevê alcançar o status de universidade . O encontro aconteceu em formato de live no YouTube e, além de mostrar os objetivos futuros, lembrou as conquistas nos últimos anos.

Para iniciar a programação, o pró-reitor de desenvolvimento espiritual, pastor Wendel Lima, levantou o questionamento para todos que trabalham na instituição: “Como a sua colaboração se encaixa na história de Deus em busca do ser humano?”. A reflexão foi uma memória para os funcionários da importância do serviço que desempenham.

Na sequência, ele apresentou as novas mudanças relacionadas ao ensino religioso na instituição confessional, tais como: créditos de aula, unificação dos centros de voluntariado e missão, lançamento da bíblia do estudante e o plano mestre de desenvolvimento espiritual com foco nas quatro dimensões da vivência humana, que são saúde física, emocional, social e espiritual.

Palavras do reitor para o planejamento

O reitor de ensino, pastor Martin Kuhn, explicou de que forma o UNASP tem trilhado em busca dos objetivos, apontando o que norteia o planejamento estratégico entre os anos de 2020 e 2025: “ser referência em confessionalidade, ter atestada qualidade acadêmica, cultural, social e espiritual, internacionalizar a influência institucional, atingir sustentabilidade integral e obter o status de universidade”. 

Em um comparativo sobre a educação no Brasil nos últimos 20 anos, o doutor Martin destacou a queda da média da mensalidade quando comparado ao valor do salário mínimo no país. Apesar do aumento inflacionário, a instituição manteve o custo da graduação para democratizar o acesso à educação. “Agradecemos pelo trabalho, disposição e pelo apoio de todos”, afirmou. Ele ainda incentivou os colaboradores a sonharem mais, manterem a energia e foco na visão 2030 e, por fim, reafirmar o compromisso com a identidade da instituição. 

Além dele, o presidente da mantenedora, pastor Maurício Lima, também trouxe palavras de ânimo para seguir os planos em 2022. “Vamos conseguir realizar o que for necessário”, reforçou.

Planos em ação da Educação Básica

O vice-reitor para Educação Básica, doutor Douglas Menslin, mostrou com dados numéricos as conquistas da modalidade. Entre as informações, os colégios nos três campi alcançaram 6470 matrículas. Com relação as mudanças, estão previstas para 2022 e parte delas já em funcionamento: 

O planejamento para 2022 reuniu colaboradores e administração.
Cada um dos administradores apontou as mudanças em sua área.

Planejamento e mudanças na Educação Superior

O vice-reitor para Educação Superior, doutor Afonso Cardoso, fez considerações quanto às necessidades das graduações para os anos seguintes. Nos últimos dois anos, a instituição fez mudanças nos planos de ensino, quantidade de créditos e projetos de extensão. “Tudo isso foi uma preparação para o próximo passo”, esclarece o doutor Afonso. Ele pontua que os novos conteúdos devem ser pensados estrategicamente. 

Os três pilares levantados foram:

 Novos passos da administração

As novas diretrizes da área administrativa foram explicadas pelo vice-reitor administrativo, Telson Vargas. Ele considera que “os resultados virão através das ações de cada um”. Os pilares para o alcance desse alvo seguem o seguinte planejamento:

O vice-reitor também apresentou um novo aplicativo, o “INTEGRARH UNASP”, que servirá como um canal de comunicação para todos os que fazem parte da equipe do UNASP. “A ideia desse aplicativo é aproximar a todos”, enfatizou. 

O futuro da EAD e pós-graduação

O ano de 2022 também terá foco na educação adventista a distância e pós-graduação, tanto na modalidade presencial, como virtual. O pró-reitor de Educação a Distância e de Pós-graduação Lato Sensu, doutor Fabiano Leichsenring, comemorou os polos e alcance que os cursos tiveram e planeja ter mais possibilidades. “Temos agora 83 polos que atendem de norte a sul do país em 2022”, comemorou. 

Outras conquistas incluem as 23 possibilidades dos cursos de Educação Adventista a Distância e 80 programas de pós-graduação. A grande novidade da noite foi o lançamento do UNASP NEXT, uma plataforma de cursos livres, ou seja, com pouca duração. Os temas envolvem diversos aspectos, como o religioso. No NEXT é possível se inscrever em cursos como o de Arqueologia com o professor Rodrigo Silva. 

Desenvolvimento Institucional para 2022

A produção científica teve muitas conquistas e cumprimentos de objetivo em 2021. O pró-reitor de pesquisa e desenvolvimento institucional, doutor Allan Novaes, comentou entre elas o Encontro Nacional de Iniciação Científica, o ENAIC, que reuniu, além do UNASP, o Instituto Adventista Paranaense, o IAP, e a Faculdade Adventista da Bahia, a Fadba. Para 2022, a expectativa é somar a Faculdade Adventista do Amazonas, a Faama, e a Faculdade Adventista de Minas Gerais, a Fadminas.

O UNASP também realizou parcerias e convênios com outras instituições de Ensino Superior, como as universidades adventistas do México, UFRN, UNIFESP, Universidade de Vancouver e Universidade de Bari. 

Outro ponto de comemoração foram as produções da UNASPRESS, entre elas: mais de 25 livros científicos publicados, mais de 30 cartilhas e produções técnicas com parcerias com CPB, Intercom, ONU e outras organizações. 

Além disso, o lançamento do primeiro curso tecnólogo de Desenvolvimento de Jogos Digitais nas instituições adventistas, desenvolvimento da cátedra, produção de mais de 5000 questões, 186 disciplinas para EAD e 160 podcasts. “A grande meta para 2022 é que sejamos bem-sucedidos nas submissões e apresentação de propostas de novos cursos strictu sensu junto a CAPES”, explicou o doutor Allan. 

Encerramento do evento de planejamento

O professor e doutor, Felipe Zambaldi, fez a reflexão final sobre a relevância da educação adventista, utilizando a sua trajetória para agradecer o impacto que esse trabalho pode ter. Ele reforçou como a educação é um meio eficaz para salvar pessoas. “Somos gratos a esse trabalho e peço a Deus que os mantenha firme nessa missão”, finalizou.

Ao final, o doutor Martin Kuhn, encerrou a reunião de planejamento agradecendo ao doutor Felipe Zambaldi pela mensagem, além dos outros gestores que estiveram presentes. Ele também se despediu dos colaboradores que acompanharam o planejamento e encerrou com uma oração. Você pode assistir novamente a live aqui.

O sentimento do evento era de gratidão e confiança para as novas ações do UNASP.

Veja mais